TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Administração

Por:   •  9/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

                                                   Associação Carioca de Ensino Superior

Centro Universitário Carioca

AVALIAÇÃO: AV1( X ) AV2(   ) AV3(   )

DISCIPLINA: Fundamentos da Administração

NOME:

MATRÍCULA:

UNIDADE:

TURMA:

NOTA:                                                                

RUBRICA DO PROFESSOR:

Texto 1 - Algumas empresas com espírito inovador estão subvertendo a lógica tradicional da indústria. No lugar de departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), lotados com técnicos e pesquisadores altamente especializados, elas contam com ideias de pessoas que chegam do mundo todo, via Internet. Um modelo adotado por uma empresa americana chama a atenção: qualquer pessoa, com a contribuição de 10 dólares, pode lançar uma proposta de produto, que será submetida a um fórum de mais de 200 000 colaboradores virtuais. Na sede da empresa, onde trabalham 78 pessoas, os protótipos dos produtos são confeccionados em plástico, em impressoras 3D, e o processo de aperfeiçoamento dos protótipos conta, também, com a colaboração dos voluntários da rede. Os modelos finais são produzidos em fábricas chinesas. Os inventores e os internautas que palpitaram compartilham o equivalente a 30% das vendas, conforme sua participação no processo. A empresa foi criada com o aporte de 15 milhões de dólares angariados em fundos de capital de risco, conta com um portfólio de produtos com expressivos volumes de vendas e tem cerca de 70 projetos em fase final de desenvolvimento. Cada um dos projetos é controlado por funcionários da empresa e tem prazo para acabar – não mais que seis semanas. Todavia, novos modelos de negócios trazem novos desafios, como a complexidade das questões relacionadas à propriedade intelectual e à democratização da produção caseira de produtos, propiciada pela expansão da oferta de impressoras 3D.

Questão 1 – Utilizando exemplo do texto acima, disserte sobre a Função Planejamento ressaltando sua importância na Gestão nos dias atuais (contemporânea).

Sabemos que o Planejamento é uma das Funções da Administração, além da Organização, Direção e Controle, que representa as 4 funções administrativas. O Planejamento compreende a definição dos objetivos organizacionais. Seu processo abrange a tomada de decisões sobre qual padrão de comportamento a organização pretende seguir, ou seja, quais produtos e serviços ela pretende oferecer, e quais mercados e clientes pretende atingir. Ele tem como foco o futuro da organização. Em Administração, há diferentes enfoques sistemáticos de Planejamento e Gestão para resolver as incertezas, novidades e a complexidade nos ambientes interno e externo das organizações. Ele tem como objetivo antecipar as situações previsíveis, predeterminar os acontecimentos, preservar a lógica entre eventos e procurar informações para interpretar precisamente os objetivos, na intenção de estabelecer previsões e alternativas para a predominância da ação. Divide-se em três níveis: plano estratégico, plano tático e plano operacional. O Plano estratégico é relativo à organização de forma geral e de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa. Este plano tem a finalidade de estabelecer a melhor direção a ser seguida, com o objetivo de se relacionar com o ambiente, trabalhando de forma inovadora e com características singulares. O Plano tático tem como objetivo aprimorar as áreas de resultado de forma individual. Por isso, trabalha com a decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no plano estratégico. Já o Plano operacional pode ser considerado uma formalização realizada por meio de documentos escritos, metodologias de desenvolvimento e da implantação estabelecida. Este plano orienta a atribuição de recursos para cada parte do plano tático.

Toda organização tem um objetivo a cumprir e a missão é a “razão de ser da empresa”. E a visão de uma organização deve retratar um estado futuro desejado. Como vimos no texto 1 algumas empresas com espírito inovador estão subvertendo a lógica tradicional da indústria. No lugar de departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), lotados com técnicos e pesquisadores altamente especializados, elas contam com ideias de pessoas que chegam do mundo todo, via Internet. Assim, percebemos que o Planejamento permite que a empresa sofra menos impactos com mudanças no mercado, reduzindo incertezas e evitando desperdícios, pois ações e recursos estarão bem direcionados. Os objetivos definidos nos planos serão os parâmetros para o controle da organização. Portanto, o conceito de Administração Estratégica (AE) evoluiu muito nos últimos anos e, podemos considerar a estratégia como a seleção dos caminhos para alcançar objetivos. Ela visa cumprir objetivos, mediante à utilização dos recursos, capacidade e competências das empresas. Assim, entendemos que estratégias são ações efetivas para o alcance de objetivos. Neste sentido, ela diz respeito à gestão de ações efetivas para atingir objetivos, o que leva as empresas a obterem os resultados desejados.  é um processo contínuo que mantém uma organização integrada ao seu ambiente empresarial. A maneira como funciona a AE é de responsabilidade do principal dirigente da empresa, sendo ele considerado o responsável pelo sucesso das estratégias. Além disso, normalmente, a AE envolve outros colaboradores de vários níveis e diversas áreas, fazendo com que as decisões estratégicas sejam tomadas em conjunto como nos mostra o texto 1.

Questão 2 – Dando exemplo do texto acima, explique as Fases da Administração Estratégica.

No processo da Administração Estratégica, ou seja, a maneira pela qual ela é desenvolvida compreende-se cinco etapas: Análise do ambiente; estabelecimento de diretriz organizacional; formulação de estratégias; implantação das estratégias; e controle das estratégias. Na Análise do Ambiente nos reportamos a fatores externos e internos, que influenciam na realização dos objetivos da organização. Monitorar o ambiente externo é fundamental, portanto, pois serão identificados os riscos (ameaças) e oportunidades atuais e futuras. A análise do ambiente interno da empresa irá tornar claras suas fragilidades (pontos fracos), assim como suas potencialidades (pontos fortes).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com