TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que ética

Por:   •  3/11/2015  •  Resenha  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Cultura e Dever

Cada pessoa tem sua cultura e valores que são cultivados e definidos no decorrer da vida. Dentro de uma sociedade, qual a relação que pode ser feita entre o dever, a cultura e a ética¿

A ética é um conjunto de princípios que nos permite ver a vida cotidiana de diversos ângulos, é uma espécie de princípios morais do comportamento humano, é um pensar sobre o modo de se relacionar, somado com a liberdade para decisões próprias, assim ela explora, esclarece e investiga a realidade vivida. A Cultura é uma união de costumes, tradições, valores e opiniões formadas dentro de cada sociedade, ela impõe os deveres a ser seguidos de acordo com cada realidade. Já o dever ou a moral é a aceitação desses costumes e valores impostos pela sociedade, dessa forma podemos dizer que existe uma relação entre a cultura, a ética e o dever.

Sabemos que o ser humano é uma grande incógnita existente no mundo, pois desde seu nascimento tem o comportamento e reações indefinidas, porém são rodeados por muitas expectativas proferidas pelos seus pais e avós, que imaginam seu futuro seguindo a cultura e valores vividos por eles. Porem como somos seres pensantes que nascemos com instintos, os quais são moldados ao decorrer da vida, através de costumes, opiniões e deveres impostos dentro da sociedade em que vivemos, não seguimos exatamente o que era imposto anos atrás, pois a cultura e os deveres mudam de acordo com a realidade.  Dessa forma os conceitos morais e éticos dentro de uma vivência cultural com o passar do tempo vão se atualizando e o que há alguns anos era considerado imoral, nos dias atuais já não é visto desta forma ou vice e versa.

Assim vivemos em uma sociedade que está em constante aperfeiçoamento, baseada em costumes e valores de uma cultura que é vivenciada quase sem questionamentos dentro do seu tempo, como religiões, famílias e política. É como se esses valores tivessem prazo de validade, pois aos poucos a visão de certo e errado vai se alterando. E para comprovar isso não é necessário comparar épocas muito distantes, pois se fizermos uma análise de como as mulheres eram tratadas no tempo de nossos avós, já podemos ter uma noção do quanto o modo de vida mudou. Naquela época, por exemplo, a mulher não tinha opinião, o casamento era arrumado pela família, ela vivia para as obrigações domésticas, para os filhos e marido, não podia trabalhar fora, não tinha direito ao divórcio, muitas vezes eram infelizes e não podiam expressar isso, pois caso contrário eram mal vistas diante da sociedade. Na época a cultura e a ética era a mulher viver dessa forma, o que nos tempos atuais esse conceito mudou. Claro que ainda existe discriminação, mas já não são da grande proporção, são de pessoas que devido a cultura que vivenciaram, acreditam que essa forma de vida ainda é a mais correta.

Devido a isso podemos ver o quão forte é o traço da cultura para cada individuo, pois mesmo diante daquela realidade infeliz ainda acham que o correto é a mulher ser submissa. Porém mesmo assim a grande parte não concorda mais com essa realidade, as filhas e netas não aceitam viver como suas avós ou mães e com isso com o passar do tempo as mulheres ganharam espaço na sociedade através muita lutas e opiniões formadas e impostas por elas, assim tiveram mais liberdade e aceitação. Dessa forma podemos ver o que coloca Hegel que distingue duas morais, a moral aberta, que seria a da questão das mulheres, a qual foi mudada através de criticas e a moral fechada que não pode ser mudada, a qual é tratada com muita naturalidade a ponto de ninguém questionar, o que não foi o caso desse assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com