TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Financeiro

Por:   •  24/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DA DISCIPLINA SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL  

Data de entrega – 25/11

Nome: Marcela aparecida de oliveira /Matrícula:______201603079841___

1) Existem dois tipos muito específicos de instituições operacionais que fazem parte da estrutura do sistema financeiro do país: instituições monetárias (bancárias) e instituições não monetárias (não bancárias). Ambas as instituições transferem recursos entre depositantes e devedores. Por favor, responda sobre essas organizações operacionais.

a) Por que se diz que as instituições bancárias têm capacidade para criar moedas escriturais?

Pelo fato de manterem como reserva apenas uma fração dos depósitos a vista captados do público, emprestando o excedente, isto é, creditando novos empréstimos.

b) Apresente dois exemplos de instituições que são consideradas não monetárias (não bancárias) e explique por que são assim chamadas.

Bancos de investimentos, bancos estaduais de desenvolvimento, porque são impedidas legalmente de receber depósitos a vista, não possuindo faculdade de criação da moeda.

c) Quais são as ações tomadas pelas instituições do sistema financeiro nacional para distinguir diretamente as instituições monetárias (bancárias) das instituições não monetárias (não bancárias)?

Instituições monetárias são aquelas que possuem capacidade e amparo legal para criação de moeda por meio de depósitos a vista que recebem em seus caixas. (Bancos comerciais e múltiplos).

Instituições não monetárias são aquelas impedidas legalmente de receber depósitos a vista. Trabalham com ativos não monetários como ações,letra de cambio entre outros.

2) Além do controle e seleção de crédito, o Banco Central dispõe de três instrumentos clássicos de política monetária.

a) Defina política monetária. Conjunto de medidas adotadas para promover o controle da quantidade de moeda em circulação na economia.

b) Apresente e explique com suas palavras esses três instrumentos.

Open Market  ou podemos chamar mercado aberto, um instrumento considerado de curto prazo, é a compra livre de títulos públicos federais (Bancos central e os bancos comerciais).

Redesconto  é um empréstimos que o banco central faz as instituições financeiras para resolver problemas circunstanciais de liquidez. Considerado um instrumento em médio prazo.

Deposito Compulsório um recolhimento obrigatório de uma porcentagem dos depósitos que os bancos comerciais recebem de seus clientes. Instrumento em longo prazo.

 3) Explique amplamente o que é o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Além disso, redija sobre suas principais atividades e qual sua importância para a Economia como um todo.

O BNDES é um instrumento do governo federal brasileiro para proporcionar financiamento a longo prazo e investimentos em todos os segmentos da economia do país. Atualmente, é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, pois apoia  empreendedores  de todos os portes em um país de grande população e dimensões continentais.

Principal objetivo é o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira. BNDES é um instrumento do governo federal brasileiro para proporcionar financiamento a longo prazo e investimentos em todos os segmentos da economia do país. Ele atua estrategicamente, alinhado com o poder executivo, para estimular o crescimento do país em áreas que se julga necessário investir. 

 4) Explique amplamente o que é a Política Fiscal, apontando como ela pode ser benéfica ou prejudicial ao desenvolvimento da economia como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com