TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATENDIMENTO E MOTIVAÇÃO NO SISTEMA ORGANIZACIONAL DO SETOR PÚBLICO: EMPRESA PÚBLICA CAESB

Por:   •  31/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.117 Palavras (21 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE PROJEÇÃO

MÁRCIO ANDRADE DA SILVA

ESCOLA DE NEGÓCIO

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

ATENDIMENTO E MOTIVAÇÃO NO SISTEMA ORGANIZACIONAL DO SETOR PÚBLICO: EMPRESA PÚBLICA CAESB

TAGUATINGA

2016

Márcio Andrade Da Silva

ATENDIMENTO E MOTIVAÇÃO NO SISTEMA ORGANIZACIONAL DO SETOR PÚBLICO: EMPRESA PÚBLICA CAESB

Trabalho do terceiro semestre, da disciplina de Projeto Integrador I, como requisito básico para cursar a disciplina de Projeto Integrador II, da Faculdade Projeção de Taguatinga, DF.

Orientador(a): Márcia Costa Ribeiro de Abreu

TAGUATINGA

2016

SÚMARIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................4

ATENDIMENTO...............................................................................................8

TREINAMENTO.............................................................................................11

MOTIVAÇÃO ................................................................................................12

Gerencialismo Brasileiro ...............................................................................12

 Motivação e Expectativa ..............................................................................14

 Avaliação de Desempenho...........................................................................15

CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................23

REFERÊNCIAS.............................................................................................24


INTRODUÇÃO

As observações realizadas no órgão visavam à constatação de problemas no lugar, desde a infraestrutura aos próprios servidores. Um dos problemas constatados foi no atendimento, pois os atendentes não eram capacitados/treinados para conceder informações exatas auxiliando na resolução dos problemas dos clientes, visto que os funcionários além de fornecer informações precisas também tem de agir com segurança e presteza em seu ambiente de trabalho, o que não acontecia, fazendo com que os funcionários recorressem, na maioria das vezes, aos cargos superiores do órgão para tirar dúvidas, isso é consequência da falta de treinamento não fornecida pelo órgão, fazendo com que o atendimento se torne demorado.

Com o treinamento esse tipo de problema seria evitado, mas as ações de treinamento, dentro das organizações, precisam ser contínuas. Os treinamentos precisam estar de acordo com as reais necessidades da organização, evitando a desmotivação causada pela ausência de treinamento e pela falta de aplicação do treinamento durante o exercício das funções no cargo.

O ambiente fica propicio à desmotivação dos seus funcionários tendo em vista que não há uma transparência na forma de alocação dos servidores, e de não haver métodos motivacionais dentro da entidade, na qual o plano de bonificação anual (PBA) foi retirado das carreiras dos empregados, fazendo com que houvesse uma diminuição no rendimento dos mesmos.

Palavras-chaves: Atendimento ao público, Motivação, Treinamento.

1.   IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO  

1.1. DADOS OFICIAIS  

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb é uma sociedade de economia mista, regida pela Lei das Sociedades Anônimas, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto do Distrito Federal.  

Com a sede situada na cidade satélite Águas Claras na Avenida Sibipiruna lotes 13 a 21- centro de gestão águas emendadas. Sua estrutura organizacional é composta por uma presidência, 11 (onze) assessorias, 4 (quatro) diretorias,6 (seis) superintendências e (55) cinquenta e cinco gerências. Abrange também em todo Distrito Federal 14 (catorze) escritórios regionais para atendimento ao público nas seguintes cidades satélites: Brasília, Sobradinho, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, São Sebastião, Taguatinga, Gama, Ceilândia, Santa Maria, Samambaia, Recanto das Emas, Planaltina e Brazlândia.  

1.2. HISTÓRICO  

As atividades de saneamento básico do Distrito Federal surgiram junto com a construção da capital, foi criada a Divisão de Água e Esgotos, vinculada à Novacap. A primeira implantação de obras na capital foi na cidade satélite Santa Maria e Torto, e logo após abastecer todo o Plano Piloto e os órgãos da administração federal.  

Em 1959, a Divisão transformou-se em Departamento de Água e Esgoto. Na área de saneamento foi criado o Serviço Autônomo de Água e Esgoto do DF, em 1964. Mas  logo a Novacap decidiu transformá-lo novamente em Departamento de Água e Esgoto.  

Em 8 de abril de 1969, pelo Decreto-Lei nº 524,foi  criada a  Companhia de Água e Esgotos de Brasília Caesb. Por meio da Lei 2.416, de 06 de julho de 1999, a Caesb passou a ser denominada Companhia de Saneamento do Distrito Federal e teve ampliado o seu mercado no que diz respeito à diversificação de produtos, podendo atuar em todo território nacional. Além disso, foi criada a possibilidade de realizar a abertura de seu capital social.  

Em 18 de janeiro de 2005, a Lei nº 3.559 alterou a Lei nº 2.416, mudando a denominação da empresa para Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, ampliando a área de atuação da empresa para outros países, bem como incluindo, em suas competências, a possibilidade de prestar serviços na área de resíduos sólidos.  

  1.3. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO, MISSÃO, VISÃO E VALORES.

 A CAESB tem como negócio soluções e gestão em saneamento ambiental. Tendo como missão desenvolver e implementar soluções e gestão em saneamento ambiental, contribuindo para a saúde pública, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico. E os valores são: Ética, Qualidade, Satisfação do Cliente, Responsabilidade Social e Ambiental e Sustentabilidade Econômico-Financeira. Já a visão é de ser uma empresa referência em soluções e gestão em saneamento ambiental, com a qual as pessoas tenham orgulho e prazer em trabalhar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (514.6 Kb)   docx (312.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com