TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivo de estudo das ciências atuariais

Pesquisas Acadêmicas: Objetivo de estudo das ciências atuariais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.821 Palavras (12 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

Nesta Produção textual, veremos que contabilidade, como ciências, possui diversas subdivisões, também conhecidas como especialidades, que tem como objetivo uma determinada área de atuação, dentre essas áreas específicas da ciência contábeis, podemos citar a Auditoria, Planejamento Tributário, Atuário, Controladoria entre outras.

A auditoria têm por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.

O Planejamento Tributário visa reduzir a carga tributária utilizando-se de um estudo prévio de acordo com cada atividade empresarial.

Atuário é especialista em mensurar e administrar riscos.

A Controladoria por sua vez é responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão entre outras que transcorreremos na apresentação que se segui.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1.1 O OBJETIVO DE ESTUDO DAS CIÊNCIAS ATUARIAIS

Análise de riscos em administração de seguros, planos de previdência e fundos de pensão é a principal função das Ciências Atuariais, que utiliza conhecimentos nas áreas da matemática estatística e financeira. O profissional de ciências atuariais trabalha para analisar e quantificar esses riscos, também analisando as áreas de previdência complementar, planos de saúde e capitalização.

Seu objetivo central é detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciárias. Esse profissional também define o nível de reservas que cada empresas deve ter como garantia para o pagamento dos seguros contratados pelos clientes.

Por meio da matemática estatística e financeira, ele estuda o nível de incidência de doenças, falecimentos, acidentes de trabalho, acidentes de trânsito e perdas decorrentes por fenômenos naturais. As Ciências Atuariais está envolvida com o controle e planejamento de riscos financeiros de curto, médio e longo prazo.

2.1.2 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL ATUÁRIO.

Uma boa formação em matemática e estatística, conhecimento em administração, contabilidade, legislação, processamento de dados, economia e comunicações, responsabilidade, capacidade de observação, visão de projeto, capacidade de concentração, capacidade de distinção de prioridades, interesse pelo mercado financeiro e pelo mundo dos negócios, facilidade de aprendizado, capacidade de gerenciamento, metodologia , capacidade de percepção ambiental e agilidade.

Com esse perfil, o profissional da área de Ciências Atuariais conquistou seu espaço em um segmento que cresce na economia brasileira, o setor de seguros e previdência.

3 A IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DA CONTRALADORIA DENTRO DA EMPRESA

As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão. É claro que estamos falando da controladoria!

A necessidade de manter a empresa sempre competitiva exige uma equação que une produtividade e eficiência, à alta lucratividade a custos menores; então, uma função que antes era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica, mas suprir a demanda por controladoria tem sido um dos grandes problemas para as empresas.

Para ser um bom controller é necessário ter o conhecimento em gestão organizacional, de recursos humanos, supply e produção, por exemplo. Este conhecimento vem de um controle preciso de indicadores da empresa, que envolvem um melhor gerenciamento da contabilidade, dos custos, das finanças e da tecnologia da informação, dentre outros. O controle precisa envolver auditorias complexas e que cheguem ao nível de detalhes não demonstrados diretamente em relatórios contábeis.

O controller precisa demonstrar a capacidade de prever os problemas que poderão surgir e de coletar as informações necessárias para a tomada de decisões, visando à implantação de ações de melhorias. Precisa fornecer as informações em linguagem clara, simples e direta aos usuários e principalmente traduzir os fatos, uma vez que os números isolados não auxiliam a administração da empresa.

O que as empresas vêm buscando é um profissional que esteja capacitado e disposto a assumir o papel de conselheiro imparcial e não de um crítico insatisfeito.

A controladoria é um papel gerencial que precisa ser desenvolvida por um profissional contábil capacitado e com um conhecimento amplo. A busca contínua por atualização e por novas soluções são apenas o começo de um caminho para quem pretende seguir neste mercado.

4- ÓRGÃO REGULAMENTADOR PARA O TRABALHO DO ATUÁRIO

O INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA - IBA é uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem por objetivos: incentivar e proporcionar a pesquisa, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da ciência e da tecnologia dos fatos aleatórios de natureza econômica, financeira e biométrica, em todos os seus aspectos e aplicações; colaborar com as instituições de seguro, saúde e capitalização, previdência social e complementar, organizações bancárias e congêneres; e, cooperar com o Estado, no campo de atuação do profissional de atuária e na implementação da técnica atuarial.

Para que isso seja possível, o IBA conta com várias comissões de trabalho que se reúnem, periodicamente, em sua sede para discutir questões técnicas e auxiliar na tomada de decisões.

5- REGIME CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO DO PIS E COFINS

As diferenças entre eles e o impacto no Planejamento Tributário

5.1.1 REGIME DE INCIDÊNCIA NÃO CUMULATIVOS

O regime não cumulativo do PIS e do COFINS consiste em deduzir, dos débitos apurados de cada contribuição, os respectivos créditos admitidos na legislação.

Exemplo:

Débitos do PIS apurados: R$ 10.000,00

Créditos do PIS apurados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com