TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA EM UMA EMPRESA NO RAMO DE DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS

Exames: CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA EM UMA EMPRESA NO RAMO DE DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  4.334 Palavras (18 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 18

CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA EM UMA EMPRESA NO RAMO DE DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS

Kátia Cáceres Glanert

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual De mato Grosso do Sul – UEMS

Rua Moacir Pimentel, 2829 – CEP: 79990-000. Amambai-MS . E-mail: katy_glanert@hotmail.com

Nathieli Moreira Queiroz

Academica do Curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual De mato Grosso do Sul – UEMS

Rua Glauber Rocha, 498 – 79924-000. Ponta Porã- MS. E-mail: nathieliqueiroz@hotmail.com

Resumo: As empresas tem se defrontado cada vez mais com a Com as rápidas transformações que as tecnologias sofrem diariamente, com isso é de fundamental importância que as empresas estejam adequadas aos sistemas de informações para que possam estar em uma posição mais vantajosa, agilizando suas atividades. Desta maneira é necessário o desenvolvimento de um sistema de informação adequado à empresa. Para este sistema ser elaborado deve-se analisar os processos pelos quais a empresa passa. O sistema de informação deve ser um fiel aliado ao gestor no processo de tomada de decisão, e o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) reúne todas as informações necessárias para que isso ocorra.

PALAVRAS-CHAVE: Tomada de Decisão, Sistema de Informação, ERP (.Enterprise Resource Planning)

1 INTRODUÇÃO

O alto nível de competitividade, tanto em caráter local quanto global, tem levado as empresas a buscarem novas tecnologias que auxiliem a gestão de seus negócios, cada vez mais complexos. O desafio principal e obter informações integradas, com integridade, disponibilidade, qualidade e confiabilidade para apoiar a tomada de decisão.

A evolução contínua do mercado e o crescimento da concorrência desencadeiam muitas reações dentro das organizações modernas, principalmente nas políticas e tecnologias utilizadas por elas para manterem-se competitivas. As informações e conhecimentos tendem a compor recursos estratégicos essenciais para o sucesso das organizações tanto em um ambiente de grande ou pequena concorrência.

Os sistemas de informações são meios pelos quais as micro-empresas poderão utilizar para gerenciar as informações, adaptando seu dia a dia e processos operacionais a esse novo contexto global tornando mais satisfatórios seus resultados, com isso torna-se necessária à implantação de métodos de trabalho que se utilizem dessa importante ferramenta.

Os sistemas de informação possibilitam um leque de recursos que apoiam os gestores em suas funções e principalmente no processo decisório tornando-o mais preciso e menos arriscado. Uma vez que os administradores tomam decisões que afetam sozinhas ou somadas, todo um grupo, organização ou toda uma política, esse processo precisa ser desencadeado de maneira menos incerta e mais satisfatória possível, pois a maneira como as organizações são geridas e as decisões que são tomadas podem afetar toda a sociedade.

Nas micro-empresas principalmente que precisam estar cada vez mais inseridas no mercado e acompanhando as mudanças tecnológicas isso passa a ser essencial para a sobrevivência, sendo que as empresas que não possuem esse tipo de tecnologia implantada e funcionando sem erros, estão sujeitas ao insucesso ou a resultados abaixo do esperado já que atualmente o meio empresarial este cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo que as decisões sejam tomadas rapidamente e expondo o menos possível a empresa ao risco.

Segundo Hammer e Stanton (1995) diante de um cenário empresarial tão dinâmico, as organizações precisam rever suas prioridades, deixando o foco tradicional de planejamento, controle e gestão do crescimento e focar suas estratégias em inovação, flexibilidade, velocidade, qualidade, serviço e custo.

Conforme afirma Barros (1997) é de suma importância que as organizações repensem a forma de condução de seus negócios, buscando ferramentas e técnicas de otimização de seu trabalho, mantendo-as, assim, competitivas e ágeis em suas operações.

Diante disso, o estudo da otimização dos processos de negócio, e a implementação de sistemas automatizados, assumem grande importância, pois visam aumentar a eficiência organizacional, sem abrir mão da segurança e da confiabilidade das informações.

A gestão baseada em processos, auxiliada pela tecnologia da informação, facilita a coordenação dos meios de comunicação e a utilização eficiente dos recursos, possibilitando que as diversas atividades envolvidas cruzem as fronteiras de seus negócios (BARROS, 1997)

Este artigo tem como objetivo desenvolver um sistema de informação para atender a necessidade de informações para tomada de decisão da empresa.

O segmento de distribuição de bebidas tem uma enorme variedade de produtos e atinge todas as classes sociais do Brasil. É um mercado repleto de concorrentes, no qual as empresas enfrentam constantes batalhas para manterem suas posições. Em se tratando de um segmento tão complexo e com tantas peculiaridades, uma sistema bem definido é fundamental para se obter sucesso.

A empresa em estudo é de pequeno porte e não possui nenhum tipo de sistema de apoio à decisão, consequentemente necessita de um sistema de informação completo e de extrema importância para seu gerenciamento econômico e financeiro, o qual possibilitará um melhor aproveitamento das informações para auxiliar nas tomadas de decisões e no controle da sua gestão.

Os dados empíricos foram levantados através de empresas do mesmo ramo de atividade situadas no município de Ponta Porã (MS).

2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

A empresa em estudo é uma empresa de pequeno porte, ou seja, é uma pessoa jurídica com receita bruta anual entre 360 mil e 3,6 milhões de reais conforme a Lei Complementar nº 139, de 10 de novembro de 2011.

O setor da economia em que uma distribuidora de bebidas está inserida é o terciário, tendo como principais produtos comercializados cerveja, refrigerantes, água mineral, sucos e outras bebidas destiladas.

Diante desta realidade encontrada foi realizado o estudo na empresa Distribuidora NK (ramo de distribuição de bebidas) na cidade de Ponta Porã, com o intuito de desenvolver um sistema de apoio à decisão capaz de auxiliar os gestores em suas atividades, para o exercício social de 2014.

Independente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com