TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Econômico

Por:   •  1/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

1. O sistema econômico é a forma na qual uma sociedade está organizada. Essa organização se dá em termos econômicos, políticos e sociais. Um dos objetivos dessa organização é o crescimento das atividades econômicas referentes à produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Sobre o sistema capitalista de produção e os agentes envolvidos nos sistemas econômicos, analise as afirmações e assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso.

I. As instituições que interagem para gerar o crescimento das atividades econômicas são os agentes econômicos, divididos em quatro classes: unidades produtivas ou empresas; unidades familiares ou famílias; setor público ou governo; e, setor externo ou resto do mundo.

II. As unidades produtivas ou empresas são as instituições que oferecem os serviços dos fatores de produção. Objetivam a remuneração e são responsáveis pelo consumo.

III. As unidades familiares ou famílias são as instituições responsáveis pela produção de bens e serviços de uma nação. Demandam fatores de produção e objetivam o lucro.

IV. O sistema de preços é responsável pelo controle do funcionamento da economia no capitalismo (seleção de bens e quantidades produzidas; alocação dos fatores de produção e dos bens; seleção de técnicas de produção).

V. A competição é muito importante para o funcionamento do sistema econômico, os avanços tecnológicos, a redução nos preços e a melhoria nos bens.

Assinale a alternativa correta correspondente. a ( ). F, V, F, V, V.

b ( ). V, F, F, V, V. x

c ( ). V, V, F, F, V.

d ( ). F, V, F, F, V.

e ( ). F, F, V, V, V.

2. Em todas as atividades de produção ou setores da economia estão inseridos os fatores de produção e as técnicas de produção. Dependendo da atividade de produção, os recursos e técnicas variam em intensidade. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I. A intensidade de uso dos fatores de produção (terra, trabalho e capital) classifica as atividades de produção em atividades primárias, secundárias e terciárias de produção.

II. As atividades primárias de produção são intensivas em recursos naturais e envolvem: agricultura (lavouras permanentes, temporárias); pecuária (criação e abate de gado, suínos e aves, pesca e caça, etc.); e, extração vegetal (silvicultura, etc.).

III. As atividades secundárias de produção são intensivas em capital, como: indústria extrativa mineral; indústria de transformação (agroalimentar, metalurgia, química, tecelagem, vestuário, material elétrico, etc.); indústria da construção, etc.

IV. As atividades terciárias de produção são intensivas em mão de obra e abarcam: comércio (atacado e varejo); transportes; comunicações; intermediação financeira; imobiliárias; hospedagem e alimentação; reparação e manutenção; serviços e governo, etc.

É correto apenas o que se afirma em:

a ( ). I e II.

b ( ). II e III.

c ( ). I, II e IV.

d

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com