TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO DE BENS E A RELAÇÃO IS

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O modelo da síntese neoclássica1 entrou em crise no final dos anos 1960 devido a duas dificuldades. A primeira, de ordem empírica, se refere à inadequação da teoria vigente à época para explicar as taxas crescentes de inflação simultaneamente à elevação do desemprego no período. A segunda, de ordem teórica, diz respeito à incompatibilidade existente entre os princípios microeconômicos neoclássicos e a teoria macroeconômica "keynesiana".

Ambos os aspectos foram objeto de crítica por parte de Milton Friedman (1968) e Edmund Phelps (1968). Estes autores argumentavam que a determinação do nível de emprego carecia de micro-fundamentos e o aparato teórico da Curva de Phillips era ineficaz para a explicação do desemprego. Contudo, a crítica mais contundente ao consenso "keynesiano" foi a realizada por Robert Lucas (1976). A "critica de Lucas" dizia que os modelos macroeconométricos não eram bem formulados para lidar com princípios microeconômicos, especialmente em relação à importância das expectativas em decisões como consumo e investimento, variáveis fundamentais para a análise macroeconômica. Subjacente a esta crítica havia a idéia de que é preciso aplicar à formação de expectativas o princípio da racionalidade maximizadora de utilidade por parte dos agentes econômicos. Desta forma, os modelos macroeconométricos e a visão consensual entram em crise,

1 MERCADO DE BENS E A RELAÇÃO IS

A curva IS mostra as condições de equilíbrio no mercado de bens e serviços, isto é, a taxa de juros e o nível de renda nacional em que a oferta agregada iguala-se à demanda agregada. Mantém-se a mesma estrutura do modelo keynesiano, apenas acrescentando a taxa de juros como variável para explicar o investimento, considerando uma relação inversa entre ambos.

O investimento é tanto maior quanto maior for a taxa de juros da economia e vise-versa. A justificativa é que, se as taxas de juros se elevam, tornam inviáveis determinados projetos de investimento cujas taxas de retorno passam a ser menores que a taxa de juros da economia. Assim, por exemplo, se a taxa de juros é de 6% a.a. e aumenta para 8%, todos investimentos cuja rentabilidade esteja nesse interval (maior que 6% e menor que 8%) deixam de ser realizados, pois o empresário preferirá aplicar seu capital no mercado financeiro, cujo rendimento está sendo mais compensador.

Existe equilíbrio no mercado de bens quando a produção, Y, é igual à demanda por bens, Z. Essa condição é chamada relação IS.

2 INVESTIMENTOS, VENDAS E TAXA DE JUROS

2.1 INVESTIMENTOS

É a aplicação de dinheiro em meios de produção como por exemplo , maquinas, fabricas, infraestrutura, etc.E tem como objetivo o aumento da capacidade produtiva seja através de investimentos na sociedade , no meio ambiente , na inovação , modernização, etc. O investimento bruto é formado pelos gastos em bens de capital e aquisição de estoques (bens que não foram vendidos , bens que estão sendo produzidos e insumos) .Quando aumenta o estoque isso implica em formação de capital , quando o estoque diminui também diminui o capital .

 Investimento Bruto: O investimento bruto foi estimulado pelo aumento dos estoques das empresas, por causa do aumento de consumo de 2,2%, no segundo trimestre os estoques deste ano chegara, 68,8 bilhões de dólares.

 Investimento Direto: O investimento direto é aquele que o investidor quer manter presença na empresa , seja influenciando a gestão ou os órgãos de direção , isso se dá através das ações ou participações .

 Investimento Privado: O investimento privado representa a variação de estoques ,construção de novos imóveis para uso residencial e imóveis e equipamentos comprados pelas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com