TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preconceito e discriminação racial no Brasil

Por:   •  7/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  2.515 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Professor: Rosilene Moreira

Disciplina: Sociologia, ética e responsabilidade socioambiental.

Curso: Ciências Contábeis.          

Polo: Taio

Aluna:Amanda Regina da Rosa                                                            RGM: 1035170

Data:

Orientação da atividade: Atividade 2 - Referente as aulas 5, 6,7e 8

ATIVIDADE 02

  1. O fato de a sociedade brasileira possuir a democracia racial como ideal afirmado e desejado, conduziu encobrimento da realidade das relações entre brancos e negros.

O sentido discriminador e indiretamente segregador que essas relações apresentam tendeu a ficar encoberto pelo discurso da ideologia dominante. Este discurso, de um lado, afirma a igualdade e investe na negação do racismo; de outro mantém a profundidade das desigualdades sociais só explicáveis através da discriminação e do preconceito, cuja consequência mais imediata é a segregação social. (ULBRA, 2009 apud ADRIAN, 2013).

Análise a afirmação acima e construa um texto com no mínimo 08 linhas sobre “Preconceito e discriminação racial no Brasil”.

R:

     Desde a época da escravidão os negros eram separados dos brancos, descriminavam-se e separavam-lhes pela sua cor de pele. Apesar de a abolição da escravidão ter sido assinada pela princesa Isabel em 13 de Maio de 1888, a discriminação racial nunca teve fim.
     O Brasil criou um sistema de cotas em universidades e concursos públicos, afim dar mais oportunidades para aqueles que sofrem discriminação, mais esse benefício é também interpretado como forma de discriminação oculta,  já beneficia negros apenas pelo seu tom de pele. Levantando assim a hipótese de que os negros não têm a mesma capacidade intelectual para disputar as vagas de igual para a igual com os brancos. Enquanto deveriam ser feitas mais cotas sociais determinadas pelas condições financeiras e não pela cor.

 

  1. Para refletir:

[pic 2]

1. “A liberdade do indivíduo só se completa como liberdade do cidadão de um Estado livre e de direito. As leis, a Constituição, as declarações de direitos, a definição dos poderes, a divisão destes poderes para evitar abusos, e a própria prática das eleições periódicas aparecem hoje como questões éticas fundamentais. Ninguém é livre, numa ditadura; a velha lição de Hegel se confirmou até os nossos dias. ( VALLS, 1994)

2. A charge acima representa um grupo de cidadãos pensando e agindo de modo diferenciado, frente a uma decisão cujo caminho exige um percurso ético.

Considerando a imagem e as ideias que ela transmite e a citação acima construa um texto sobre a ÉTICA na política. O texto deverá ter no mínimo 08 linhas.

R:

     No Brasil atualmente a política se perdeu da ética. Os governantes eleitos pela população pensam apenas em se beneficiar dos cargos concedidos a eles, esquecendo de cumprir com as  “promessas eleitorais” essas mesmas que só são feitas para que eles atinjam mandatos.
   Um pais com impostos tão altos como o Brasil devia devolver a sua população serviços de saúde e educação de alta qualidade, isso não ocorre pois o dinheiro que deveria ser usado para esses fins é desviado para fim de beneficiar apenas quem está no alto poder no Brasil.
   Enquanto a saúde e educação e a segurança encontra-se em situações precárias , aonde a população vive tanto com medo de ficar doente quanto de sair nas ruas pelos altos níveis de criminalidade.
   A população parece esquecida no meio de tanto corrupção, lavagens de dinheiro, contratos superfaturados, e impunidades parlamentares.

  1. Em sentido antropológico, não falamos de cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica passa por transformações culturais amplas. (CHAUI, M. Convite a filosofia. São Paulo. Ática. 1995) A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito a diversidade cultural significa:

[pic 3]

R: Promover a aceitação de uns aos outros, fazendo assim uma sociedade mais ampla, mais igual.

4- Os problemas ambientais são “efeitos ‘inesperados’ do modelo de desenvolvimento econômico dominante (capitalista – industrialista), que se ‘legitima’ atendendo as demandas de consumo da população, [que] continua aumentando dentro de um planeta com capacidade de sustentação limitada”. Por isso, no entendimento de Viola et al.(1998), a política ambiental, analisada em sentido amplo, não pode ser separada de uma discussão dos valores mais profundos que regem a sociedade humana.

A partir da leitura do texto acima comente sobre a globalização, os seus impactos ambientais e o papel da sociedade na preservação do meio ambiente.

R:   A relação da globalização com meio ambiente tem a ver com os impactos que ela a globalização tem causado no meio ambiente. São os avanço das industrial e expansão do sistema capitalista. Com a industrialização aumento-se o consumo e a exploração dos recursos naturais. As transformações das industrias tem produzido um grande números de gases poluentes para a atmosfera e também para o solo.
     A população também com aumento de carros nas ruas tem produzido também cadê vez mais esses gazes e fumaças poluentes. Sem contar as poluições dos rios e mares com lixos. E o desmatamento de áreas de matas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (357.1 Kb)   docx (277.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com