TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO JOGOS

Por:   •  30/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

UNIGUAÇU – UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DO IGUAÇU LTDA.

FAESI – FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU.

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Administração Financeira e Orçamentária

DJENIFHER NATIELY ZANONI

NATIELI NAYARA SOARES

TATIELE VOGEL

RELATÓRIO DOS JOGOS DE EMPRESAS

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

2021

Relatório dos jogos de empresas, lojas de colchões, realizado na disciplina de Administração Financeira e Orçamentária.  O relatório está dividido em tópicos, os quais abordam as estratégias utilizadas, e os pontos de melhoria de cada item do jogo.

  • Gestão de Estoques (Compras): As compras foram feitas conforme a demanda calculada no início do jogo, a cada rodada foi comprada a demanda da rodada seguinte, para sempre ter mercadorias em estoque, a escolha do fornecedor consistiu em primeiro classificar, por exemplo, preciso de um fornecedor que a entrega seja na próxima rodada e de classe A, então foi comparado todos que tinham essa semelhança e escolhido o mais em conta.

No início do jogo compramos sempre do mesmo fornecedor, e isso fez com que prejudicasse nosso desempenho, a partir disso passamos a comprar de forma variada, de todos os fornecedores foram feitas compras, e percebemos que o desempenho melhorou.

  • Gestão de Estoques (Armazenagem complementar): Em todas as rodadas tivemos o cuidado com a armazenagem, nunca deixando que faltasse espaço no estoque, e sempre que necessário foi adquirida armazenagem complementar.
  • Gestão de Propaganda: A propaganda foi adquirida em uma rodada, e importante para o aumento das vendas, a utilizada foi de rádio, por ser mais barata, já que nosso caixa não seria suficiente para contratar propagandas mais caras, na 7º rodada contratamos propaganda de rádio, pois o caixa estava um pouco maior e com isso aguardamos uma melhoria nas vendas. No quesito propaganda faltou fazer uma análise mais detalhada do impacto de cada uma sobre as vendas, como eram muitas opções seria necessário comparar todas para definir a que tivesse um melhor desempenho.
  • Gestão de Vendas: Os preços de vendas foram calculados tendo como base os custos variáveis e os custos fixos, os custos fixos foram rateados proporcionalmente a todos os produtos. Inicialmente a margem de lucro aplicada era igual a todos os produtos, após percebermos que alguns itens do estoque não estavam sendo vendidos alteramos a margem de lucro, que passou a variar de 2% a 30% entre os produtos, foi analisado cada item individualmente para aplicar a margem de lucro, foi possível observar uma melhora nas vendas.

Notamos que nas mensagens e alertas de cada rodada, dizia que itens foram deixados de ser vendidos por falta de estoque, e em alguns produtos que foram devolvidos por baixa qualidade, com isso entende- se que deveria ter comprado sempre produtos a mais do que a demanda, talvez utilizando essa estratégia poderíamos ter melhorado nosso desempenho.

  • Gestão de Pessoal (Contratações): as contratações de funcionários foram feitas conforme solicitação do jogo, sempre que ele acusava uma mensagem de alerta dizendo que deixou de vender por falta de funcionários foram feitas as contratações. Inicialmente estávamos com poucos funcionários, o que deixava de vender, prejudicando nosso desempenho.

O salário base foi sendo ajustado conforme determinava o jogo, nunca deixando menor do que o recomendado.

  • Gestão de Pessoal (Demissões): foi necessário fazer uma demissão, ocasionando uma melhora no desempenho de nossa empresa.
  • Gestão de Pessoal (Treinamentos): os treinamentos dos funcionários foram realizados em algumas rodadas, pois sabemos da importância e o modo que isso vem a influenciar em nossas vendas, funcionários treinados com certeza vendem mais, colaborando no desempenho positivo de nossa empresa.

Vendedores, Atendentes e Entregadores todos qualificados no nível 2, com os treinamentos foi possível notar uma melhora nas vendas.

Com o Simulador Coliseum (Loja de Colchões) foi possível aplicar conhecimentos aprendidos durante todo o curso, realizar a precificação dos produtos, elaborar estratégias de vendas, calcular os custos e despesas, para assim elaborar o jogo e a cada rodada visando a melhoria, apesar de todas as estratégias e cálculos realizados a empresa ARKE não atingiu o objetivo principal, que era estar entre as 3 melhores empresas, foi possível aprender coisas novas com o jogo, e sabemos o quão é difícil a concorrência entre as empresas do mesmo ramo de atividade, a empresa ARKE conseguiu melhorar sua performance a cada rodada, onde foi possível identificar pontos para serem melhorados, e conseguir elaborar novas estratégias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com