TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que dá pra fazer com um trilhão em dez anos?

Por:   •  14/4/2021  •  Resenha  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

O que dá pra fazer com um trilhão em dez anos?

A reforma da previdência proposta pelo governo Bolsonaro promete economizar 1,236 trilhões de reais em 10 anos. O objetivo do autor foi trazer em pauta usos para esse dinheiro.

        Menezes de primeiro cita o acesso à água potável e tratamento de esgoto pelo Brasil. Considerando que mais da metade do esgoto no país não é tratado e que dezena de milhões de brasileiros que não tem acesso a água potável, ONGs como o Instituto Trata Brasil estimam o custo de R$ 300 bilhões para resolver o problema de saneamento básico.

Outro caso seria a duplicação e extensão de sistemas de metrô, reduzindo consideravelmente o problema de mobilidade para mais de 60 milhões de brasileiros das principais capitais do país. Isso custaria cerca de R$ 220 bilhões para seus 432 km de extensão.

Por fim é citado o pagamento de 10% da dívida bruta do setor público, o que custaria cerca de 530 bilhões de reais. O FMI (Fundo Monetário Internacional) estima que em 2019 o Estado deva alcançar o posto de mais endividado entre as economias emergentes. Além disso, o Brasil acumula déficits desde 2014 principalmente pelo sistema previdenciário, cujos gastos crescem mais do que a economia brasileira há 30 anos.

O texto apresentou 3 questões problemáticas no país, sendo apresentados como um ponto de partida para o entendimento do que esse trilhão implicará no Brasil.

O que dá pra fazer com um trilhão em dez anos?. [S. l.]: Pedro Menezes, 27 fev. 2019. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/colunistas/pedro-menezes/o-que-da-pra-fazer-com-um-trilhao-em-10-anos/>. Acesso em: 7 nov. 2019.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (450.5 Kb)   docx (414.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com