TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Informatizados e Corporativos

Por:   •  9/12/2019  •  Dissertação  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância 2

Unidade de Aprendizagem: Sistemas Informatizados e Corporativos

Curso: Pós-Graduação em Contabilidade Pública

Professor: Leandro Luis Darós

Nome do estudante: Rodrigo Bernardes Gonçalves

Data: 31/10/2019

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

  1. A partir dos temas tratados nesta unidade de aprendizagem, descreva as principais características de um sistema de informação. (Entre 15 a 20 linhas).

R: Um sistema de informação possui várias características, dentre as quais podemos destacar como sendo as principais: o sistema gera informações tempestivas, suficientes e precisas como forma de auxilio nos objetivos existentes; consagra toda a extensão de processamento de dados, isto é, não deixa nenhum dado de fora; é resultado da integração de outros vários sistemas/subsistemas promovendo a integração dos diversos níveis hierárquicos das organizações; incorpora as informações necessárias para assegurar eficiências e eficácia ao processo de planejamento e controle das ações que são previamente planejadas; ganho de tempo com a automação dos procedimentos através do processamento eletrônico dos dados, oferecendo qualidade e rapidez das informações geradas, condição vital, nos dias de hoje, para a tomada de decisões, utilizando técnicas padronizadas nos lançamentos dos dados e técnicas cientificas na análise dos dados e informações geradas; armazenamento de inúmeros dados e relatórios em um único local, sendo de fácil e rápido acesso á dados passados além de economizar espaço físico nas repartições e sem perigo de perda de dados por danos ao local de armazenamento. Em suma os sistemas informatizados são, atualmente, de grande valia na rapidez na tomada de decisões e na agilidade no levantamento dos dados.

  1. Conforme estudamos na unidade de aprendizagem, sobre o tema “Alcance do Pcasp”, observamos que a utilização do Pcasp é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação, incluindo seus fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações, e empresas estatais dependentes, e é facultativa para as empresas estatais independentes. Considerando esta afirmativa e com base nos materiais apresentados em nossos estudos desta unidade de aprendizagem, responda as seguintes questões:

  1. Defina uma empresa estatal independente

R: Uma empresa estatal independente é aquela que dispõe de recursos/receitas próprias, geradas por suas atividades fins, os quais conseguem custear, sem ajuda do governo, a pagar suas despesas de pessoal, de custeio em geral e de capital.

  1. O Pcasp está preparado para receber ou contemplar os dados das Estatais? Veja a matéria indicada no link abaixo, analise essa possibilidade, comparando as demonstrações contábeis de uma estatal independente, com a estrutura do Novo Plano de Contas Aplicadas ao Setor Público.

R: Infelizmente o PCASP não está preparado para receber os dados de empresas estatais, principalmente as empresas independentes. O PCASP é um conglomerado de informações contábeis padrão para todo o setor público, porem nem toda empresa se enquadra no padrão do plano de contas do setor público. Exemplo disto é o próprio SIAFI, que ao ser migrado para estados e municípios tiveram que ser alinhados à necessidade de cada ente da federação. Em resumo, o PCASP ainda não está em face de ser aplicado a todo e qualquer empresa estatal. Evoluímos muito nesse quesito, porem ainda temos que flexibilizar algumas ações que atualmente são engessadas. A estrutura do plano de contas de uma estatal independente é um pouco distorcida do PCASP. Temos que chegar a um ponto de equilíbrio para que, quem sabe um dia, todos possam utilizar um mesmo sistema, que seja rápido e fácil para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com