TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Contábil

Por:   •  7/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 2

             UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

  • Leia o artigo com o título "O SISTEMA CONTÁBIL NO BRASIL NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA: ESTUDO DE CASO DE UMA CASA COMERCIAL NOS ANOS DE 1882 A 1896" e elabore um resumo de até duas páginas.

O objetivo principal deste estudo é documentar as principais práticas contábeis adotadas, no Brasil, por uma sociedade comercial, controlada por uma família de origem francesa. Buscamos (a) analisar o funcionamento da escrituração contábil, (b) discutir o grau de sofisticação das práticas contábeis e (c) compreender a importância econômica e social do sistema contábil utilizado pela empresa analisada.

O trabalho está estruturado em quatro seções. Fornece evidências concretas sobre o nível de desenvolvimento e complexidade das práticas contábeis adotadas em um determinado momento. Isso ajuda a entender como a Contabilidade vem se adaptando às necessidades informacionais de seus usuários. Permite desenvolver comparações de práticas contábeis com outros casos internacionais, ou com outros casos nacionais.

Pesquisas Prévias Os estudos sobre a história da Contabilidade abordam uma ampla variedade de temas e utilizam diferentes abordagens metodológicas. Esses estudos buscam analisar o estágio de desenvolvimento da Contabilidade em um determinado momento histórico ou sua evolução durante uma fase historicamente relevante. A terceira seção trata dos aspectos metodológicos. A quarta seção resume os principais resultados da pesquisa.

A Figura 1 apresenta um esquema de referência  que enfatiza a relação existente entre o Sistema Contábil e os aspectos gerais e específicos do ambiente empresarial. Além das diferenças entre os períodos investigados, observa-se que os artigos analisados ​​também tratam de setores de atividade (países) significativamente diferentes.

O esquema apresentado foi inspirado no sistema de comparação de sistemas contábeis internacionais adotado por diversos países. O modelo foi simplificado para se adaptar às características da contabilidade no período em análise, excluindo dimensões irrelevantes. O sistema indica oito categorias, a saber: Sistema político, Sistema econômico, Estágio de desenvolvimento econômico, Finalidade dos relatórios contábeis, Forma da autoridade emissora das normas contábeis e Tipo de usuário da informação contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com