TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo de estudo das ciências atuarias

Relatório de pesquisa: O objetivo de estudo das ciências atuarias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.592 Palavras (11 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. Introdução.............................................................................................................4

2. Áreas de atuação da contabilidade....................................................................5

3. O objetivo de estudo das ciências atuarias.......................................................5

4. As principais características do profissional atuário.......................................6

5. Importância e função da controladoria dentro da empresa.............................7

6. Órgão regulamentador para o trabalho do atuário...........................................8

7. Regime cumulativo e não cumulativo do pis e cofins, as diferenças entre eles e o impacto no planejamento tributário.........................................................8

Elisão fiscal e evasão fiscal....................................................................................9

8. Auditoria interna e externa, aplicabilidade e características..........................10

9. A importância dos controles internos...............................................................12

10. Conclusão...........................................................................................................13

11. Referências.........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

A Contabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades para o profissional e no atual cenário empresarial, deve ser um profissional atuante nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações.

Há que se considerar também a finalidade social do contador, já que a Contabilidade é um instrumento fundamental de combate à corrupção e fraudes, seja na esfera pública, seja no âmbito das empresas privadas.

Dentre as novas perspectivas profissionais na área contábil, podem ser citadas a de Investigador Contábil, a Contabilidade Ecológica, a Auditoria Ambiental, a Contabilidade Estratégica, a Contabilidade Prospectiva (focada em modelos preditivos, voltada para cenários e ações/procedimentos futuros, a Contabilidade Internacional (conversão de balanços, conhecimentos das regras do FASB, IASC e Mercosul), Contabilidade Aplicada à Logística e outras mais.

O contador deve contribuir com todas as áreas da empresa com o objetivo de oferecer ao empresário as ferramentas necessárias para a preservação do seu patrimônio e a gestão dos negócios. Ele deve ter informações que lhe ofereça condições para avaliar o desempenho e os resultados da empresa.

ÁREAS DE ATUAÇÃO NA CONTABILIDADE

A Resolução nº 560/83 do Conselho Federal de Contabilidade destaca diversas atribuições peculiares do profissional contábil. Além destas funções relacionadas, outros mercados estão surgindo em função das mudanças tecnológicas, da globalização e de outros fatores que ampliam a cada dia o campo de ação deste profissional.

O profissional contábil poderá atuar como:

• Contador - Poderá atuar em várias áreas: Contabilidade Pública, Rural, Hospitalar, Industrial, Comercial, Imobiliária, de Seguros, de Serviços, de Transportes, de Entidades sem Fins Lucrativos, etc.

• Auditor - Área que mais cresce na profissão contábil.

• Perícia Contábil - De acordo com a Resolução do CFC nº 560/83 – art. 3º, as perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais, bem como auditorias, são atribuições privativas dos profissionais contábeis.

• Analista Financeiro - O profissional contábil poderá atuar como analista econômico-financeiro das entidades em três ângulos: análise de crédito, análise de desempenho e análise de investimento.

• Consultor - O profissional contábil poderá atuar na consultoria contábil, de acordo com a especialidade adquirida, surgindo assim um mercado considerável para prestação de serviços nas seguintes áreas: de tributos, do comércio exterior, da contabilidade aplicada, de processamento de dados, de custos, de sistemas, de análise financeira, etc.

• Outras áreas - Investigador de Fraudes Contábeis, Pesquisador, Escritor, Professor, Conselheiro, Controler, Controlador de Arrecadação, Fiscal de Tributos, Conferencista, entre outras.

O OBJETIVO DE ESTUDO DAS CIÊNCIAS ATUARIAS

As Ciências atuariais são as ciências que estudam e analisam riscos dentro da área de Economia e Finanças.

Analisar riscos e expectativas através das Ciências Atuariais são de fundamental importância para o bom desenvolvimento econômico de uma empresa, instituição ou país, pois através dessas análises é possível prever os cenários futuros. Esta previsão (baseada obviamente em ciência e não pura especulação) é cuidadosamente desenvolvida com base em bancos de dados e também em Probabilidade e Matemática Financeira.

As Ciências atuariais, assim como acontece na Meteorologia (previsão do tempo), também podem errar suas previsões, no entanto tudo é programado para que estes erros sejam os menores possíveis.

O Bacharel em Atuaria (profissional de Ciências Atuariais) além de trabalhar analisando e quantificando riscos, também pode atuar em empresas de seguros avaliando danos e administrando financeiramente o caixa das empresas para garantir que elas consigam honrar seus compromissos (pagar tudo o que devem).

O profissional de Ciências Atuariais também pode atuar juntamente com Economistas e Contadores, realizando o balanço patrimonial e cuidando da Gestão Patrimonial das empresas, planejando compras, vendas e garantindo sempre a maior valorização possível dos patrimônios.

Embora pareça uma Ciência Moderna (é pouco conhecida no Brasil), as Ciências Atuariais já existem desde o Século XIX. Elas foram desenvolvidas na Inglaterra, a partir da criação da Teoria da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com