TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS LIVROS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS, LIVROS AUXILIARES E SISTEMAS CONTÁBEIS DO TERCEIRO SETOR

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ-UNIC FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LIVROS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS, LIVROS AUXILIARES E SISTEMAS CONTÁBEIS DO TERCEIRO SETOR

ANDRÉIA SILVANO DE ANDRADE JOYCE EMILY DA SILVA ALMEIDA ISABELLE AZEVEDO OLIVEIRA FABIOLA RODRIGUES CAIXETA FRANCIANE APARECIDA

CUIABÁ/MT 2017/2


[pic 3]        [pic 4]

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ-UNIC FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LIVROS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS, LIVROS AUXILIARES E SISTEMAS CONTÁBEIS DO TERCEIRO SETOR

ANDRÉIA SILVANO DE ANDRADE JOYCE EMILY DA SILVA ALMEIDA ISABELLE AZEVEDO OLIVEIRA FABIOLA RODRIGUES CAIXETA FRANCIANE APARECIDA

Trabalho apresentado como requisito à obtenção de nota oficial, à Faculdade de Ciências Contábeis turma 8º semestre B.

Orientadora: Profª Adriana Soares da Silva

CUIABÁ/MT 2017/2


RESUMO

As entidades do Terceiro Setor exigem um padrão específico de registro contábil para que possam produzir prestações de contas compatíveis com sua realidade, a fim de oferecê-las à sociedade civil e ao Estado, seus mantenedores. Desse modo, entende-se que essas entidades devem proceder ao registro contábil valendo-se de uma contabilidade orçamentária, para que seus conselhos (fiscal e de administração) possam acompanhar com fidelidade a implantação, as alterações e a execução do orçamento anual, aprovado anteriormente.

Palavras-chave: Terceiro setor; livros obrigatórios; livros auxiliares; sistemas contábeis.


ABSTRACT

The entities of the Third Sector require a specific standard of accounting registration so that they can produce benefits compatible with their reality, in order to offer them to civil society and to the State, its maintainers. Accordingly, these entities are required to carry out the accounting record using a budget accounting, so that their boards (fiscal and administration) can follow with fidelity the implementation, changes and execution of the annual budget, previously approved .

Keywords: Third sector; compulsory books; auxiliary books; accounting systems.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        6
  2. LIVROS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS        7
  1. Livros Diários        7
  1. Autenticação        7
  2. Lançamentos        8
  3. Termo de abertura e encerramento        8

2.2 Livros Razão        8

  1. LIVROS AUXILIARES        9
  1. Livro Caixa        9
  2. Livro de Inventário        9
  3. Livro de Entrada de Mercadorias        9
  4. Livro de Saída de Mercadorias        9
  5. Livros Registro de Estoque        9
  1. SISTEMAS CONTÁBEIS        10
  1. Sistemas orçamentário        10
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        11
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos o assunto a respeito de escrituração contábil que é a primeira e mais importante das técnicas contábeis, sabemos que todo fato da entidade deverá ser escriturado, para isso utilizaremos os livros auxiliares, que devem seguir critérios de acordo com a legislação, alguns livros são obrigatórios, tais como o Livro Diário e o Livro Razão que de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade devem ser registros permanentes da empresa e sua finalidade é fornecer a pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado, já outros são facultativos, ou seja, não são exigidos por lei, mas muitos contadores utilizam para maior controle das atividades realizadas pela entidade.


  1. LIVROS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS

A escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão

Dos livros contábeis, os obrigatórios, são: o Livro Diário, onde todas as ocorrências dos fatos contábeis são lançadas em ordem cronológica, e estão descritos a data, a conta contábil, o histórico e o valor do lançamento; o outro livro é o Razão, este tem as mesmas informações do anterior, mas o que os difere é que os lançamentos, além da ordem cronológica aparecem, individualizadas e em ordem numérica conforme o elenco de contas da entidade

Assim como os relatórios, o livro razão e o diário também devem ser elaborados, emitidos e assinados por contador responsável e empresário de acordo com as legislações dos regimes tributários.

  1. Livros Diários

O livro Diário é obrigatório pela legislação comercial, e registra as operações da empresa, todos os fatos que afetam o patrimônio, em ordem cronológica de dia, mês e ano,podendo contar com livros auxiliares para registrar operações específicas ou a movimentação de determinadas contas.

A escrituração do Diário deve obedecer as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Sua inexistência, para as empresas optantes pelo Lucro Real, ou sua escrituração em desacordo com as normas contábeis sujeitam a empresa ao arbitramento do Lucro, para fins de apuração do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro.

2.1.1 Autenticação

O livro Diário deverá ser autenticado no órgão competente do Registro do Comércio, e quando se tratar de Sociedade Simples ou entidades sem fins lucrativos, no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede.

Em caso de escrituração contábil em forma digital, não há necessidade de impressão e encadernação em forma de livro, porém o arquivo na forma digital, autenticado pelo registro público competente, deve ser mantido pela entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com