TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Informação Contábil

Por:   •  21/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.163 Palavras (17 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada - ATPS

Disciplina: Contabilidade Gerencial

Prof. Wagner Luiz Villalva

Ciências Contábeis

PELOTAS / RS

2015

[pic 2]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada - ATPS

Disciplina: Contabilidade Gerencial

Trabalho de conclusão da disciplina, como     requisito para aprovação da cadeira e parcial à obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis sob a orientação do Prof.º Hugo David Santana e Tutora presencial Lucíola Py Silveira Puyo.

PELOTAS / RS

2015

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo contribuir junto com a evolução do curso de graduação de Ciências Contábeis.

Em todos os desenvolvimentos deste trabalho procuramos identificar e verificar a qual demanda e habilidades requeridas ao Contador para produção de uma linha de atuação junto a Contabilidade Gerencial, e quais serão os requisitos de conhecimentos exigidos. Além disso, procuramos evidenciar as melhores práticas para tal ciência, e sendo assim realizamos pesquisas de modo descritivo. Identificadas nos livros e artigos disponibilizados para leitura relacionados ao assunto, no que diz respeito aos conhecimentos técnicos, gerais, habilidades e competências comportamentais requeridas pelo mercado de trabalho. Também podemos ver o alto nível que requer de conhecimento dos profissionais para desenvolver essas atividades.
Em suma as instituições de Ensino Superior, no momento do planejamento educacional ao curso de ciências contábeis, direcionam suas recomendações, e procuram também identificar junto ao mercado de trabalho quais conhecimentos, habilidades e competências são valorizados junto ao profissional contábil.

Palavras Chave: Contabilidade – Habilidades – Conhecimentos – Contadores e Mercado de Trabalho junto a Contabilidade Gerencial

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO5

Etapa I6

Sistema de Informação Contábil6

Etapa II.10

Custos.10

Formas de Custeamento.12

Etapa III.12

Etapa IV.14

Orçamento e suas Técnicas14

CONCLUSÃO.18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.19

INTRODUÇÃO

Essa pesquisa buscou abordar questões, devido à importância da contabilidade gerencial como fonte de informações ao processo decisório. Estabeleceu um resultado paralelo entre contabilidade financeira e gerencial. Com isso enriquecer a Ciência com estudo que irá servir de suporte e embasamento a trabalhos futuros e poder mostrar aos empresários a diversidade da contabilidade e o quanto ela é importante para a saúde da empresa. 
Ela se apresenta de forma centralizadora das informações, e com isso a contabilidade gerencial atua de forma significativa dentro de uma empresa, e tornar-se indispensável à elaboração de estratégias.

Estamos em um mercado cada vez mais competitivo, e sobrevive a empresa que melhor conhecer seu ramo de atividade e obtiver melhor controle de seus custos, conhecer seus concorrentes e tiver uma equipe comprometida e qualificada para acompanhar as tendências de mercado. Sabemos que isso só será possível se as informações forem fornecidas em tempo real.

Tendo controle desses fatores a contabilidade gerencial se torna uma ferramenta poderosa na identificação de pontos para redução de custos, garantindo assim a satisfação dos clientes e sua permanência no mercado.

Contabilidade por si só é um sistema de informação voltado para o patrimônio das entidades e busca prover seus usuários com informações úteis (PADOVEZE, 2000). Essa é a função da Contabilidade e persiste desde sua existência. Apesar de toda a evolução do ambiente corporativo e do próprio homem, a Contabilidade busca cumprir sua função se adaptando às mudanças. Contudo, sabemos que nem sempre é possível alcançar seu objetivo porque muitos dos seus usuários não aproveitam a sua capacidade informacional.

ETAPA I

1. QUAL O OBJETIVO PRINCIPAL DA CONTABILIDADE GERENCIAL?

R - Auxiliar a gerência na tomada de decisões é o objetivo precípuo da contabilidade gerencial, a identificação dos fatos contábeis e sua quantificação para estabelecer as diretrizes a serem adotadas pelos administradores devem acompanhar passo a passo o cotidiano empresarial.

A contabilidade gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações, a contabilidade gerencial pode ser constatada como contabilidade financeira, que é relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização.

2. QUAIS OS TRÊS MACROCONJUNTOS DE INFORMAÇÕES? EXPLICÁ-LOS?

R - O primeiro conjunto Gerenciamento Contábil Global está ligado às informações contábeis que são necessárias para controle, acompanhamento e planejamento da empresa como um todo, e utilizados pela alta administração da companhia. Um segundo conjunto Gerenciamento Contábil Setorial de informações, objetiva utilizar os dados contábeis para controle e acompanhamento das divisões responsáveis pela produção e comercialização das linhas de produtos da empresa, de forma a segregar seus resultados. Basicamente usa as mesmas técnicas de gerenciamento contábil global, mas mais detalhadas. O terceiro tem o Gerenciamento Contábil Específico, trata das técnicas de custeamento dos produtos, contabilização e controle dos custos e informações rotineiras e gerenciais para tomada de decisão com os dados detalhados sobre seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (265.7 Kb)   docx (194.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com