TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É NECESSARIO SABER ANTES DE INICIAR UM EMPREENDIMENTO VIRTUAL

Por:   •  3/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.838 Palavras (20 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 20

O QUE É NECESSARIO SABER ANTES DE INICIAR UM EMPREENDIMENTO VIRTUAL

Edson Ricardo Roxadelli

Morgana Aparecida Limas

Izabel Cristiani Machado

Professor- Tutor Externo: Luiz Sage

Cetro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Bacharelado Adm (ADG0902) – Trabalho de Graduação

21/11/2017

RESUMO

O presente paper tem como objetivo demonstrar a necessidade de obter conhecimentos antes de iniciar um novo negócio no mercado online, pois com isso o empreendedor entraria em um novo ramo de uma forma mais segura, completa e objetiva para dar início a um desejo que é de muitos, trabalhar para si. Demonstraremos a importância de fazer uma pesquisa para escolher um nicho de mercado e analisar minuciosamente se a escolha certa é o empreendimento virtual ou físico e as vantagens e desvantagens que existem neste meio. Também quais são os principais gastos que o empreendedor terá no início, levando em consideração que neste paper não será analisado um segmento específico de vendas, mas sim os custos básicos para a maioria dos nichos do mercado virtual. Incluímos também quais são os principais impostos a serem pagos e como são cobrados e as leis que contém os direitos e deveres do consumidor brasileiro. Com a pesquisa bibliográfica feita para a realização deste trabalho concluímos também que seria necessário incluir os principais pontos a serem investidos pelo empreendedor virtual para se manter competitivo no mercado. Sabemos que muitas empresas acabam fechando as portas e destacamos como é importante estar atento ao fluxo de caixa, a logística e no investimento em marketing.

Palavras-chave: Nicho. Planejamento. Custos. Impostos. Leis

1 INTRODUÇÃO

O empreendedorismo pode ser considerado como grande sonho de muitos, pois a ideia de trabalhar para si é um bom convite para uma nova etapa de vida. Estima-se que 30% da população brasileira tem um perfil que se encaixa para este meio. Porém essa ideia gera desafios para o empreendedor, pois o trabalho para se manter em um ambiente concorrido é árduo e manter uma empresa competitiva no mercado acaba sendo uma dor de cabeça para quem não se prepara a estes desafios.

Para amenizar um pouco essas dificuldades a escolha de um empreendimento virtual acaba sendo benéfica por exigir um custo menor do que de um espaço físico e uma maior visibilidade. Por esta razão as pessoas investem cada vez mais na internet, seja pra abrir uma loja virtual, para expandir uma loja física, para fazer sites de comparação de produtos e de preços, entre outros.

A internet tem mudado a visão das pessoas, hoje vemos uma grande oportunidade de investimento e ganho de dinheiro das mais variadas formas, percebemos que os processos em nada modificaram os meios tradicionais de compras, apenas os meios utilizados é que se tornaram diferentes gerando assim uma economia de tempo e de dinheiro. O aparecimento do comércio eletrônico e da Internet está para revolução da informação, assim como a ferrovia e a maquina a vapor estiveram para revolução industrial.

O impacto do e-commerce na economia vai muito além da simples transação eletrônica de bens e serviços. A internet está mudando a maneira de as pessoas trabalharem, estudarem, se relacionarem e fazerem negócios. Além disso, está alterando a forma pela qual as pessoas se relacionam com empresas, as empresas se relacionam entre si e até o governo se relaciona com a sociedade. (RAMOS, 2011, p. 5).

Considerando isso, demonstraremos através deste paper o que é necessário saber antes de começar a empreender na internet. Visando quais são as vantagens e desvantagens parta abrir uma loja virtual, os seus principais custos e aonde manter o foco de investimento para manter a loja ativa e sendo reconhecida pelos seus clientes.

2 VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UMA LOJA VIRTUAL

Como em todas as coisas que enfrentamos na vida existe um lado bom e um lado ruim, no mercado virtual não é diferente. É de grande importância que seja analisado todos os pontos para estabelecer se realmente o empreendedor se sente apto para iniciar sua loja virtual ou se a melhor escolha é uma loja física.

A principal vantagem de um comércio eletrônico é que a loja está sempre aberta. São 24h funcionando e fazendo transações, diferente de uma loja física que depende de horários de expediente. A comodidade para fazer uma compra é outra vantagem para o cliente, que pode fazer suas compras em casa ou em qualquer outro lugar, se a compra for feita por um smartphone por exemplo. Não existe limite demográfico para compras e também é mais fácil comparar os preços com outras lojas, dando mais uma vantagem para o cliente garantir a melhor oferta.

A principal desvantagem de um comércio eletrônico é a vulnerabilidade de hackers para dados de cartões e senhas bancárias, para um loja virtual é altamente aconselhável que se faça os procedimentos para maior segurança do site, pois tanto o cliente como o empreendedor pode ser prejudicado. Atrasos e danos aos produtos durante a entrega também conta como algo negativo para este meio. E para os empreendedores que trabalham com vestuário a dificuldade está em lidar com compras incorretas devido à despadronização dos tamanhos como roupas e calçados.

3 PRIMEIRO PASSO

O primeiro passo a dar depois de decidir investir no mercado virtual é definir qual nicho do mercado escolher. Nicho de mercado é um segmento com particularidades próprias e um público com perfil e interesses semelhantes. Ele pode ser amplo, como venda de eletroeletrônicos, ou específico, como venda de produtos de informática, por exemplo.

É importante que esse nicho seja algo em que o empreendedor já tenha algum conhecimento. De nada adianta escolher o nicho “equipamento de pesca” se o empreendedor nunca tiver pescado por exemplo. Lembrando que uma loja online não fica limitada a um espaço geográfico, assim como a sua concorrência também não. O lojista irá disputar com lojas de maior e menor porte, de outros estados e até outros países.

No Brasil temos também três tipos de categorias de e-commerce, são elas o B2C (Business to Consumer) que é o mais popular, esse é o e-commerce tradicional onde fabricantes, revendedores e/ou varejistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com