TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRÉ PROJECTO

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.938 Palavras (16 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Num mundo empresarial ou de negocios altamente competitivo a informaçao é um diferencial que determina um passo á frente dos restantes concorrentes, mas esta informaçao sobre o estado da entidade só pode ser possivel com o uso e analise das demonstraçoes financeiras. O presente trabalha foca a analise das demonstraçoes Financeiras como factor determinate na tomada de decisoes nas Organizaçoes.

De acordo (STICNEY & WEIL, 2012) as demonstrações financeiras procuram medir o sucesso das atividades de uma empresa, proporcionando informações sobre a posição financeira (balanço Patrimonial), Lucratividade (demonstração de Resultados do exercício), capacidade de geração de caixa (demonstração do Fluxo de Caixa)

Segundo (DINIZ, Natália, Pag. 22) “Dentro da empresa, pode-se dizer que a empresa é tomadora de duas grandes decisões: aplicação de recursos (investimento) e captação de recursos (financiamento). Essas duas decisões são contínuas e inevitáveis dentro de qualquer organização e definem a estabilidade financeira e atratividade econômica de uma empresa promovendo a sua continuidade e valorização.

Por sua vez para  se tomar decisão deve se dispor de informacoes

As demonstraçoes financeiras referenciadas do Plano Geral de Contabilidade  (PGC)  , Decreto nº 82/2011 de 16 de Novembro e de preparação obrigatória são: O Balanço, a Demonstraçao de Resultados por natureza ou em substituição, Demosntraçao de Resultados por Funçoes, Demosntração do Fluxo de Caixa e Notas as Contas.

As demonstrações Financeiras são muito uteis para auxiliar uma empresa a organizar o orçamento e tomar decisões de gestão. É com base nas demonstrações financeiras que é possível apurar impostos, controlar o fluxo de caixa, realizar investimentos mais rentáveis e gerenciar melhor o negócio. As empresas são obrigadas a prestar contas anualmente através das demonstrações financeiras. Além disso, elas são utilizadas por diversos interveniente interessada na empresa: investidores, credores clientes e outros.

A informação contida nas Demonstraçoes Financeiras para ser útil aos seus utentes deve gozar das seguintes carateristicas qualitativas de modo a proporcionar informação clara, precisa e concisa sobre a posição financeira da entidade e devem ser preparadas na base da continuidade a menos que a Gerencia tenha intençoes de liquidar a entidade ou cessar a sua actividade, ou não tenha outra alternativa. Excepto quanto á Demonstraçao do Fluxo de caixa, as demonstraçoes financeiras devem ser preparadas na base do acrescimo.

A análise das Demonstrações Financeiras visa relatar, com base nas informações contabilísticas fornecidas pelas empresas, a posição econômica financeira actual, as causas que determinaram a evolução apresentadas e as tendências futuras. A responsabilidade na sua preparação e apresentação está incumbida a gerencia e/ou outro órgão de Gestão, razão pela qual se torna necessário que as Organizações disponham de pessoal altamente qualificados.

Problemática

Segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 158) (MARCONI E LAKATOS) “Problema é uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância, para qual se deve encontrar uma solução”.

Para a formulação de um problema é necessário ter um conhecimento teórico sobre o assunto que se quer desenvolver. Este conhecimento teórico é feito através do estudo da literatura existente sobre o assunto a ser abordado.

O problema de pesquisa é uma pergunta que deve ser redigida de forma clara, precisa e objetiva, cuja solução seja viável pela pesquisa. Geralmente, a elaboração clara do problema é fruto da revisão de literatura e da reflexão pessoal (CERVO & BERVIAN.2002)

As componentes das Demonstraçoes Financeiras, inter-relacionam-se porque reflectem diversos aspectos dos mesmos factos, razao pela qual é provavel que nennhuma componente responde por si só, de forma isolada, a cada uma das referidas necessidades.

