TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

Por:   •  3/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

ABRAHAM LINCOLN ABREU

ALESSANDRO LIMA MALAGUETA

GIOVANA BRANDÃO

IEVELINE FRANÇA

JORDAN GUARRIDO

PAMELA LIMA

RAFAEL SALAZAR

PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

MANAUS

2015

ABRAHAM LINCOLN ABREU -

ALESSANDRO LIMA MALAGUETA - 21554664

GIOVANA BRANDÃO DE SOUZA - 21554121

        IEVELINE SOUZA LEOPOLDINO FRANÇA - 21554946

JORDAN GUARRIDO -  21554120

PAMELA LIMA - 21552557

RAFAEL DOS REIS SALAZAR 21554113

PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

[pic 1]

PROFESSORA: SILVIA ELAINE

MANAUS

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO4

2. JUSTIFICATIVA5

3. DESENVOLVIMENTO12

3.1. PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE 12

3.1.1 ENTIDADE12

3.1.2.OPORTUNIDADE13

3.1.3 CONTINUIDADE14

3.1.4REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

3.6.COMPETENCIA

3.7 PRUDÊNCIA

4. CONCLUSÃO

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS17

21554946

SOUZA LEOPOLDINO

Introdução

Este trabalho buscar apresentar de maneira clara e direta os princípios fundamentais da contabilidade

                                                                                

                              Princípios da contabilidade

O que é contabilidade, para que serve, qual o ponto de partida para entendê-la e como aplicá-la na empresa?

Essas são algumas questões para quais procuramos respostas.

O estudo de contabilidade pode ser comparado, também, com a construção de uma casa, na qual cada tijolo deve ser cuidadosamente colocado, para que a obra seja resistente e bem acabada, assim é o estudo da contabilidade que necessita da compreensão de cada conteúdo estudado, para melhor o assimilar, assim sempre fica mais fácil compreender o próximo conteúdo

Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor.

1.1Princípio da Entidade

        O princípio da entidade consiste no reconhecimento do patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, ou seja, a empresa tem autoridade sobre ela mesma.

 Condiz também na diferenciação das contas da empresa com as contas particulares e dos sócios, sejam elas dos donos, diretores, dirigentes, etc.  Ou nas contas de uma empresa com outra mesmo que sejam do mesmo dono ou grupo de donos.

Vejamos um exemplo de diferenciação das contas da empresa e do proprietário. O proprietário fez um gasto de cinco mil reais apenas com despesas pessoais – conta de telefone, gasolina, etc. Ele chega ao tesoureiro de sua empresa exigindo-lhe que dê um jeito de pagar essa conta de despesa. O tesoureiro ,por sua vez, vendo que seu próprio emprego está em jogo, decide pagar essas contas usando os recursos financeiros da empresa. Atitudes como essa, interfere diretamente nos resultados da empresa. Nesse caso a Entidade vai limitar a relação dono-empresa contribuindo para a saúde financeira da mesma. Às vezes, quando esse principio não é seguido à risco dentro de uma organização/empresa, gera o falecimento desse patrimônio antes mesmo dos seis anos de vida. Mas também há casos em que o próprio dono paga as dividas da empresa com o dinheiro dele, isso principalmente ocorre em microempresas.

Agora, um exemplo do princípio da Entidade em relação a empresas com o mesmo dono. No Grupo Silvio Santos há duas empresas : a Jequiti e o Baú da Felicidade. O principio da Entidade vai limitar que os gastos da Jequiti não sejam pagos pela receita do Baú da Felicidade. E vice-versa.

Ou então, por exemplo, que o canal televiso das Organizações Globo arque com as despesas da Rádio Globo. Ambas são empresas diferentes mas com o mesmo dono. Portanto, para o próprio sucesso delas, não deve-se misturar as duas contas referentes a cada empresa.

A Entidade possui peculiaridades muito próprias que jamais devem ser violadas. O ferimento à esse principio pode comprometer seriamente na saúde da empresa e na organização como um todo, devendo sempre ser respeitado os seus limites e fronteiras.

Princípio da Oportunidade

A contabilidade por se tratar de uma ciência, depende logicamente de viés e bases muito bem elaboradas e delimitadas, logo trataremos de um de seus mais indispensáveis alicerces, o Princípio da Oportunidade.  

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), através da Resolução CFC nº 750/1993 definiu o Princípio da Oportunidade da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (209.9 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com