TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO DE CRÉDITO E MERCADO MONETÁRIO

Por:   •  20/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.357 Palavras (18 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

                         CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

MERCADO DE CRÉDITO E MERCADO MONETÁRIO

MANAUS-AM

2018

MERCADO DE CRÉDITO E MERCADO MONETÁRIO

[pic 2]

MANAUS-AM

2018  

Introdução

O mercado de crédito é composto por instituições financeiras e não financeiras que prestam serviços de intermediação de recursos de curto, médio e longo prazo para indivíduos e empresas que necessitam de recursos para o consumo e capital de giro.

O mercado monetário é, portanto, um ramo dentro do mercado financeiro onde se negoceiam ativos financeiros (certificado de depósitos, etc.) a curto prazo. A sua finalidade é dar aos agentes económicos a possibilidade de transformar a sua riqueza em títulos ou valores com alto grau de liquidez.

Nesse trabalho iremos explicar todas essas diferenças e que cada mercado tem a oferecer.

  1. CONCEITO

O mercado financeiro é o campo que reúne as instituições financeiras e possui dois agentes: tomadores de recursos e investidores, os quais permitem a negociação de produtos financeiros, como por exemplo: títulos públicos, ações, fundos de investimentos, entre outros.  O mercado financeiro é subdividido em: mercado monetário, mercado de credito, mercado de capitais e mercado cambial.

Resumidamente, o mercado monetário envolve operações de curto prazo, enquanto o mercado de crédito engloba as operações de financiamento de curto e médio prazo, direcionando as operações com ativos permanentes de capital de giro das empresas.

O MERCADO DE CREDITO

O mercado de crédito é uma subdivisão do sistema financeiro, da qual disponibiliza a concessão e a tomada de crédito para os indivíduos, incluindo operações financeiras de financiamento de curto e médio prazo. Dentro desta também existem dois agentes: os superavitários (poupadores) e os deficitários (tomadores). Onde os poupadores concedem suas reservas às instituições financeiras como forma de aplicação, da qual a sua quantidade depositada irá render com o decorrer do tempo. Por outro lado os tomadores emprestam das instituições financeiras os valores necessários para sanar seus déficits financeiros. Para as instituições financeiras a vantagem se encontra na taxa que será cobrada mediante a essa concessão de credito, taxa a qual se denomina juros, com isso os deficitários pagam um valor normalmente maior do que lhe é concedido.

Os agentes envolvidos estabelecem uma relação contratual entre si, podendo ser formal ou informal, segundo o novo dicionário do Aurélio, crédito é definido como cessão de mercadoria, serviço ou importância em dinheiro, para pagamento futuro. Assim sendo, ao dispormos a terceiro uma determinada mercadoria, mediante ao compromisso formal (contrato) ou informal de reembolso no futuro, estamos vendendo a crédito. Quando dispomos a terceiro uma importância em dinheiro mediante o compromisso formal ou informal de pagamento no futuro, estamos emprestando a crédito.

Os principais agentes de concessão de crédito são as instituições financeiras, embora existam vários outros agentes como as empresas para seus clientes e as pessoas físicas para seus parentes e amigos. Encontra-se muitas modalidades de crédito, as principais são: cheque especial, cartão de crédito, empréstimo pessoal, crédito direto ao consumido (CDC), crédito consignado, crédito habitacional, leasing etc.

O mercado de crédito alavanca a maioria das economias desenvolvidas do mundo, entretanto no Brasil este mercado ainda tem pouca expressão, devido a taxa de juros estar entre as mais altas do mundo. Porém, o mercado de crédito está em grande expansão atualmente.

MERCADO MONETÁRIO

Mercado monetário é uma subdivisão do mercado financeiro, formado por bancos comerciais e empresas financeiras de crédito onde são negociados instrumentos que vencem em um prazo igual ou inferior a um ano, realizando operações de financiamento em curto e curtíssimo prazo. Essas operações envolvem títulos do Tesouro (também chamado de títulos públicos), papel comercial, aceitação dos banqueiros, certificados de depósito, dos fundos do banco central, hipotecas de curto prazo.

Os títulos públicos são os mais utilizados principalmente nas seguintes operações: 1. Banco Central vendendo títulos do Tesouro às instituições financeiras, retirando moeda do mercado e diminuindo a liquidez geral (aumentando o valor da moeda). 2.Banco Central comprando títulos do Tesouro às instituições financeiras, injetando moeda no mercado e aumentando a liquidez geral (diminuindo o valor da moeda). 3. Entre instituições financeiras para ajustes internos de liquidez.

Mas o que são esses títulos públicos? Sua emissão pelo Tesouro Nacional é uma das formas utilizadas para a captação de recursos para financiar atividades do governo federal, tais como educação, saúde e infraestrutura. Os títulos públicos são uma opção de investimento para a sociedade e representam a dívida mobiliária da União. São resgatados em data predeterminada por um valor específico, atualizado ou não por indicadores de mercado, como, por exemplo, índices de preços. Outra opção é a venda antecipada ao Tesouro Direto nas recompras semanais, pelo preço de mercado vigente.

Já o papel comercial é uma fonte de financiamento de curto prazo de uma entidade. Uma empresa ao emitir papel comercial, coloca dívida junto dos investidores que aceitam ficar com estes títulos em carteira mediante o pagamento de uma taxa de juro remuneratória. Um dos elementos mais característicos do papel comercial advém do fato de ser um instrumento financeiro que não existem limites mínimos, nem máximos para a sua emissão.

  1. OBJETIVO

Objetivo do mercado monetário

O mercado monetário exerce o papel de facultar a liquidez de curto prazo. Sua atuação é sobre o controle dos meios de pagamento, na economia, com foco no curtíssimo e curto prazo. Adequando o volume de moeda sob posse do público (meios de pagamento), tendo em mente o controle da inflação, essa autoridade de injetar ou retirar dinheiro é de poder do Banco Central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (225.2 Kb)   docx (773.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com