TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho e Custos

Por:   •  30/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.138 Palavras (13 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LUCAS RAFAEL RAUBER

DIELLY PETRY

CONTABILIDADE DE CUSTOS

MÉTODOS DE CUSTEIO

SINOP/MT

2014

LUCAS RAFAEL RAUBER

DIELLY PETRY

CONTABILIDADE DE CUSTOS

MÉTODOS DE CUSTEIO

Trabalho apresentado para disciplina de Contabilidade de Custos I, com orientação do Prof. Me. Sérgio Guaraci Prado Rodrigues do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT Campus Universitário de Sinop.

SINOP/MT

2014[pic 1]

Sumário

INTRODUÇÃO        4

SISTEMA DE CUSTOS        5

CUSTEIO POR ABSORÇÃO        6

CUSTEIO ABC – ACTIVITY BASED COSTING        7

CUSTEIO RKW - REICHSKURATORIUM FÜR WIRTSCHAFTLICHKEIT        8

CUSTEIO PADRÃO        9

CUSTEIO VARIÁVEL OU DIRETO        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

[pic 2]

INTRODUÇÃO

Devido o avanço da globalização econômica, tecnológicos, e as tecnologias da informação, vem influenciando as empresas, dos mais diversos campos de atuação à reformularem suas atividades gerenciais e operacionais. Com isso, as empresas procuraram manter um processo contínuo de aprimoramento de tais atividades para poder se manter, dentro do patamar de concorrência acirrada no mercado capitalista e entre empresas.

A reformulação dessas atividades nas empresas ocorreu através de imposições do mercado, sejam decorrentes da competição estratégica na esfera mundial, nacional ou regional. Sendo assim forçados a estudar minuciosamente suas políticas de mercado, as necessidades e desejos dos consumidores, para que seu produto venha a ser considerado de grande qualidade e se auto manter nessa competição imposta pelo mercado.

Conforme afirma Dutra, com a descoberta das novas tecnologias, o aparecimento de sistemas complexos de produção e consequentemente crescimento das empresas, houve necessidade de maior controle. (DUTRA, 2009. p. 02).

No entanto, as empresas passaram a planejar e controlar seus custos de forma mais eficiente, assim tiveram a necessidade de se investir em tecnologia, tendo como prioridade a redução de seus custos e o melhor aproveitamento de todos os seus recursos disponíveis.

Portanto, esses sistemas, com seus diferentes métodos de custeio, se tornaram fundamental no suporte ao processo de gestão das empresas, dando aos seus gestores as informações de forma confiável para o controle e tomada de decisão. Para isso, a implantação e utilização desses sistemas, deverão ser abastecidos com informações fundamentais que se fazem necessárias para que sua produção possa ser comercializada de forma que beneficie a organização, e que satisfaça os consumidores finais.

SISTEMA DE CUSTOS

É essencial para administradores de forma geral, no exercício de suas funções gerenciais, se preocupar com as estratégica para um gerenciamento maior de seus produtos, fazendo-se necessário um sistema de custos.

Essa gestão de custos abrange um conjunto de elementos inter-relacionados, desde as operações necessárias ao custeio, passando pelas técnicas de registro e acompanhamento, até a análise e gestão de informações. Esse processo deve contar um método de custeio pré-definido, como a forma de organização de dados.

É essencial para a apuração do custo da produção, do resultado de um período e do custo unitário do produto, como exemplos temos: gasto, investimento, custo, despesa, desembolso e perda.

Gasto conforme afirma Martins "é todo sacrifício financeiro com que a entidade arca para obtenção de um produto ou serviço". (MARTINS, 2000, p. 25), é reconhecido quando da entrega ou promessa de entrega de ativos, ou seja, no momento em que existe o reconhecimento da dívida assumida ou da redução do ativo dado em pagamento e são divididos em investimento, custo e despesa.

Investimento, segundo Martins "gastos ativado em função de sua vida útil ou benefícios atribuídos a futuro (s) período (s)". (MARTINS. 2000, p. 27). Em geral é o gasto realizado para aquisição de um ativo de beneficio futuro.

Custo de acordo com Martins "gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços". (MARTINS, 2000, p. 25), portanto, o custo também é considerado e reconhecido como um gasto.

Despesa é definida por Dutra como " parcela do gasto que ocorre desligamento das atividades de elaboração dos bens e serviços. São os gastos incorridos durante as operações de comercialização". (DUTRA. 2009, p. 17). Em termos gerais e contábeis, estão ligados às áreas administrativa e comercial.

Desembolso, como demonstra Dutra "é o pagamento de parte ou do total adquirido, elaborado ou comercializado, ou seja, é a parcela ou o todo do gasto que foi pago. Desembolsar é tirar do bolso, significa pagar ou quitar." (DUTRA. 2009, p 17).

Perdas, conforme Dutra “é um gasto involuntário e anormal que ocorre sem intenção de obtenção de receita". (DUTRA. 2009, p 18), são gastos não intencionais decorrentes de fatores externos, fortuitos ou da atividade produtiva normal da empresa.

CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Custeio por absorção também pode ser chamado de Custeio Pleno ou Integral, utiliza-se quando se quer obter o resultado de produtos e serviços, os quais ocorrem ao decorrer de sua fabricação, onde tira se os custos dos produtos, os custos da área de fabricação, esses custos podem ser classificados como diretos ou indiretos, fixos ou variáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com