TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA?

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

AULA TEM 01

O QUE É ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA?



É um dos ramos da administração de empresas, e consiste na administração das finanças da organização, visa determinar o mais eficiente processo empresarial de captação de recursos e alocação de capital.

Aula tema 01

Assunto: empresas que faliram em nossa região

Atualmente, vivemos em um uma era, tomada pela tecnologia, globalização, etc. Isso faz com que as pessoas tenham mais acesso a informação, o que antes não era possível, faz também com que as empresas tenham mais facilidade em pesquisar e coletar dados sobre público alvo, mercados concorrentes, etc.

Porém, todo esse aumento nas áreas tecnológicas e nos canais de informação, fizeram com que as pessoas obtivissem a capacidade de tomarem decisões melhores na escolha ou compra de um produto ou serviço, por exemplo, atualmente se uma pessoa deseja realizar uma viajem, ela consegue através de uma busca rápida pela internet visualizar o melhor horário, melhor preço, melhor serviço oferecido de uma companhia. Fato que exige uma maior prudência por parte das companhias aéreas na hora de cativar seu cliente.

Baseado nisto, iremos abordar nesta atividade de aula-tema 01, o exemplo de uma Cia que decretou falência, conforme orientado na aula tema em questão.

Iremos mencionar a Cia Aérea VARIG, que decretou falência em 2010, a qual possúi em sua trajetória uma longa história de expansão, crescimento, crise, recuperação e por fim a venda da Cia.

Mas como uma empresa tão grande e renomada pode ter chegado ao fracasso?

Dentre os vários motivos que levaram a Cia ao declínio, podemos citar aqui alguns, inclusive a falta de administração financeira, que levaram a Cia a terrível queda.

Conhecendo a História:

A VARIG foi a primeira compahia aérea do Brasil. Foi fundada em 7 de maio de 1927 na cidade de Porto Alegre, sob o nome Viação Aérea Rio Grandense pelo alemão Otto Ernst Meyer.1

Entre as décadas de 1950 e 1970, a Varig era uma das maiores e mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo. A empresa era conhecida pelo seu requintado serviço de bordo em todas as três classes

A partir de 1946 a Varig apresentou sua maior expansão de todos os tempos e a década de 1970 foi a melhor fase da história da Varig, marcada por diversos reconhecimentos e expansões.

A partir do ano 2.000 a Varig trouxe alguns Boeings da Transbrasil para ampliar seus negócios, as aeronaves em questão tinham a mais Nova tecnologia.

Vários fatores aconteceram que proporcionaram uma crise na área da aviação, dentre elas, o crescimento da TAM Linhas Aéreas e o surgimento da Gol.

Apesar de várias tentativas de inovações, a Varig não estava nada bem. A diretoria não tomava qualquer atitude para evitar a crise e reduzir as dívidas da empresa. Além disso, a Varig vinha perdendo muito espaço no mercado doméstico mediante ao crescimento implacável da TAM Linhas Aéreas e Gol Transportes Aéreos, que adotou o modelo low cost e conquistou o público brasileiro, com suas passagens baratas.

E com essa incrível história de conquistas e fracassos, dentre eles sem dúvida, podemos citar a falta de gestão e administração e a dificuldade da Cia em se adaptar e se enquadrar em um mercado que tornou a ser disputado por outras companhias é que a Varig foi vendida em Em 20 de julho de 2006

E por fim, decretada a falência da Cia no dia 20 de agosto de 2010.

Como exemplo de empresa bem sucedida, podemos mencionar a Petrobrás, a qual vem crescendo a cada dia, além de preservar e fomentar um consumo consciente e sustentável, crescendo assim não somente economicamente, mas também passando sérios e importantes conceitos socioambientais.

AULA TEMA 06 – ORÇAMENTO DE CAPITAL



Pesquise e discuta com seus colegas sobre as dificuldades que os pequenos e médios empresários têm para conseguir gerir seus negócios. Em seguida, opine e busque a opinião de seus colegas no fórum sobre quais seriam as alternativas dos pequenos e médios empresários para buscar capital para realizar seus investimentos. Capital próprio ou dívida? Por quê?

No mercado atual, os pequenos e médios empresários têm muitas dificuldades para conseguir gerir seus negócios, devido a diversos motivos, dentre eles, abordaremos aqui um assunto desconhecido por grande parte dos trabalhadores, porém muito conhecido pelas empresas, que é o custo que uma empresa tem para contratar e manter um funcionário no Brasil, esse custo dificulta as possibilidades de um empresário contratar funcionários em sua empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com