TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É CONTROLADORIA GOVERNAMENTAL?

Por:   •  12/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É CONTROLADORIA GOVERNAMENTAL?

Área que auxilia o gestor na tomada de decisão, na análise da eficiência, eficácia, economicidade e transparência de seus atos, avaliando a conduta nas rotinas internas, garantindo tranquilidade em sua passagem pela administração do órgão, proporcionando aos cidadãos garantia da boa gestão dos recursos públicos.

O QUE É CONTROLE?

Atividade inerente a qualquer tipo de instituição, num sistema representativo de governo, visando garantir as boas práticas de governança pública e a transparência da gestão.

O QUE É GOVERNANÇA?

Modo de proceder do governo na formulação e execução de suas políticas públicas, para fins da satisfação dos interesses sociais, com a finalidade de fazer prevalecer o interesse publico sobre o privado, necessitando, para tanto, observar princípios básicos para atuação governamental: • Ética; • Prestação de contas; • Transparência.

QUAIS OS PRINCIPIOS DO ESTADO DEMOCRATICO DECORRENTES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS (INVIABILIDADE DO DIREITO A VIDA, LIBERDADE, IGUALDADE, SEGURANÇA...)

Princípio da legalidade; • Da segurança jurídica; • Da proteção jurídica e das garantias processuais; • De acesso ao judiciário; • Da divisão dos poderes; • Da impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

QUAIS PRINCIPIOS BASICOS PARA BOAS PRATICAS NAS ORGANIZAÇÕES PUBLICA DE ESTADO EFICIENTE?

Transparência; • Integridade; e • Prestação de contas.

O QUE É CONTROLE INTERNO?

Conjunto de órgãos descentralizados de controle, interligados por mecanismos específicos de comunicação e vinculados a uma unidade central, com vistas à fiscalização e à avaliação da execução orçamentária, contábil, financeira, patrimonial e operacional da entidade controlada, no que tange, principalmente, à legalidade e eficiência de seus atos.

QUAIS OBJETIVOS DO CONTROLE INTERNO?

Avaliar – PPA e LOA; 2. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados – eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e recursos humanos; 3. Também da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado; 4. Controlar – operações de crédito: avais, garantias e haveres do Estado; 5. Apoiar o controle externo.

QUAL IMPORTANCIA DO CONTROLE INTERNO?

fortalecimento da gestão e segurança do gestor, configurando-se como uma ferramenta eficaz de governança e de colaboração. Também verifica a correta, eficiente e moral aplicação dos recursos públicos recebidos pelo gestor.

QUAIS OS PRINCIPIOS INERENTES A ATIVIDADE DE CONTROLE?

Princípio das relações intersetoriais - principio da segregação de funções; ii. Princípio da independência técnicofuncional - autonomia técnica; iii. Princípio da relação custo/benefício; iv. Princípio da qualificação adequada; v. Princípio da aderência a diretrizes e normas.

O QUE É GOVERNO?

é a direção suprema dos negócios públicos, é aquele que através do conjunto de poderes e órgãos constitucionais exerce o complexo de funções básicas de estado, com manifestação de soberania, instituí e conduz as políticas sociais e econômicas, fixando objetivos do Estado e, também, tem a responsabilidade da manutenção da Ordem Jurídica vigente.

O QUE É ADMINISTRAÇÃO PUBLICA?

o conjunto de órgãos instituídos para a consecução dos objetivos do governo. No sentido operacional é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios do Estado ou por ele assumidos em benefício da coletividade.

O QUE É GESTÃO PUBLICA E QUAIS SEUS OBJETIVOS?

Refere-se às funções de gerencia pública nos negócios do governo.  tradução da missão;  realização, planejamento e controle;  administração de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros;  inserção de cada unidade organizacional no foco da organização; e  tomada de decisão diante de conflitos internos e externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com