TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fundamento Econômico

Por:   •  3/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 10

Fundamentos Econômicos

-> Microeconomia

vamos entender, primeiramente, como funcionam as relações entre aqueles que têm algo a vender e os que têm o desejo de comprar. A ideia é construir um pensamento de que os preços determinam as relações de oferta e demanda. Se o preço estiver elevado, poucos agentes econômicos se interessarão por comprar, entretanto, se estiver muito baixo, desvalorizando o bem ou o serviço, poucos agentes estarão dispostos a vender.

 A microeconomia é o estudo de como as famílias e as empresas tomam decisões e de como elas interagem em mercados específicos.

A microeconomia estuda de que forma os recursos são alocados nas sociedades. Investiga, em primeiro lugar, como os recursos são alocados nos mercados, com o auxílio do sistema de preços, em ambientes com mais ou menos competição. Em seguida, considera a alocação de recursos na esfera governamental, via decisões políticas.

Macroeconomia

focaremos em dois grandes temas, isto é, nas políticas macroeconômicas e na contabilidade nacional. Em relação ao primeiro tema, veremos em detalhes como funcionam as chamadas políticas "fechadas", ou seja, a política fiscal e a política monetária, bem como as chamadas políticas "abertas", ou seja, a política cambial e a política comercial. As primeiras são ditas "fechadas" porque o Estado detém maior autonomia em sua definição, tomando suas decisões, sobretudo, a partir da conjuntura do cenário econômico interno. Já as segundas são ditas "abertas" porque o Estado não detém tanta autonomia em sua definição, uma vez que suas decisões decorrem do cenário econômico interno, mas também do externo, este último fora de seu controle.

Já a macroeconomia é o estudo de fenômenos que englobam toda a economia.

Fundamento: É algo que está na fundação, ou seja, na base. Trata-se, portanto, de algo sem o qual todo o resto não se firma.

Economia: Se constitui enquanto a área de conhecimento que estuda a alocação de recursos na sociedade.

Tradeoff = Situação entre escolhas conflitantes. (tomada de decisão)

Ex: Comprar um carro ou uma casa, analisar custos, benefícios, necessidade...

⦁ A oferta corresponde aos bens ou serviços oferecidos pelos produtores, ou outros agentes econômicos (vendedores), que os vendem de maneira secundária.

⦁ A demanda diz respeito aos bens ou serviços demandados pelos compradores.

⦁ Os agentes econômicos são todos os sujeitos e organizações dotados de capacidade econômica, ou seja, que interferem e tem suas vidas atingidas pela atividade econômica. São exemplos de agentes econômicos: as famílias, as empresas, os bancos e o próprio Estado.

⦁ Bens são os ativos econômicos materiais, ou seja, tangíveis. Também são chamados de produtos. Por exemplo: um carro, uma lata de leite ou um barril de petróleo.

⦁ Serviços são os ativos econômicos não materiais, ou seja, intangíveis. Por exemplo: um tratamento de canal em um dente, um serviço jurídico ou uma viagem de avião.

São bens e serviços dotados de valor econômico. Tal valor é tangibilizado a partir de um preço.

Preço é a tangibilização do valor econômico de um bem ou serviço expresso em uma determinada quantia em uma moeda específica.

Mercado é o resultado da interação humana na permuta de bens econômicos (bens e serviços) entre si ou a partir de unidades monetárias (dinheiro).

Atenção!

Podemos definir a oferta como a disponibilização de um bem econômico ao mercado, ou seja, a quantidade de um bem ou serviço que os produtores ou vendedores desejam vender, a partir de um preço definido em um dado mercado e durante um determinado período. Já a demanda pode ser definida como a requisição de um bem econômico do mercado, ou seja, a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante um determinado período.

_______________

Elasticidade

A elasticidade-preço da demanda mensura a sensibilidade da demanda em relação às mudanças no preço do bem. Nesse sentido, em Ciências Econômicas, quando se afirma que a demanda do bem é elástica em relação ao seu preço, significa que os consumidores desse bem são sensíveis às alterações de preços. Assim, no caso de um aumento do preço desse bem, a quantidade demandada diminuirá de forma significativa.

⦁ Podemos dizer, então, que uma curva de demanda elástica tende a ser mais HORIZONTAL.

⦁ No sentido inverso, quando se afirma que a demanda do bem é inelástica em relação ao preço dela, significa que os consumidores mudarão muito pouco a quantidade demandada, caso o preço aumente. Nesse caso, a curva de demanda tende a ser VERTICAL.

mas como eu faço para saber se a curva de demanda é elástica ou inelástica?

⦁ A fórmula nos mostra que.. a elasticidade depende apenas de duas variáveis: quantidade demandada e o preço, em que % ΔQ significa simplesmente “variação percentual na quantidade demandada” e %ΔP, “variação percentual no preço” (o símbolo Δ é a letra maiúscula grega delta; ela significa “variação em”).

Ex:

Observe que, nos dois exemplos... o preço aumentou 20%. No caso da laranja, passou de 10 para 12 (20% de aumento). No caso da energia elétrica, passou de 20 para 24 (20% de aumento também). De acordo com a lei da demanda, a quantidade demandada diminui quando o preço se eleva.

Perceba que os dois produtos apresentam um comportamento diferente em relação à queda da quantidade demandada. No caso da laranja, o aumento de 20% no preço resultou em uma queda da demanda em 40%, caiu de 100 para 60. Enquanto que, no caso da energia elétrica, o aumento de 20% resultou em uma queda da demanda em 5%, ou seja, caiu de 80 para 76.

laranja = %ΔQ / %ΔP

Aplicando ao produto laranja: "Elastica"

%ΔQ

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (558.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com