TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento сontabilidade

Pesquisas Acadêmicas: O desenvolvimento сontabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvimento

Etapa 1

A origem da contabilidade é tão antiga quanto a própria civilização, ela surgiu 6000 a.C. dos povos sumero-babilonicos, fenícios, etc.

A contabilidade foi por uma época chamada de época empírica (6000 a 1202 a.C.) que se caracterizou pela ausência da sistematização dos registros e pela ausência dos estudos de natureza cientifica e metodológica. A contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses e para alcançar os objetivos materiais que o homem sempre dispõe em alcançar os fins propostos, desde então a contabilidade é definida como ciência que registra e interpreta os fatos as situações financeiras, patrimônios e a economia de qualquer empresa. A contabilidade, foi evoluindo a medida que os tempos evoluíram, fazendo cada vez mais necessária a cada dia, sendo indispensável para todas as empresas.

Na civilização da suméria e da babilônia, no Egito e na China, é possível que algumas formas de contagem de bens tenham sido realizadas bem antes disto. O homem, ao inventar o numero de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, suas bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade.

Na escrita a representação de quantidade normalmente tem sido importante. E a contabilidade teve evolução relativamente lenta ate o aparecimento da moeda. A contabilidade existe desde o inicio da civilização, mas como contar o rebanho e avaliar seu crescimento se não existiam números da forma que conhecemos hoje, nem escrita e, muito menos moeda? Na monotonia do inverno, entre os balidos interruptos das ovelhas, o homem tem uma idéia, havendo um pequeno monte de pedrinhas ao seu lado, o homem separa uma pedrinha para cada cabeça de ovelha, executando assim o que o contabilista chamara hoje de inventario. Após o termino dessa missão o homem separa o conjunto de pedrinhas, guardando as com muito cuidado, pois o conjunto representava a sua riqueza naquele momento.

A contabilidade não é uma ciência exata. Ela é uma ciência social pois é a ação humana a que gera e modifica o fenômeno patrimonial. Todavia a contabilidade utiliza métodos quantitativos como principal ferramenta.

A contabilidade reflete um dos aspectos mais dominantes no homem hedonistico, isto é, põe ordem nos lugares em que reinava o caos, toma o pulso do empreendimento e compara uma situação inicial com outra mais avançada no tempo. De certa forma o “homem contador”, põe ordem, classifica, agrega a inventaria o que o “homem produtor” em seu anseio de produzir vai às vezes desordenadamente, amealhando, dando condições a este ultimo para aprimorar cada vez mais a quantidade e a qualidade dos bens produzidos sobre o que consegui ate o momento. Em termos do entendimento da evolução histórica da contabilidade, é importante reconhecer o grau de desenvolvimento das teorias contábeis e de suas praticas esta diretamente associada na maioria das vezes ao grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades ou comercial. No Brasil, inicialmente foi influenciada pela escola italiana, mas com a fundação da faculdade de ciência econômica e administração da USP em 1946, e com a instalação do curso de ciências contábeis e atuarias que o Brasil ganhou o primeiro núcleo efetivo, embora modesto, de pesquisa contábil nos moldes norte-americano, isto é, com professores dedicando-se em tempo integral ao ensino e à pesquisa, produzindo artigos de maior conteúdo cientifico e escrevendo teses acadêmicas de alto valor. Pode-se afirmar que a legislação contábil no Brasil, no que se refere às demonstrações contábeis que devem ser publicadas todos anos, principalmente para as sociedades de capital aberto, é uma das mais aperfeiçoadas do mundo, por exemplo: as leis 11.6985/07 e11.941/09.

Etapa 2

O objetivo da contabilidade e o estudo da contabilidade é o patrimônio que ela estuda e controla, registrando as alterações ocorridas.

O objetivo principal da contabilidade, portanto é o de permitir, a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia as demonstrações contábeis constituíram elemento necessário, mas não suficientes. Sob o ponto de vista do usuário externo quanto mais à utilização das demonstrações contábeis se referirem à exploração de tendências futuras, mais tendera a diminuir o grau se segurança das estimativas. Quanto mais a analise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.

Usuários da Contabilidade

Os usuários da contabilidade tanto podem ser internos como externos, ambos possuem interesses diversificados, razão pelo qual as informações contábeis devem ser amplas e fidedignas e pelo menos, suficiente para a avaliação da situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com