TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Efeitos Econômicos

Por:   •  10/11/2023  •  Monografia  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 3

 EFEITO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR SOBRE O CRESCIMENTO ECONÔMICO LOCAL

O foco central do artigo é investigar os efeitos do capital humano gerado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e do desenvolvimento institucional sobre o crescimento econômico em nível de esfera municipal.

O Artigo vai focar no estudo da taxa de crescimento econômico de longo prazo e na análise das políticas que afetam a renda per capita e o bem-estar social no longo prazo. Há um fator endógeno que é o capital Humano, no qual, contribui para o crescimento econômico, pois é o capital humano que eleva a produtividade mas no nível individual.

Os níveis de capital humano de uma região, por sua vez, podem ser elevados por meio da atuação das universidades em atividades de ensino, que garantem a formação de mão de obra qualificada, ou em atividades de pesquisa, que possibilitam a atração de novas empresas inovadoras para a região, aumento da demanda por trabalhadores qualificados e estímulo à inovação de empresas estabelecidas na localidade.  (Ex. Vale no interior de minas)

Argumentos: Ele traz que Na legislação brasileira, a importância das universidades é evidenciada nos Planos Nacionais de Educação, o qual se baseia que não há pais desenvolvido sem um forte sistema de educação superior.  Tanto que o Brasil Desenvolveu o FIES (instituição do Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior), Prouni (o Programa Universidade para Todos) e Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais-REUNI e criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Como consequência dessas políticas teve um aumento entre 2001 a 2016 de 269 Instituições de Ensino Superior (IES), que ocasionou em 544 mil vagas nos cursos de graduação presencias. Considerando esse movimento, e indo para o crescimento econômico é relevante fazer esse estudo pra ver se as IES favorecem O CRESCIMENTO ECONÔMICO NO município.

Seguindo o estudo de Barra e Zotti, os autores do artigo vão explorar dois painéis de estudo de instituições do ensino superior (privado e Público), o artigo irá analisar o período 2009 a 2015 das instituições de ensino superior. Portanto, ele vai verificar, com base na premissa teórica, se o capital humano formado pelas IES afeta positivamente o PIB per capta dos municípios onde as IES estão localizadas.  Não só isso, mas também investigar como a capacidade social de uma região afeta  efeitos do capital humano sobre o crescimento econômico de uma região.  E por consequência estimar o efeito da qualidade institucional sobre o crescimento econômico local.  

- Ele vai pegar Indicies de efciencia da para cada ies

Os autores constataram outros estudos na literatura brasileira que calculam índices de eficiência das universidades, embora com técnica distinta (Data Envelopment Analysis – DEA), todavia, sem avaliarem a relação entre a eficiência das instituições de ensino superior e as possibilidades de crescimento local. Há também estudos que investigam a contribuição das IES sobre o desenvolvimento econômico, porém de forma simplória .

Este artigo diferencia-se dos demais por estimar o capital humano a partir de índices de eficiência das universidades, focando, portanto, na dimensão da qualidade da educação e não na quantidade. Logo os o artigo vai construir um índice de qualidade institucional dos municípios considerando as características do governo local, da participação popular, do grau de desenvolvimento social e da estrutura do mercado local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com