TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preconceito Racial no Brasil

Por:   •  31/3/2019  •  Dissertação  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

O Preconceito racial no Brasil

É muito difícil argumentar sobre o preconceito racial no Brasil sem ligá-lo ao desenvolvimento histórico da sociedade brasileira, que por sua vez está marcada pelo seu passado de escravidão associado às necessidades mercantilistas de sua capital, Portugal.

A escravidão no Brasil promove um processo muito grande de desumanização, no qual o escravo começou a ser tratado e visto pelo seu proprietário como um tipo de instrumento de trabalho, uma mercadoria ou algo do tipo. Essa desumanização se tornou ainda mais forte quando religiosos justificaram que os negros eram desprovidos de alma. Em 1888 o preconceito contra negros foi fortalecido pela realidade histórica, por conta da abolição da escravatura, pois o negro não foi inserido no mercado de trabalho assalariado, e muito menos na sociedade, assim eles permaneceram confinados em guetos e áreas periféricas.

No início do período republicano a luta pelo reconhecimento social aumentou, exemplos disso foram movimentos como a Revolta da Vacina, no RJ.

Atualmente, o movimento negro vem se tornando cada vez mais forte e vem se articulando com maneiras de combater o preconceito racial e fortalecer a identidade negra. Porém, esse movimento ainda enfrenta grandes desafios, como a existência de uma sociedade discriminatória.

No Brasil, o preconceito racial é combatido com leis. Só a educação pode esclarecer a todos, especialmente aos brancos, o que representou para a raça negra o que lhe foi imposto pelo tráfico escravista.

Devemos lutar todos os dias contra a racismo, e todas as formas como ele se espalha, conscientização é o princípio de tudo.

Daiane Escobar Dias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com