TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento de Contabilidade Ambiental

Por:   •  9/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA.

THAYANNE ALVES BALDEZ.

FICHAMENTO DOS TÓPICOS.

BELÉM – PA.

2016.

  1. Mudanças Conjunturais.

      São mudanças previstas em torno de tudo e de todos, em relação à política e economia percebe-se que houve algumas alterações e à medida que essas transformações iam acontecendo o aspecto econômico entre as nações tornava-se cada vez mais intenso. As grandes potências mundiais sofreram importantes mudanças que acabaram influenciando de forma crítica as áreas políticas, econômicas e sociais, em seu âmbito externo e interno. Devido aos fatores tecnológicos, principalmente na área de informação, o surgimento de diversas empresas no mercado, entre outros acabou ocorrendo à formação de grupos voltados aos interesses sociais, econômicos e políticos, surgindo assim às barreiras alfandegárias. Com a população se conscientizando e se unindo ela acabou interferindo nas causas políticas e econômicas não só relacionadas ao governo, mas também as empresas que tinham lucro a partir dos prejuízos sociais que estava causando. De acordo com Maísa Ribeiro: “No rol de preocupações relativas à condução das atividades econômicas, inseriu-se a opinião pública sobre a empresa e o produto.”, ou seja, o que antes era conduzido de forma conveniente para o produtor sem nenhuma interrupção do cliente, hoje houve a mudança dos papeis onde o cliente é o seu principal alvo aquele que tem o poder diante do produto a ser comprado. A ISO 9000 surgiu a partir dos padrões de qualidade para serviços e produtos decorrente da crescente produção em relação à necessidade de seus clientes. Posteriormente veio a ISO 14000 como o foco principal a qualidade do meio ambiente. Empresas de todo o mundo se ajustaram a este modelo de qualidade para dar continuidade a sua expansão no mercado internacional que exige produtividade, eficácia, eficiência, racionalização, agilidade e qualidade técnica e ambiental. Mesmo que tenha tudo isso não basta, é preciso que mostre o que está sendo feito para saber se esta agindo certo ou não, essa questão se tornou fundamental.

  1. Desenvolvimento econômico versus ecológico.

      O desenvolvimento econômico e ecológico de certa forma andam juntos, pois um depende do outro por conta de uma terceira variável que é a população do planeta para que assim sobreviva eles precisam estar inter-relacionados a partir do momento que a qualidade do meio ambiente é fundamental para a saúde da humanidade e o econômico que lida com as necessidades do ser humano como a alimentação, o vestuário, a moradia, e outros. Sem contar que o crescimento populacional aumentou subjetivamente nos últimos anos, fazendo com que crescesse ainda mais a importância destes. Dois produtos foram gerados pelo desenvolvimento econômico, a riqueza e a poluição, porém o volume de resíduos poluentes coloca não só a vida da humanidade em risco como também a sequência da própria atividade econômica entre si.

  1. Crescimento Ilusório do Produto Interno Bruto (PIB).

No PIB são computados como aumento da riqueza nacional os custos menores que implicam em lucros maiores. Ou seja, mesmo que uma empresa tenha seu lucro garantido não quer dizer que a riqueza do país irá aumentar da mesma maneira. Porém os resultados atuais do PIB não demonstram realmente o que está acontecendo na economia do país, isso porque o esgotamento acaba danificando a capacidade econômica deixando o país mais pobre. A partir do momento que o planeta prejudica seu patrimônio natural o seu potencial econômico também é prejudicado. Assim podemos perceber que mesmo que as empresas obtenham lucro individual isso não irá afetar o desenvolvimento econômico como um todo. Então se tiver um esgotamento total dos recursos naturais, veremos uma queda brusca no valor do PIB por consequência dos dados falsos demonstrados atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com