TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Econômico

Por:   •  24/5/2015  •  Dissertação  •  2.681 Palavras (11 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 11

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

LÉCIO GERALDO DA SILVA

RA

6814004486

Atividade de Autodesenvolvimento

TUTOR SAMUEL ANTONIO M DE OLIVEIRA

        

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

TUTOR SAMUEL ANTONIO M DE OLIVEIRA


Desenvolvimento Econômico l Tema 3

Introdução

A globalização tem trazido benefícios e novos desafios à sociedade e as suas grandes e pequenas empresas. Com toda a tecnologia e a informação absorvida, é necessário mantermos a ética, olhar para todos os anos que vivemos e valorizar o que aprendemos com a história.

A maioria das grandes empresas hoje se aproveita da mão de obra barata de outros países, visando maior lucro para a empresa, sem se preocupar ao menos com o seu país de origem e acabam por gerar desempregos. O maior desafio para os governos mundiais é lidar com este entrave sem desrespeitar os direitos humanos.

Este trabalho conta a história da A. W. Faber-Castell, fundada no ano de 1761 por Kaspar Faber em Nuremberg, a empresa passou por dificuldades consideráveis como a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial, além de enfrentar concorrências e claro ao decorrer da sua história enfrentou os desafios da tecnologia. Alguns de seus produtos como, por exemplo, as réguas de cálculo, deixaram de existir por motivo da tecnologia com a criação das calculadoras digitais. Porém, com todas as adversidades, a empresa conseguiu inovar os seus produtos e até hoje lidera o mercado na fabricação de seus produtos de escrita juntamente com vários outros.

 A empresa segue até hoje os parâmetros de Lothar Von Faber, e se preocupa com o bem estar social que a empresa pode trazer para a sociedade. A empresa é pioneira em projetos como planos de saúde corporativos, projetos de responsabilidade ambiental e outros que serão descritos no decorrer deste trabalho.

Descrição das definições de globalização

A globalização teve o seu início através das primeiras navegações, onde se foi possível uma maior interação entre os continentes. Com o desenvolvimento da tecnologia ao passar dos anos, esta aproximação ficou cada vez mais acessível, até alcançar maior parte da população mundial.

A globalização se caracteriza como um fenômeno de maior integração entre os países no ponto de vista comercial, financeiro e de participações de empresas, onde se pode representar tanto uma oportunidade como pode representar também uma ameaça, pois os benefícios da globalização dependem do comportamento estratégico e implementação por parte dos seus aliados. Nesta perspectiva, pode-se concluir que com o maior nível de informação e a velocidade

Desenvolvimento Econômico l Tema 3

com que essas informações são disseminadas, aumentou-se muito a volatilidade do mercado, criando maiores desafios aos países e as empresas.

Na economia a globalização possibilitou a formação de blocos econômicos como, por exemplo, os BRICS que é um bloco dos países emergentes representados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com intenção de facilitar a produção e a circulação de mercadorias, proporcionando maiores mercados consumidores, alem da ampliação dos investimentos de capital financeiro entre seus participantes. Espera-se com essa união, diminuir a desigualdade desses países emergentes, mas com grande potencialidade de crescimento, onde se concentra hoje maior parte da população mundial.  

Definição de outsourcing

O outsourcing, mais conhecido no Brasil como terceirização tem como objetivo diminuir os gastos com as atividades meio da empresa. Em toda a pesquisa realizada foram citadas como vantagens da terceirização a facilidade para gestão da empresa permitindo que se tenha maior foco na atividade principal. O que pode elevar a produtividade de alguns setores e aumentar a qualidade dos produtos, com redução de custos e consequentemente aumentando o lucro da empresa.

Através da globalização o outsourcing é cada vez mais utilizado, atualmente, grande parte das marcas norte-americanas como por exemplo a Apple, terceirizam os seus produtos na China, a razão dessa terceirização é que além da mão de obra ser mais barata, a produção é constante, com jornadas longas, os chineses vivem nas fábricas que são chamadas de mega-cidades industriais, onde se encontram excelentes linhas de produção que nunca param. Gerando desta forma muito lucro para as empresas que terceirizam seus produtos em outras partes do mundo.

Enquanto o outsourcing pode ser vantajoso para as marcas que vão buscar a mão de obra barata em outros países e aumentam assim a sua lucratividade, sem ter que se preocupar com a própria linha de produção, por outro lado alastram-se vários desempregados em um país enquanto se escraviza milhares de trabalhadores em outro país. O que implica o termo sustentabilidade, que tanto

Desenvolvimento Econômico l Tema 3

se tem discutido e que dentro do contexto nos induz a refletir na responsabilidade social que as empresas têm com o meio em que elas vivem e como elas contribuem

para melhorar a vida das pessoas, implica também em o que e como devemos consumir para construir um mundo onde exista mais igualdade.

Estudo de caso Faber-Castell

Fundada em 1761 por Kaspar Faber em Nuremberg, completou este ano 254 anos de gestão familiar sem interrupções. Atualmente, o atual presidente da Faber-Castell, o conde Aton Wolfgang Von Faber-Castell, representa a oitava geração da família na empresa. A Faber-Castell é uma das empresas mais antigas do mundo.

Após a morte de Kaspar Faber, seu filho Anton Wilhelm Faber assumiu o comando da fábrica que já ia bem e começou a expandir comprando um terreno na fronteira de Stein onde iniciara os trabalhos em uma oficina que se tornaria a fábrica da Faber-Castell. Em 1788 Anton, passa a fábrica de lápis para o seu filho George Leonard Faber, onde a empresa começa a enfrentar problemas nos aspectos políticos, econômicos e tecnológicos. Os lápis continuavam sendo produzidos artesanalmente. A fábrica enfrentava concorrência dos raros lápis ingleses. Quando George percebeu que era necessário inovar o seu produto e enviou seus filhos para fora da Alemanha. Então o seu filho mais velho Lothar desenvolveu na cidade de Londres e Paris as idéias que levariam a empresa a um nível internacional. Podemos afirmar que George foi o primeiro administrador da empresa que utilizou da globalização para buscar conhecimentos e enfrentar a primeira crise da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (167.6 Kb)   docx (328.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com