TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS DE APURAÇÃO E RATEIO DE CUSTOS

Por:   •  2/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

CAPÍTULO XVI

PROCESSOS DE APURAÇÃO E RATEIO DE CUSTOS.

Como pôde ser visto através do capítulo anterior, a determinação de uma rotina de apuração e controle dos custos incorridos ao longo do desenvolvimento das atividades comerciais de uma empresa é de suma importância para a acertada determinação do preço de venda dos produtos por ela comercializados.

Assim sendo, o principal objetivo desse capítulo é a apresentação de alguns conceitos novos de custos, bem como das práticas decorrentes para o processo de apuração e rateio.

Dentro desse contexto pode-se dizer que os principais conceitos sobre custos são os seguintes:

• CUSTOS FIXOS: são todos os custos – esforços de produção – que mantém sempre os mesmos valores, ou o mais próximo disso, independentemente dos volumes de produtos que estejam sendo produzidos pela empresa. Um exemplo bastante claro é o da depreciação de máquinas, determinada em acordo com o estabelecido pelo Regulamento de Imposto de Renda de 1999 e pela lei 6.404;

• CUSTOS VARIÁVEIS: são todos os custos que, efetivamente, variam em decorrência direta do volume de produtos que está sendo gerado pela empresa. O exemplo mais simples para esse caso é o de matérias primas que, sem sombra de dúvidas, são consumidas em maior, ou menor, grau de acordo com o planejamento de produção da empresa;

• CUSTOS DIRETOS: são todos os custos que podem ser apropriados a um determinado produto de maneira simples e direta – como o próprio nome diz – não havendo a necessidade da implantação de um critério de rateio para a apropriação do mesmo. Um exemplo para esse caso seria, também, a matéria prima necessária para a confecção de um determinado produto, tendo em mente que a empresa tenha a política de controle de seus custos nesse nível de detalhe;

• CUSTOS INDIRETOS: são todos os custos que exigem a adoção de um critério/principio para que possam ser devidamente atribuídos à soma total dos custos de determinado produto. Um exemplo desse caso seria o salário do chefe de produção da fábrica que, pela natureza de seu cargo, atende a várias linhas de produção com vários produtos sendo gerados ao mesmo tempo.

Assim sendo, diante da complexidade que a classificação de custos oferece, pode-se afirmar que há 4 tipos de custos, como pode ser visto através da tabela 16.1.

Tabela 16.1 – Tipos de custos existentes

DIRETO INDIRETO

VARIÁVEL Variável/Direto Variável/Indireto

FIXO Fixo/Direto Fixo/Indireto

Há, ainda, alguns autores que definem que se a variação dos custos não acompanha, em magnitude, as variações da produção física da empresa, esses podem ser ditos SEMI-FIXOS ou SEMI-VARIÁVEIS, mas esse capítulo irá se ater apenas aos casos mais simples.

Diante dessa complexidade, é muito importante que o contador, ou responsável pelo controle de custos da empresa tenha em mente que o processo de determinação do valor de seus estoques necessita de controles paralelos muito justos e acertados, dentro da realidade produtiva em que a empresa se encontra.

A figura 16.1 apresenta um fluxograma de processo de determinação de valores de estoques.

Figura 16.1 – Processo de Determinação de Valor dos Estoques da Empresa.

Fonte: MARTINS.

Dentro desse contexto é importante que se tenha claro em mente que o conceito de rateio consiste no CRITÉRIO DE DIVISÃO/APROPPRIAÇÃO DOS CUSTOS ENTRE OS PRODUTOS GERADOS PELA EMPRESA sendo ele o mais justo e prático possível.

Para que fique bem claro em que consiste cada um desses conceitos vistos até agora, os mesmos serão estudados através do exemplo que segue:

Considere que você seja o responsável pelo controle dos custos de sua empresa e que, nesse momento, caiba a sua responsabilidade a determinação do valor dos estoques dos três produtos básicos gerados por sua companhia. Saiba que a mesma é uma fabricante de objetos de metal.

1º. Passo: Determinação dos custos incorridos ao longo do mês:

Custo Valor – R$

Matérias-primas 550.000

Mão-de-obra (produção) 220.000

Mão-de-obra (serviços assessórios) 280.000

Depreciação da fábrica 60.000

Manutenção de máquinas 350.000

Seguros da fábrica 26.000

Materiais diversos da fábrica 5.000

Energia elétrica da fábrica 100.000

TOTAL 1.591.000

2º. Passo: Segregação dos custos entre diretos e indiretos:

CUSTOS DIRETOS CUSTOS INDIRETOS

Item Valor Item Valor

TOTAL TOTAL

TOTAL GERAL

3º. Passo: Estabelecimento de critérios para os rateios de custos

Para que possa ser definido qualquer processo de rateio/apropriação de custos faz-se necessário conhecer o processo de produção da empresa. Com o levantamento de dados primários é possível obter as seguintes informações:

MATÉRIA PRIMA QUANTIDADE

PRODUTO A 400 KG

PRODUTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com