TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Empresarial - Orçamento de Capital

Por:   •  30/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

Administração Financeira

Orçamento Empresarial - Orçamento de Capital

  1. Introdução

O orçamento de capital no linguajar econômico-financeiro é um instrumento que vem como um planejamento maior que a empresa adota para sua estrutura organizacional, visando o aumento da riqueza dos proprietários.

        Os orçamentos de capital são ferramentas bem utilizadas pelas empresas no planejamento e controle. À divulgação das diretrizes fazem com que os administradores fiquem bem à frente e isso contribui para melhor aproveitar as oportunidades.

Sendo o orçamento de capital a expressão quantitativa de uma estratégia de ação futura, ela pode abranger aspectos financeiros e não-financeiros dessas estratégias para um determinado período, preparando dessa forma a companhia para seguir no período vindouro.

Estabelecer com antecedência o planejamento das ações a serem executadas, visando estimar os recursos a serem empregados e definir as atribuições de responsabilidades em relação a um período futuro determinado com o objetivo de serem alcançadas as metas que porventura forem fixadas para uma companhia e suas unidades.

O orçamento de capital significa uma verificação do seu futuro. Essa verificação é um planejamento das possíveis ocorrências, uma previsão das ações e recursos para alcançar o objetivo e, como previsão, está sujeita a imprecisões. Para se elaborar o orçamento de capital, a empresa deverá analisar exaustivamente todas as variáveis que poderão ocorrer no exercício e além das variáveis previsíveis, poderão ocorrer os casos eventuais, aqueles que estão inteiramente fora de qualquer conhecimento.

As variáveis previstas são aquelas controláveis, onde a companhia tem conhecimento, podendo assim interferir no seu comportamento. Já as variáveis não controláveis pela companhia, a previsão eliminará o elemento surpresa. Podendo amenizar possíveis acontecimentos danosos.

Deve-se elaborar o orçamento de capital e acompanhá-lo para que seja verificado o cumprimento das metas e avaliar o desempenho do planejamento comparando-o com as previsões orçamentárias. Com o controle, podemos identificar os desvios em relação aos planos elaborados a fim de dispor à companhia, informações úteis para tomadas de decisões quanto a esses desvios.

  1. Orçamento de Capital

Devemos saber inicialmente a diferença entre despesa de capital e despesa corrente. A despesa de capital é aquela em que seus benefícios serão realizados durante um período maior que um ano, enquanto a corrente resulta em benefícios obtidos num prazo que se enquadra dentro de um ano.

Ao considerar técnicas mais minuciosas na avaliação da despesa de capital, percebemos que, devido a esta ser de longo prazo, seu montante é superior ao das despesas operacionais do exercício, onde havendo uma maior dificuldade na correção de possíveis erros de julgamento, os erros não podem ser ajustados, tendo em mãos apenas a decisão de verificar se é conveniente a continuação do projeto ou não. Sendo que os benefícios gerados à longo prazo devem ser trazidos a valor presente para uma comparação na moeda de mesmo valor atual. Não devemos comparar um benefício de R$ 30.000,00 (Trinta Mil Reais) hoje, como outro benefício de R$ 30.000,00 (Trinta Mil Reais) daqui a dez anos.

Num sentido mais amplo do orçamento de capital, podemos dizer que é um processo que envolve a geração de propostas de investimento à longo prazo. Esse processo é composto em avaliar, analisar, selecionar, adquirir outras formas de execução do projeto e acompanhar a melhor proposta, visando a maximização da riqueza dos proprietários da companhia.

Enquanto que de outra forma, num sentido mais restrito, aos métodos analíticos usados para avaliar projetos de despesa de capital. Neste último esquema de referência, a análise de orçamento de capital pode fornecer à companhia dois tipos de informações para a tomada de decisão:

  • Se a proposta deve ser aceita ou não;
  • A classificação, por ordem, da melhor proposta.

Essencialmente o orçamento de capital se resume em decidir quais das oportunidades de investimento disponíveis a companhia deve aproveitar e quais deve rejeitar.

As motivações para se efetuar um dispêndio de capital se encontram basicamente em expandir ou adquirir, substituir, modernizar ativos imobilizados, ou obter algum benefício menos tangível por um longo período.

Encontram-se exemplificadas abaixo algumas despesas de capital:

  • Compra de nova máquina;
  • Substituição de um equipamento por outro;
  • Campanha publicitária;
  • Compra de patente sobre o processo de produção ou direitos ao uso de marcas comerciais;
  • Construção de uma nova fábrica;
  • Abertura de uma nova linha de produtos e serviços;
  • Lançamento de um novo produto.

A administração adequada das finanças e a tomada de decisão por parte do administrador é de suma importância para o sucesso de um empreendimento, seja ele qual for, pois é dela que provem todas as reservas necessárias para o desenvolvimento do negócio, uma vez que a mesma está interligada com as demais áreas da empresa.

  1. Processo do Orçamento de Capital

Envolvendo não só uma mera avaliação técnica e classificação de propostas de despesas de capital, o processo administrativo do orçamento de capital tem início com as gerações de propostas de investimento, uma segunda etapa se espalha sobre a avaliação, revisão e análise destas propostas, após a qual é selecionada a melhor proposta com a tomada de decisão, e uma outra fase seria a implementação ou execução da proposta escolhida e seu acompanhamento concomitante e subsequente.

Depende da empresa a geração da proposta ideal. Deve ser avaliada a proposta mais realista, que advém das pessoas mais envolvidas no processo, do funcionário que trabalha diretamente na área. Na avaliação é confrontada a proposta com os objetivos da empresa e se é economicamente viável. Após a avaliação é tomada a decisão selecionada a melhor proposta.

As fases de implementação e acompanhamento são muito relacionadas devido aos projetos serem de grande porte e exigirem um acompanhamento, tanto na sua implementação, para verificação se os recursos estão sendo empregados de acordo com a proposta, quanto ao final da implementação, para averiguar se as realizações e benefícios estão se  comportando conforme as previsões. Caso tal comportamento esteja muito diferente, deve-se rever o projeto e até mesmo abandoná-lo.

Quanto aos projetos, é importante saber que são classificados em duas terminologias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com