TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ORGANOGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

LABORATÓRIOS (DE PESQUISA E DIDÁTICOS), BOLSAS DE INICIAÇÃO E NÚCLEOS DA UNITINS

LABORATÓRIOS DE PESQUISA CIENTÍFICA

Complexo de Ciências Agrárias (CCA), no parque da Agrotins, em Palmas, com uma área física de 1.985 metros quadrados onde estão instalados os laboratórios que contemplam diversas áreas de pesquisa, como análise de solos, entomologia, hidrologia e genética, dentre outras. Conta ainda com 16 salas para pesquisadores, quatro salas de coordenação e uma sala de editoração.

ORGANOGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO 

– PIBIC  e PIBITI

O PIBIC/PIBITI/UNITINS/CNPq é um importante instrumento para o desenvolvimento do pensamento científico em consonância com o ideal de desenvolvimento sustentável do planeta.

A política de incentivo à educação científica na Unitins é realizada por meio de programas de bolsas para alunos dos cursos de graduação destacando-se o Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, convênio Unitins/CNPq e o Programa de Bolsas de Tecnologia e Inovação – PIBITI. Atualmente, pelos indicadores de atuação dos programas executados pela PRPPG, existe um quantitativo de 42 bolsas de iniciação científica. 

 O PIBIC é um programa voltado para o pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior em todo o País, tendo o CNPq como agência de fomento. Já o PIBITI visa estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

A pesquisa da UNITINS de bolsas de iniciação científica abrangem as seguintes áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

As bolsas financiadas pelo CNPq serão, exclusivamente, destinadas a professores-pesquisadores que possuam título de doutor. As bolsas, financiadas com recursos do Tesouro Estadual, serão, exclusivamente, direcionadas a professores com título de mestre. Em ambas as situações, o interessado deverá estar exercendo plena atividade de pesquisa, evidenciado por sua recente produção intelectual.

NÚCLEOS

NUDAN (Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação do Desempenho Ambiental)– desenvolve pesquisas em Educação e Desempenho Ambiental e em fontes alternativas de adubos a partir de rejeitos minerais, sistematiza e opera construções conceituais e metodológicas voltadas à avaliação do desempenho ambiental em processos produtivos. O NUDAM vem atuando em pesquisa e desenvolvimento de procedimentos de Educação Ambiental.

Fundado em seus conceitos orientadores, o NUDAM vem atuando em pesquisa e desenvolvimento de procedimentos de Educação Ambiental financiados preponderantemente pelo CNPq, Petrobras, Usina Hidrelétrica de Estreito (CESTE) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

É responsável pela sistematização e operação de conceitos e metodologias voltadas à avaliação do desempenho ambiental em processos produtivos.

NUTA (Núcleo Tocantinense de Arqueologia) - sediado em Porto Nacional - TO, coordena, desenvolve, orienta e executa estudos e pesquisas na área de  Arqueologia, Patrimônio Histórico Cultural e Paisagístico Natural e de Paleontologia, nos municípios, bem como de Educação Patrimonial. Entre os principais projetos do NUTA encontram-se os trabalhos desenvolvidos junto às áreas de impacto direto e indireto de grandes empreendimentos (PGEs): Ferrovia NORTE-SUL, Usinas Hidrelétricas de Estreito e São Salvador, Rodovia BR-242, e as pontes no Rio Tocantins em Miracema do Tocantins e Barra do Ouro. 

É responsável pelo desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Arqueologia, Paleontologia, Patrimônio Histórico e Cultural e Educação Patrimonial.

NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica –

Objetivo - Ser referência regional como agente de inovação tecnológica, proteção intelectual, transferência de tecnologia, estímulo ao empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.

Missão - Promover a articulação da produção científica da UNITINS, bem como o desenvolvimento de produtos e processos, integrando a pesquisa com as demandas do setor produtivo do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com