TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENDIVIDAMENTO TRIBUTARIO

Por:   •  12/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROPOSTA DE PESQUISA CIENTÍFICA

SEMESTRE 2020.3

Nome: Evelen Figueredo da Costa

Matrícula: 201803456019

  1. PROPOSTA DE PESQUISA CIENTÍFICA

A partir da prática profissional exercida no departamento financeiro da empresa Way Investimentos, apresento a proposta de estudo sobre o Endividamento Tributário e seus impactos.

  1. – TEMA:

Endividamento Tributário e seus impactos

  1. - CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

Devido a uma gestão precária e falta de um setor financeiro, a empresa endividou-se por não saber lidar com o aumento da carga tributária por causa de seu crescimento rápido. Entre todas as tomadas de decisões que devem ser levadas em consideração, a situação fiscal da empresa foi negligenciada.

  1. – PROBLEMA DE PESQUISA

Quais os impactos gerados devido o endividamento tributário?

Como regularizar a empresa junto ao fisco?

Como achar um equilíbrio dos pagamentos tributários com as contas da empresa?

Quais as formas de diminuir os impostos?

  1. – OBJETIVOS

           Geral ou Final

O objetivo geral desse trabalho é demonstrar como reduzir seus impostos e melhorar a sua gestão, para evitar um novo endividamento.

           Específicos ou Intermediários

  • Descobrir como melhorar sua gestão
  • Identificar o motivo do endividamento
  • Descrever o passo a passo para a regularização

  1. – JUSTIFICATIVA

A importância do estudo é voltada para melhoria e crescimento da instituição e regularizar sua situação junto ao FISCO e com isso obter benefícios fiscais e abater seus impostos, para que não venha entrar em outra divida ativa.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

“Afinal, o Brasil enfrentava uma crise econômica motivada pelo aumento das importações e pela diminuição das exportações. O sistema tributário era precário, pois nesse período não existia uma sistematização de receitas e despesas”. ELTZ (2018. p. 286)

Ainda segundo Eltz (2018. p. 299)

“Ainda na legislação ordinária, podemos citar diversas leis sobre tributos ou sobre a sua organização, como a Lei no. 9.317, de 5 de dezembro de 1996, que versa sobre o Simples Federal, a Lei no. 9.430, de 27 de dezembro de 1996, que modificou o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), e as leis que instituem o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), que objetiva refinanciar dívidas tributárias. Essas leis podem ser editadas pelo Governo conforme a necessidade de renegociamento.”

De acordo com Crepaldi (2015, p. 123):

“Outro ponto a ser observado é que a empresa poderá́ contabilizar o parcelamento fiscal como despesa dedutível no período em que este foi realizado, ou seja, a empresa que por qualquer motivo não tiver contabilizado os tributos, as multas e os juros parcelados no período em que estes incorreram poderá, para fins tributá- rios, contabilizá-los como despesas no mês em que oficializou o parcelamento junto ao órgão público competente, sendo o próprio parcelamento o comprovante hábil da despesa contabilizada, por ser o parcelamento de tributos uma confissão de dívida de determinado tributo ainda não declarado ou declarado e não pago.”

Através de pesquisa foi possível encontrar métodos de parcelamento dos débitos tributários empresas podem estar adotando. Segundo Nader “Pessoas físicas e jurídicas já podem aderir ao Programa de Incentivo à Regularização Fiscal, Refis, e de forma online.

Quem tiver débitos com o Governo pode simular valores e condições, negociar e pagar as dívidas pela internet, nos canais de atendimento da Procuradoria Geral do Estado (PGE).”

Segundo Chaves (2017, p.252) A alta carga tributária, como também outros fatores que não vêm ao caso agora, contribuiu para uma grande parte dos contribuintes apresentar um passivo elevado relativo aos tributos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com