TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Regime de Competência é uma forma de registrar os eventos contábeis

Por:   •  2/10/2015  •  Resenha  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

O Regime de Competência é uma forma de registrar os eventos contábeis, considerando seus fatos geradores, isto é, aqueles fatos que dizem respeito ao patrimônio. Este regime também é chamado de principio da competência e é universalmente adotado, aceito e recomendado pela teoria da contabilidade e pela legislação brasileira. Ele evidencia o resultado da empresa (lucro e prejuízo) de forma adequada e completa.

As informações financeiras registradas sob este método informam não só sobre as transações passadas, como pagamentos e recebimentos, mas também sobre as obrigações e pagamentos futuros, proporcionando informações relevantes nas tomadas de decisões. O registro do documento se dá na data do fato gerador.

O Regime de Caixa, como instrumento de apuração de resultado, é uma forma simplificada de contabilidade, aplicado basicamente às microempresas ou às entidades sem fins lucrativos, tais como igrejas, clubes, sociedades filantrópicas, etc. Considera o registro dos documentos apenas quando os mesmos são liquidados.

As regras básicas são:

• Receita – será considerada ganho quando há entrada de dinheiro no caixa (encaixe).

• Despesa – será considerada incorrida (contabilizada) quando sair dinheiro do caixa (desembolso, desencaixe).

Assim o lucro será apurado subtraindo – se toda a despesa paga (dinheiro que saiu do caixa) da receita recebida (dinheiro que entrou no caixa).

Exemplos de que a sobra de dinheiro no caixa não é sinônimo de lucro:

1 - Mesmo que haja dinheiro no caixa isso não significa que houve lucro. As despesas podem ter sido pagas na forma de duplicatas, boleto bancário ou parcelamento sendo assim, a despesa não deixa de existir, como a mesma não foi paga a vista não ocorreu o desencaixe.

2 - Quando o cliente paga antecipadamente uma duplicata no período contábil, entra no ativo circulante antes do prazo, aumentando o ativo.

3 – A sobra do dinheiro no caixa pode ocorrer porque ainda não foram contabilizadas todas as despesas por esse motivo, o dinheiro do caixa também não contabiliza lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com