TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preconceito Racial no Brasil

Por:   •  6/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – UFOPA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – ICED

PROGRAMA DE CIÊNCIAS EXATAS – PCE

LICENCIATURA EM INFORMÁTICA EDUCACIONAL – LIE

Cintia de Sousa Malcher

Igor Pereira dos Santos

Jessica Farias da Silva

Samara Tavares Silva

Silvana Pereira de Almeida

Vanessa Rocha de Aguiar Lima

Solange Helena Ximenes Rocha

RESUMO DOS DADOS PESQUISADOS

A discussão sobre preconceito racial no Brasil é um tema muito delicado e que precisa ser aprofundado e discutido, devido ao fato de muitas pessoas ainda sofrerem com esse problema mesmo diante a tanta informação e a leis que proíbam a sua pratica em nosso País. De acordo com os dados coletados algumas pessoas relataram ter sofrido discriminação racial, e estas declararam ter a cor de pele preta.  Foi possível analisar ainda que as pessoas ficam na duvida ao se classificar em relação a cor principalmente quando  a pergunta é aberta. Em um caso especifico o entrevistado ficou muito em duvida e chegou a perguntar ao entrevistador o que achava se era branco ou pardo e acabou optando pela segunda opção. Neste grupo de pesquisa o maior quantitativo de pessoas se declarou pardas e dentro deste grupo uma pessoa pela minha percepção era Branca. Pude perceber ainda que uma pessoa ao declarar abertamente a sua cor, informou ser negro, e de acordo com a classificação do IBGE, marcou a opção preta. Nenhum dos entrevistados afirmou que são preconceituosos. Em relação à pergunta sobre conhecer alguém preconceituoso 6 pessoas afirmaram conhecer alguém. Na questão, você acredita que o racismo é cultural?, As pessoas ficavam meio receosas e não entendiam a questão aparentemente, e diante disso o resultado ficou dividido entre 5 pessoas afirmaram que sim e outras 5 afirmaram que não. Outra Situação ocorrida com um dos entrevistados foi que mesmo deixando claro que a identidade da pessoa não seria divulgada, ela demonstrou receio ao responder ao questionário.

Durante a pesquisa foi possível perceber através do auto declarações, que indivíduos com características de negritude se declararam com pardos. Em outro momento declaram conhecer pessoas preconceituosa, mas que não tinha proximidade com as pessoas indicada, ficando na dúvida por essa questão. Contudo, quatro pessoas acreditam que o preconceito racial não é cultural, uma delas afirma que é questão de “querer ou não ser racista”, e outros quatros indivíduos declaram já ter sofrido racismo racial.

Entrevistar pessoas com um tema tão difícil de lidar como o racismo é bem desafiador pois ainda é um assunto pouco discutido na sociedade, apesar de inúmeras campanhas .

Pois bem entrevistei bastante jovens que se auto declararam pardos e que não haviam sido descriminado. Mas o caso que me chamou mas atenção foi de um estudante negro que disse conhecia pessoas preconceituosas mas que o proximidade era nenhum, pois fazia questão de não se aproximar delas ‘’vizinhos dele no caso “,relatou eles não só tinham preconceitos com negros ,mas também com pessoas de classe social’’ inferior ‘’

Alguns entrevistados me relataram que a sociedade brasileira ainda mantem enraizada a cultura do negro se ligada a escravidão no brasil. Outros relataram que muitas vezes as pessoas nem percebem que estão sendo preconceituosas com frases usadas no cotidiano como “ só podia ser preto mesmo”, “parece trabalho de preto” etc....da qual muitas das vezes apesar de parecer algo tão natural para pessoa que falar isso para pessoa negra, preta isso não é ,pois são pessoas trabalhadoras e honestas que trabalham e pagam seus impostos como qualquer outro cidadão brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com