TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O patrimônio nada mais é do que o objeto de estudo

Por:   •  23/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

        A contabilidade tem como objeto de estudo o patrimônio, a mesma analisa as variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio, que são um conjunto de bens direitos e obrigações.

As variações ocorridas são estudas  pela contabilidade, com objetivo de auxiliar no controle e nas tomadas de decisões das empresas. São analisadas através das mudanças nos bens direitos e obrigações, que são os componentes que compõem o patrimônio.

Bens é tudo aquilo que é útil e capaz de satisfazer as necessidades das pessoas é classificado em dois tipos. Direito são todos os valores, que uma pessoa ou  empresa tem a receber de terceiros. Obrigações são os valores que a pessoa ou a empresa deve a terceiros.

O principal objetivo de toda a pesquisa, foi mostrar um pouco o que é o patrimônio, do que ele é composto e para que serve.

O patrimônio é o objeto de estudo e o objetivo da contabilidade, a contabilidade faz o estudo do patrimônio com o objetivo de extrair informações que sejam úteis para as tomadas de decisões. Entre essas informações se destacam as que são de natureza econômica e financeira. As que são de natureza econômica abrangem principalmente os fluxos de receita e de despesas, que são aquelas que geram lucros e prejuízos, e são responsáveis pelas alterações do patrimônio liquido. As que são de natureza financeira envolvem principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro. (MARION, 2009, p. 37)

Em resumo, a Contabilidade abrange um conjunto de técnicas para controlar o patrimônio das organizações mediante a aplicação do seu grupo de princípios, técnicas, normas e procedimentos próprios, medindo, interpretando e informando os fatos contábeis aos donos das empresas[1].

O patrimônio não é objeto de estudo exclusivo da contabilidade. Outras  ciências, como a economia, a administração e o direito também estudam patrimônio, porem cada uma voltada para sua área.

O patrimônio é composto por um conjunto de bens, direitos e obrigações avaliado em moeda e que pertencem a uma pessoa ou empresa.

BENS

Se denomina bens as coisas úteis que são aquelas capazes de satisfazer ás necessidades das pessoas e das empresas, são todos os objetos que uma empresa possui, seja para uso, troca ou consumo. Para explicar melhor esse conceito pode se dar o seguinte exemplo:

 Temos uma empresa de compra e venda de roupas, digamos que essa empresa possua apenas os seguinte bens: balcão, prateleiras, vitrina, espelho, roupas para venda(mercadoria), sacola para embalagem, material para limpeza da loja, erva mate e uma quantia de dinheiro. Assim temos:

BENS DE USO

BENS DE TROCA

BENS DE CONSUMO

  • Balcão
  • Prateleiras
  • Vitrina
  • espelho

  • Roupas para venda(mercadoria)
  • Dinheiro
  • Sacola para embalagem
  • Material para limpeza
  • Erva mate

Tabela 1: Tipo de bens.

Fonte: do autor.

Se tem dois tipos de bens, os tangíveis (materiais) e os intangíveis (imateriais). Os tangíveis são aqueles que possuem uma forma física, que podem ser tocados, que são, veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis etc. Os intangíveis são aqueles que não possuem uma forma física, que não podem ser tocados, que são, marcas, patentes de invenção etc.

        Os bens podem ser divididos ainda em:

  • Bens móveis: são aqueles que podem ser removidos do seu lugar. Exemplo: mesas, veículos, computadores, dinheiro, mercadorias etc.
  • Bens imóveis: são aqueles que não podem ser removidos de seu lugar.         Exemplo: terrenos, edifícios, árvores etc.

DIREITOS

São todos os valores que uma pessoa ou uma empresa tem a receber de terceiro. Quando é vendido uma mercadoria a prazo, a empresa não recebe o dinheiro no momento da venda, mas sim alguns dias depois. Assim a empresa passa a ter um direito de receber do cliente o valor da mercadoria vendida.

Em relação á empresa, o direito a receber mais comum decorre das vendas a prazo, ou seja, quando se vendem mercadorias a outras empresas, o pagamento não é efetuado no ato, mas no futuro; a empresa vendedora emite uma duplicata como documento comprobatório. Esse direito denomina-se duplicatas a receber. ( MARION, 2009, p.39)

Pode-se ressaltar que os direitos não se originam apenas de vendas de mercadoria a prazo, mas também de prestações de serviço a receber, alugueis a receber, empréstimo a receber etc.

OBRIGAÇÕES

São todos aqueles valores que uma pessoa ou empresa deve a terceiros. Quando uma empresa compra mercadorias a prazo, ela não efetua o pagamento no ato da compra, mas sim alguns dias depois. Assim a empresa passa a ter uma obrigação de pagar o fornecedor.

Uma obrigação exigível bastante comum nas empresas é a compra de mercadorias a prazo (exatamente o contrário de duplicatas a receber): ao comprar a prazo, a empresa fica devendo para o fornecedor da mercadoria; por essa razão essa dívida é conhecida como fornecedores, embora também possa ser denominada duplicata a pagar. ( MARION, 2009, p. 40)

Pode-se ressaltar que as obrigações não surgem só das compras de mercadorias a prazo, mas também da compra de outros bens ou serviços, do pagamento mensal do aluguel, de empréstimos de dinheiro de terceiros, pagamento de salários etc.

ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS DO PATRIMÔNIO

Para saber o tamanho de um patrimônio é necessário que seja especificado os seus aspectos, não basta apenas disser que o patrimônio da empresa é composto por: bens, direitos e obrigações.

O aspecto qualitativo tem como finalidade especificar a natureza de cada um dos bens, direitos e obrigações, mas ainda não é suficiente para determinar o tamanho do patrimônio da empresa. Observe o quadro 1, nele estão os aspectos qualitativos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (60.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com