TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE REDES

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

                                                   TIPOS DE REDES

  1. Redes de Computadores

Uma Rede de Computadores é formada por um conjunto de módulos processadores, capazes de se comunicar através de um sistema de comunicação que podem trocar informações e compartilhar recursos, tais como: dados, impressoras, e-mails, entre outros, conforme ilustrado na Figura 1.1.

                                   [pic 1]

                                      Figura 1.1: Redes de computadores.

O sistema de comunicação se constitui de um arranjo topológico que interliga vários módulos processadores através de enlaces físicos (meios de transmissão) e de um conjunto de regras com o fim de organizar a comunicação (protocolos).

Esse tipo de rede pode ter aplicações comerciais, domesticas e móveis.

 

  1. Tipos de Redes.

  1. Redes Locais (Local Area Networks- LANs)

Surgiram para viabilizar a troca e o compartilhamento de informações e dispositivos periféricos ( recursos de hardware e software), permitindo a interconexão de equipamento de comunicação de dados em um ambiente de trabalho cooperativo, ou seja, numa pequena região. Uma rede local  possui altas taxas de transmissão e baixas taxas de erro, e são em geral de propriedade privada.

  1.  Redes Metropolitanas ( Metropolitan Area Networks- MANs)

Uma rede metropolitana apresenta características semelhantes as redes locais, sendo que as MANs, em geral, cobrem distancias maiores do que as LANs, operando em velocidades maiores. Seu acesso é geralmente de propriedade privada..

  1. Redes Geograficamente Distribuídas ( Wide Area Networks- WANs)   

Surgiram da necessidade de se compartilhar recursos especializados por uma maior comunidade de usuários geograficamente dispersos. Tais redes são em geral públicas, podem ser gerenciados e de propriedade de grandes operadoras, tanto publicas como

privadas, mas seu acesso é geralmente público.

  1. Topologia de Redes

Refere-se á forma como os enlaces físicos e os nós de comutação estão organizados, determinando os caminhos que existem e que são utilizáveis entre quaisquer pares de

estações que estão conectadas a essa rede.

  1. Linhas de comunicação

Ao organizar os enlaces físicos num sistema de comunicação podemos encontrar diversas formas possíveis de utilização das linhas de transmissão. As ligações físicas podem ser de dois tipos: ponto a ponto ou multiponto.

Ligações ponto a ponto se caracterizam pela presença de apenas dois pontos de comunicação. Nas ligações multipontos se caracterizam pela presença de três ou mais dispositivos de comunicação podendo  utilizar o mesmo enlace (figura 1.2).

[pic 2]             [pic 3]

  1. Comunicação no enlace

A forma de utilização do meio físico que conecta estações dá origem á seguinte classificação sobre a comunicação no enlace (figura 1.3).

Simplex: utiliza  apenas  um dos dois sentidos de transmissão.

Half-duplex:  utiliza os dois possíveis sentidos de transmissão, sendo um por vez.

Full-duplex: utiliza os dois sentidos de transmissão simultaneamente.

                         [pic 4]

              Figura 1.3: Comunicação simplex, half-duplex e full-duplex.

  1. .Tipos de topologias:
  1. Topologia Estrela:

Consiste em um computador central conectado  a vários computadores menores ou terminais. O problema desse tipo de rede é a sua vulnerabilidade, pois caso o computador central parar de funcionar automaticamente os computadores menores também iram parar ( Figura 1.4)

                 [pic 5]

                                                 Figura 1.4: topologia de rede estrela.

  1. Topologia  Anel:

Consiste em estações conectadas através de um caminho fechado. Os dados são passados pelo anel de um computador para outro e sempre fluem em uma direção. A desvantagem desse tipo de rede é que caso sejam redes de muitos pontos a mensagem demoraria a chegar, devido que percorreria um numero muito grande de nós até chegar a estação destino (Figura 1.5).

                   [pic 6]

                      Figura 1.4: topologia de rede Anel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (499.8 Kb)   docx (451.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com