TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo: O Processo Empreendedor

Por:   •  30/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

A ascensão da internet revolucionou drasticamente a forma como interagimos com o mundo, influenciando diversos aspectos de nossa vida cotidiana. No contexto empresarial, essa revolução trouxe consigo um vasto campo de possibilidades: a identificação de oportunidades na internet. Hoje, mais do que nunca, empreendedores e empresas buscam compreender e explorar as vastas oportunidades que a rede mundial de computadores oferece.

Identificar oportunidades na internet vai além de uma simples presença online; trata-se de compreender as nuances do ambiente digital, antecipar tendências, entender o comportamento do consumidor online e inovar de maneiras que ressoam com uma audiência conectada. Desde o comércio eletrônico até as redes sociais, passando por serviços inovadores baseados em tecnologia, as oportunidades na internet são multifacetadas e dinâmicas.

Nesta era digital, a capacidade de identificar oportunidades na internet tornou-se crucial para o sucesso empresarial. Esteja você buscando estabelecer uma nova startup, expandir um negócio existente ou simplesmente se adaptar às demandas do mercado, uma compreensão profunda das oportunidades online é um estratégico diferencial.

Nesta exploração, abordaremos os diversos aspectos que compõem a identificação de oportunidades na internet, desde a análise de dados até as estratégias de marketing digital, passando a fornecer uma visão abrangente sobre como as empresas podem não apenas sobreviver, mas prosperar no vasto e dinâmico mundo digital.

2. DESENVOLVIMENTO

Nos dias atuais, o mundo cada vez mais vem se evoluindo em requisitos de tecnologia, desenvolvimento e independência nos negócios. Segundo Thomas Friedman, colunista do The New York Times, expressado numa matéria do site “Época Negócios Globo” publicado em 2018, defende que há três acelerações que explicam o mundo hoje: as mudanças climáticas, Mercado de negócios e a Lei de Moore – que ditam que a capacidade de evolução da tecnologia dobra a cada dois anos. Ele informa também que essas três acelerações, influenciam explicitamente na interação mundial em cinco áreas: política, geopolítica, mercado de trabalho, ética e comunidade. Para lidar com isso, Friedman defende que as pessoas precisam aprender mais rápido, e os governos precisam governar de forma mais inteligente. a velocidade do avanço tecnológico superou a capacidade humana, e percebemos isso devido a habilidade humana ter crescido extensivamente e gradualmente ao longo da história, enquanto a tecnologia começou a evoluir a partir do século XX.

Há 20 anos era considerado loucura um jovem recém-formado entrar na vida dos negócios individual, mas por conta da evolução e aceleração do mundo que estamos vivendo, cada vez mais e mais, os jovens estão começando empreender seu próprio negócio, e a tendência é aumentar ainda mais. Uma pesquisa feita pelo HeroSpark, plataforma de estratégias online, mostra que a cada cinco jovens, três querem ser empreendedores, e aproximadamente 24% dos jovens brasileiros já tem seu próprio negócio.

O processo do empreendedor tem quatro fases distintas, e podem ser classificadas em: identificação e avaliação da oportunidade, desenvolvimento do plano de negócios, determinação dos recursos necessários e administração da empresa. Para pôr em prática o processo de empreender, existem algumas características que um empreendedor precisa ter para levar um projeto de sucesso, está voltada ao que muitos estudiosos e coachings empresariais, utilizam e palestram sobre como ser um bom empreendedor, dentre elas, ele precisa ter iniciativa em buscar oportunidades, ser persistentes nos seus sonhos, enfrentar desafios e riscos, se cobrar em tarefas, exigir qualidade no negócio, estabelecer metas, e principalmente, sempre estar estudando mais e mais.

2.1 Por que estudar empreendedorismo? Qual a motivação que leva as pessoas a discutir o assunto

Saber como empreender deve ser o foco da juventude hoje em dia, além de levar a independência do seu próprio negócio, é uma atividade que contribui de inúmeras formas para o desenvolvimento de um país, e gerar mais empregos para outras pessoas, o objetivo principal é a contribuição no desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de produtos e serviços de valor para o mercado de consumo. O que precisa motivar as pessoas a buscarem mais sobre empreendedorismo, é quem tem o desejo de ser um empreender e ter seu próprio negócio buscando mais informações com vídeos, palestras, projetos e muitas outras coisas que nos auxiliam a adquirir certo conhecimento na área.

2.2 O que é empreendedorismo? O que é ser empreendedor? Dê um exemplo de um empreendedor que você conhece. Por que você considera essa pessoa um empreendedor? Das características do empreendedor listadas no texto quais essa pessoa possui?

Empreendedorismo pode ser classificado como um processo de iniciativa na criação de novos negócios ou para empresas já existentes, uma mudança como forma de melhorar o projeto de sucesso da empresa. Podemos dizer também que é um conjunto de pessoas e processos de informações que levam a criação de um negócio para o futuro. Um empreendedor pode ser entendido como alguém ousado, criativo, alguém que busca realizar o sonho de ter seu próprio negócio. Minha mãe atualmente é uma empresária, ela tinha um sonho, e sem desistir enfrentou seus medos, e começou a traçar sua trajetória como empreendedora, atualmente ela tem uma empresa de artigos para bebê, e classifico ela como minha inspiração de vida. Ela tem visão de negócios, sabe tomar decisões difíceis, ela é determinada em tudo o que faz, e tem como objetivo sempre estar melhorando e aumentando seu negócio, além dela ser dedicada 100% no que faz, e preparada para entregar o melhor para a sua empresa e funcionários.

2.3 Faça uma pesquisa na internet e em material complementar/outros livros como o “Empreendedorismo na Prática” e tente identificar mais informações sobre outros tipos de empreendedores. A pelo menos 8 tipos de empreendedores citados como possíveis (maneiras de classificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com