TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA INFORMATIZADO PARA UMA MICROEMPRESA

Por:   •  5/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL SUL - RIO - GRANDENSE

TECNOLOGIA E SISTEMAS PARA INTERNET - TSPI

 

 

 

SISTEMA INFORMATIZADO PARA UMA MICROEMPRESA

  

 

 Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas

 Professor: André Fernando Rollwagen

 Acadêmicos: Sereno Rossano de Mello Elkfury, Leandro Cabeda Rigo, Antônio Oliveira, Lucas Dalla Vecchia, Rodrigo Gomes Correia

 

Passo Fundo, outubro de 2016.


SUMÁRIO

1 - Introdução        

2 - Histórico da Empresa        

3 - Análise de requisitos do usuário        

4 - Objetivos do Projeto        

5 - Requisitos Funcionais e não funcionais        

5.1 Requisitos Funcionais        

5.2 Requisitos Não-Funcionais        

6.0 - Proposta de projeto        

6.1 - Custos        

6.2 - Riscos        

6.3 Diagrama de Contexto        

6.4 Diagrama de Fluxo de Dados        

6.5.1 Deposito de Dados        

6.5.2 Estrutudas e Elemtos de Dados        

7- Considerações Finais        

Referências        

1 - Introdução

            O documento apresentado especifica em detalhes os requisitos levantados através de entrevistas com o proprietário de uma oficina mecânica automotiva, para o desenvolvimento de um sistema informatizado para a empresa. Os Modelos de Casos de Uso são usados como técnica base nesse projeto.

            A oficina mecânica necessita de um controle de cadastros de clientes e venda de peças, com o objetivo de manter uma melhor organização do cadastro dos clientes, assim como para dar suporte aos proprietários da oficina juntamente com funcionários. Também é possível oferecer promoções aos clientes com uma frequência maior do ambiente. Como a oficina atingiu um tamanho significativo e deixou de ser um pequeno negócio, o volume e variedade de peças e serviços aumentaram. Então, para ter controle do estoque, e também dos processos da oficina fez-se a necessidade de um sistema amplo, necessitando também gerenciamento de quais peças estão disponíveis e suas quantidades, tornando o fluxo de trabalho mais ágil, assim poupando tempo de colaboradores e proprietários, tanto em questão de procura de peças, quanto para encomenda de novas que, porventura, possam estar em falta.

2 - Histórico da Empresa

        Tal empresa faz uso de blocos de papel para anotar manualmente todos os dados do cliente, veículo, venda de peças e serviços. O espaço físico é de aproximadamente 90m², com dois funcionários(proprietários) no atendimento direto aos clientes, uma secretaria, dois mecânicos e um auxiliar.

3 - Análise de requisitos do usuário

Inicialmente a necessidade de trocar os processos cadastrais e controle financeiro realizado manualmente, da utilização excessiva de papéis e os grandes volumes de desperdícios e falta de controle dos processos, um sistema informatizado, com possibilidade de diminuir significativamente o tempo necessário para ter controle de tais processos, são alguns dos motivos que levaram esta empresa optar pela modernização.

Os movimentos diários da microempresa em questão consiste em receber o(s) cliente(s) reunir os dados preliminares responsáveis pelo cadastro inicial. Em seguida, é feito o levantamento de informações correspondente aos defeitos do veículo, com base no relato do cliente. O serviço é passado ao mecânico capacitado com a junção dos dados levantados anteriormente para a constituição do orçamento e diagnóstico preliminar. Este último, sem dúvidas receberá alterações, pois é um processo natural. Por fim o cliente, ciente das necessidades do seu veículo, deve confirmar o valor total do serviço e as respectivas peças informadas no orçamento, deve aprovar o orçamento para que o serviço seja realizado. O mecânico responsável por executar o trabalho, dentro do seu ambiente do sistema irá pegar as peças necessárias para o reparo, junto ao estoque, a fim destas serem deduzidas do estoque automaticamente. Também deve o mecânico informar a data e hora de início do trabalho tanto como o término, para que esses dados com o tempo sejam mais precisos com o que é orçado. Terminado o serviço deve ser informado o dono agendando a retirada do seu veículo.

O processo de cadastrar cliente e o veículo serão feitos por todos da recepção, exceto os mecânicos, que serão responsáveis pelo descrição dos serviços a serem executados junto com as peças a serem utilizadas. O orçamento é feito com referência do mecânico ou eletricista em relação ao tempo de execução do trabalho e dificuldade do serviço. O encerramento e a retirada do veículo é feito pelo recepcionista inicial. A venda de peças avulsas são feita somente pelos recepcionistas.

4 - Objetivos do Projeto

  • Cadastrar clientes;
  • Controlar vendas e estoque de peças, sendo possível procurar se determinada está disponível ou não;
  • Oferecer promoções à clientes mais frequentes;
  • Controlar peças em falta para futuras encomendas;
  • Calcular orçamento, levando em consideração os seguintes aspectos: tipo de problema, peças à serem utilizadas, número de mecânicos necessários e o tempo gasto para realização do conserto.

5 - Requisitos Funcionais e não funcionais

5.1 Requisitos Funcionais  

 

 

RF1 – O sistema deve permitir o cadastro, a consulta, a exclusão e a alteração de clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (326.9 Kb)   docx (116.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com