TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios Contábeis

Por:   •  29/3/2023  •  Resenha  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 2

Cite, conceitue e exemplifique os princípios contábeis:

Os princípios contábeis são um conjunto de normas e diretrizes que orientam a contabilidade, visando garantir a qualidade, a confiabilidade e a transparência das informações financeiras de uma organização. Os principais princípios contábeis são:

Entidade: Esse princípio determina que a contabilidade deve tratar a entidade como uma unidade independente, ou seja, separando os negócios pessoais dos sócios dos negócios da empresa.

Exemplo: Uma empresa deve manter registros contábeis separados daqueles dos seus sócios, mesmo que sejam pessoas físicas.

Continuidade: Esse princípio presume que a empresa continuará em operação por um período indefinido, a menos que haja evidências em contrário.

Exemplo: Ao fazer as demonstrações financeiras, a empresa deve presumir que ela continuará operando no futuro e não tem planos de encerrar suas atividades em breve.

Oportunidade: Esse princípio estabelece que as informações contábeis devem ser divulgadas no momento em que forem necessárias e úteis para a tomada de decisão dos usuários da informação.

Exemplo: As informações financeiras devem ser divulgadas regularmente, de forma que os usuários possam tomar decisões informadas sobre a empresa.

Registro pelo valor original: Esse princípio determina que os bens e direitos da empresa devem ser registrados pelo seu valor original de aquisição.

Exemplo: Um ativo fixo deve ser registrado pelo valor que a empresa pagou por ele, incluindo os custos necessários para colocá-lo em operação.

Atualização monetária: Esse princípio estabelece que os valores contábeis devem ser atualizados para refletir a inflação e outras mudanças no valor da moeda.

Exemplo: Os registros contábeis devem ser atualizados para refletir a inflação, a fim de evitar distorções nos resultados da empresa.

Competência: Esse princípio estabelece que as receitas e despesas devem ser reconhecidas no momento em que são realizadas ou incorridas, independentemente de quando o pagamento é feito ou recebido.

Exemplo: Uma venda a crédito deve ser registrada como uma receita no momento em que a venda é feita, mesmo que o pagamento seja recebido em uma data posterior.

Prudência: Esse princípio determina que a contabilidade deve ser conservadora, ou seja, deve evitar superestimar os lucros e subestimar as perdas.

Exemplo: A empresa deve fazer provisões para perdas esperadas em suas contas a receber, a fim de refletir a possibilidade de inadimplência de clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com