TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE UM SISTEMA INFORMATIZADO NO GERENCIAMENTO FINANCEIRO DA CANTINA UNIVERSITÁRIA

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO BAIANO

BACHARELADO EM CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS

APLICAÇÃO DE UM SISTEMA INFORMATIZADO NO GERENCIAMENTO FINANCEIRO DA CANTINA UNIVERSITÁRIA

HIAN OLIVEIRA SILVA

MARCELA DE OLIVEIRA SOUZA

MARILIA PEREIRA DOS SANTOS

MÁRCIO ROQUE DOS SANTOS DA SILVA

LUCAS GÓES PASSOS DE CARVALHO

JULLIANE DE FREITAS DOS SANTOS

 

CRUZ DAS ALMAS – BA

2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO BAIANO

BACHARELADO EM CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS

HIAN OLIVEIRA SILVA

MARCELA DE OLIVEIRA SOUZA

MARILIA PEREIRA DOS SANTOS

MÁRCIO ROQUE DOS SANTOS DA SILVA

LUCAS GÓES PASSOS DE CARVALHO

JULLIANE DE FREITAS DOS SANTOS

 

APLICAÇÃO DE UM SISTEMA INFORMATIZADO NO GERENCIAMENTO FINANCEIRO DA CANTINA UNIVERSITÁRIA

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Metodologia de Pesquisa, sob a orientação do Prof.  Laurenice Araújo, no curso do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas como requisito de avaliação.

CRUZ DAS ALMAS – BA

2013


Sumário

1

APRESENTAÇÃO:

04

2

JUSTIFICATIVA

04

3

PROBLEMATIZAÇÃO

05

4

HIPÓTESE

05

5

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

06

6

OBJETIVOS

07

7

 METODOLOGIA

08

8

METODOLOGIA

08

9

REFERENCIAS

09


  1. Apresentação

Este projeto foi desenvolvido no intuito de criar um Software Gerenciador de Conta da Cantina, desenvolvido através da linguagem de programação Java.

Tal sistema gerenciador de conta funcionará no ambiente acadêmico. Consiste na assistência e controle do funcionamento da cantina, com a inserção de um software.

Este software gerenciador consiste em cadastrar os alunos interessados, em seguida os que efetivaram seus cadastros deverão executar o pagamento a cada início de mês (um valor definido após uma pesquisa estatística com bases nos gastos diários destes alunos) ao fornecedor que será responsável pelo manuseamento do sistema gerenciador, assim como a atualização dos dados.

O valor consumido será descontado na conta inicial do aluno diariamente. Caso haja saldo no final do mês, este será acumulado na conta do próximo. Se o aluno apresentar saldo insuficiente antes do final do mês, ele será devidamente alertado e não poderá “recarregar” sua conta antes do próximo mês, uma vez que, o projeto visa o controle do consumo mensal.

  1. Justificativa

Com o avanço da tecnologia, várias estratégias para facilitar e melhorar a vida das pessoas estão sendo inseridas na sociedade. Foi pensando nesse fato que nós, alunos da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), resolvemos criar um projeto de software com bases tecnológicas e que reflita na vida social, beneficiando, inicialmente, a classe estudantil.

Este projeto de pesquisa em certo momento apresenta uma crítica, indireta, ao modelo consumista social, na atualidade. Deste modo o sistema vem como uma maneira de alertar as pessoas em relação ao consumo demasiado, permitindo a reflexão e a releitura da postura de cada um em relação aos gastos. É uma maneira de, desde o ambiente acadêmico, demonstrar na prática um modo de resolver tais problemas numa sociedade tão consumista. Uma vez que cotidianamente são desenvolvidos milhares de novos produtos que despertam o interesse da população em comprar demasiadamente.

  1.  Problematização

A rotina de um aluno é em demasia atarefada, com horários apertados visto que os intervalos entre as aulas é o momento que os mesmos tem para se alimentar. Tornando assim a cantina universitária uma parte muito comum do dia a dia dos estudantes e funcionários. Contudo encontramos três problemas que afetam o resultados esperados, tanto dos usuários e até mesmo da empresa que mantem a cantina. Estes serão citados abaixo:      

  • A demora no atendimento dificulta o consumo, o que acarreta no prejuízo para ambas as partes;
  • Apenas uma forma de pagamento, tornando menos pratica a venda, uma vez que na realidade atual, o dinheiro eletrônico já é uma pratica cada vez mais intensificada, pois muitas pessoas preferem a andar sem dinheiro, apenas com cartões.
  • Todos os dados de venda, são feitas em anotações em blocos de papel, onde isso e muito suscetível a erros, sem contar no tempo gasto para se determinar o valor de vendas do dia;

  1. Hipótese

 A implantação do software propõe solucionar problemas de demora no atendimento que é vivenciados pelos alunos e funcionários da cantina diariamente. Outro ponto importante é o gerenciamento do dinheiro por parte dos alunos, o software visa a facilidade e praticidade do controle do dinheiro mensal dos mesmos, podem trabalhar com mais de uma forma de pagamento, como cartões de credito e outros.  Agora visando o lado da empresa, que necessita de clientela e se mantém pelo consumo dos alunos, a utilização de tal software pretende melhorar o controle de caixa, pois os cálculos realizados pelo homem estão mais sucessivos a erros do que o programa.  Em suma a aquisição do software torna o trabalho do dia a dia mais veloz e eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (352.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com