Adicionalmente, estas componentes apenas dão respostas integral as necessidades de informaçao, se acompanhadas por notas explicativas, razão pela qual são tambem consideradas como componentes das Demonstraçoes financeiras as Notas anexas ás contas, as quais contêm a divulgaçao das politicas contabilisticas adoptadas e outras notas complementares .

As caracteristicas qualitativas são os atributos que tornam a informaçao prestada pelas Demonstraçoes Financeiras, útil aos utentes.

A informaçao é relevantes quando se torna necessaria a tomada de decisoes por parte dos utentes. A relevancia influencia as decisões económicas dos utentes ao ajudá-los a avaliar os acontecimentos passados, presentes ou futuros, ou confirmar, ou corrigir as suas avaliaçoes passadas.

A Informaçao é fiavel na medida em que nao enferme de erros materiais e de preconceitos, devendo para tal:

Representar fidedignamente os resultados e a posiçao financeira da entidade. Reflectir a substancia economica das operaçoes e outros acontecimentos e nao meramente a sua forma legal. Ser neutra, isto é, nao influenciar uma tomada de decisao ou exercicio de um juizo a fim de atingir um resultado ou efeito predeterminado. Ser prudente, isto é resultar do uso de um determinado grau de precauçao no exercicio dos prejuizos necessarios para fazer estimativas requeridas em condiçoesw de incerteza e os activos e proveitos nao serem sobreavaliados e os passivos e custos nao serem subavaliados. Ser completa em todos os aspectos materiais. Para o efeito, entende-se por materialidade o montante a partir do qual uma omissão ou inexatidao de uma informaçao quantitativa influencia as decisoes economicas dos utentes tomadas na base das demonstraçoes Financeiras.  

A complexidade do processo de tomada de decisoes de investimento, Financiamento, Popupança e Operacional constitui um dos grandes desafios com que os stakholdesr se deparam

Diante desta temática, levantamos a seguinte pergunta de partida:

Qual é o impacto das demonstraçoes Financeiras e sua influencia na tomada de decisóes nas Organizaçoes?

Será que  as demonstraçoes Financeiras sao elaboradas com base nos pressupostos legais em obediencia o PGC, os principios contabilisticos Geralmente aceites, assim como nas Normas Internacionis de Contabilidade?

Objectivos do Estudo

SegundoZassala (2015, p.85):

Objectivo é a meta a ser alcançada; deve ser definido de forma clara, precisa em termos do tipo de relacionamento entre as variáveis. O objectivo define-se esclarecendo o profundo final a ser obtido com determinada finalidade. Tendo em conta a questão levantada, traçaremos os seguintes objectivos:

Objectivo geral

  • Descrever os procedimentos necessários para analise das demonstraçoes Financeiras como factor determinante na tomada de decisoes nas organizaçoes, tendo em conta os normativos vigentes em Angola , os principios contabilisticos geralmemte aceites e a observancia das Normas Contabilisticas e de relato Financeiro(NCRF)

Objectivos específicos

  • Apresentar por via da revisao bibliografica os principais conceitos associados a analise das demonstraçoes Financeiras como facor determinante na tomada de decisoes
  • Particularizar  a relevancia das informaçoes fornecidas pelas principais demonstraçoes Financeiras bem como o impacto destas influenciando positivamente a tomada de decisoes economicas dos utentes.
  •  Indagar sobre o princípio da legalidade na elaboraçao das demonstraçoes Financeiras nas Organizaçoes e seu impacto no processo decisorio.

Hipóteses

As sugestões formuladas na hipótese podem não ser as soluções para o nosso problema, mas saber se o são é tarefa da pesquisa. Assim, a hipótese é uma proposição antecipada à comprovação de uma realidade (correlação real entre variáveis): propomos, através dela, uma resposta a um problema, sem sabermos se as observações, factos ou dados, a aprovarão ou refutarão Zassala (2015,p.55). Para a orientação deste estudo, formularam-se as seguintes hipóteses:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (293.3 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com