TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Incentivos e Problemas de Agência

Por:   •  15/7/2017  •  Abstract  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios – Tópico 1 – Sistema de Incentivos e Problemas de Agência  27/03/17

 

 

  1. – O que você entende por separação ente propriedade e controle? Qual a diferença entre o proprietário que gerencia sua própria firma e o proprietário que contrata um gerente para tocar o negócio?

A separação entre propriedade e controle ocorre quando o dono de uma empresa, passa a função de controle para um administrador ou um executivo. Isso é explicado na Teoria da agência onde o principal contrata um agente para tomar decisões em seu nome na organização. A diferença ocorre pelo conflito de interesses entre o proprietário e o gerente, que pode ocorrer por causa da maneira como e remunerado o proprietário e o gerente. Por causa disso o gerente pode escolher que beneficia apenas a si próprio.

 

  1. – Com o objetivo de induzir gerentes a trabalharem em dedicação, seus salários, bônus, opções de ações e continuidade do emprego são muitas vezes ligados a várias medidas de desempenho financeiro da firma (como lucro, taxa de retorno, preço da ação). Qual o efeito dessa falta de diversificação na congruência entre metas de gerentes e dos acionistas?

Ocorre um conflito de interesses. Porque e comum o gerente buscar um benefício próprio em muitos casos e não dos acionistas.

 

  1. – Quais os agentes potencialmente envolvidos com conflitos de agência nas organizações modernas? Como se dão esses conflitos?

Empregador contra empregado, Estado contra cidadãos, Superior contra Subordinados. Esses conflitos ocorrem por motivos do Principal contratar um agente para tomar as decisões em seu nome na organização. Por exemplo quando um funcionário quer receber um salário melhor ou mais benefícios, e o empregador não concede pois ira perder parte do seu investimento com isso.

 

  1. – Assuma uma situação hipotética na qual exista conflito de agência, mas não exista assimetria informacional. A contabilidade gerencial ainda é útil nesse tipo de situação?

Não. Pois partindo dessa situação onde não ocorre assimetria informacional as partes tem como negociar de forma igual, nesse conflito de agência.

  1. – Qual o papel da informação contábil na teoria contratual da firma?

O papel consiste em facilitar o processo de tomada de decisões, além de fornecer informações necessárias para planejamento e tomada de decisão.

 

  1. – Quais os principais contratos que você conhece entre os agentes envolvidos com a firma? Qual o papel da contabilidade nesses contratos?

Funcionário x Empregados , Fornecedor x Cliente. O papel da contabilidade nesse caso é fornecer informações, com o objetivo de reduzir a assimetria informacional.

 

  1. – A Cia. XYZ, um fabricante de sistemas e equipamentos eletrônicos, identificou as seguintes metas dos stakeholders em seu relatório anual:

Clientes: Para os clientes, nossa meta é alcançar níveis sempre crescentes de satisfação provendo produtos de qualidade e serviços com benefícios. Nossas relações com clientes serão francas e éticas e serão administradas de maneira que tragam confiança.

 

Acionistas: Para os acionistas, para os proprietários da empresa, nossa meta é alcançar crescimento sustentado nos ganhos por ação. O resultado da valorização do preço de ação combinada com os dividendos deve proporcionar para nossos acionistas um retorno total sobre o investimento que seja competitivo em relação às oportunidades de investimentos semelhantes.

 

Funcionários: O pessoal da Cia. XYZ é nosso ativo mais valioso, e nossa meta é que todo funcionário esteja envolvido pessoalmente em compartilhar do sucesso do negócio. A empresa está comprometida em propiciar um ambiente estimulante para que todos os funcionários usem, integralmente, sua criatividade e talentos únicos, tenham compensação equitativa, boas condições de trabalho e oportunidade para desenvolvimento e crescimento pessoais, limitados apenas por habilidades e desejos individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com