TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARTICULARIDADES CONTÁBEIS DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Por:   •  19/11/2022  •  Monografia  •  22.595 Palavras (91 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 91

[pic 1]

[pic 2]

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JARDIM ÂNGELA

PARTICULARIDADES CONTÁBEIS DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

(COMO ELABORAR O PLANEJAMENTO E O CONTROLE DE ESTOQUE)


SÃO PAULO – BRASIL

PARTICULARIDADES CONTÁBEIS DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DE SÃO PAULO

(COMO ELABORAR O PLANEJAMENTO E O CONTROLE DE ESTOQUE)

 Junho de 2011

ALINE CRISTINA CUPERTINO

ELIANA MARIA CAVALCANTE DA SILVA

MICHELLE PRISCILA ANDRIOTTI

PTCC – PLANEJAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Orientador: PROF. RONEI EVANGELISTA

- 2011-

SÃO PAULO – BRASIL

 

Dedicatória

Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus, pois sem Ele, nada seria possível e não estaríamos aqui reunidos, desfrutando, juntos, destes momentos que nos são tão importantes aos nossos familiares pela compreensão, apoio, encorajamento e aos nossos amigos fiéis e companheiros.

 

Agradecimentos

Ao Professor Ronei Evangelista pela orientação, incentivo e compreensão nestes dois semestres de convivência.

Ao corpo docente que participou na nossa formação técnica, bem como aos colegas de classe e ao corpo técnico da classe Escola Técnica Jardim Ângela de São Paulo pela troca de informações.

Ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza do Governo do Estado de São Paulo que deu apoio na cessão dos equipamentos eletrônicos para os testes e a concretização desta missão.

Agradecimento especial aos Diretores da Escola Técnica Jardim Ângela pelo apoio constante.

   

 

Resumo

Antes de adentrarmos no tema a ser discutido neste trabalho, é necessário se fazer um pequeno resumo sobre o setor do petróleo.

Busca-se não solucionar questões, que por suas complexidades exigiriam uma

análise mais aprofundada, mas sim um estudo sobre o setor.

Em primeira instância a ser comentado é sobre o setor do petróleo, o qual engloba a parte Econômica. Em seguida falamos sobre os procedimentos para Abertura, desde a Construção, os grandes Investimentos envolvidos na atividade, Legislação Especifica, ANP, a parte Operacional, a forma de Tributação dos Combustíveis, abrangido o Marketing de um Posto Revendedor e por fim a Problemática que relata a parte de Controle e Planejamento de Estoques, comentários de  Tendência de Mercado e Postos do Futuro.

Palavra Chave: Posto de Combustível

Abstract


         The objective is to inform, prevent and warn retailers of fuel-ble on the procedures to be followed in performance by the retail sale of automotive fuel, according to the laws and Regulations established by the National Petroleum Agency, Natural Gas and Biofuels - ANP. The content of this work was extracted from the laws and regulations governing the activity of retail sale of automotive fuels. Focusing on the Planning and Inventory Control

Keyword: gas station

        

  1. INTRODUÇÃO

Os postos de combustíveis estão em um setor terciário da economia, funciona como comércio e prestação de serviços, oferecendo abastecimento de veículos.

O varejo de combustíveis caracteriza-se por ser um mercado altamente competitivo, ou seja, o número de postos vem crescendo de forma abundante, provocando uma mudança no cenário do negócio, deixando de oferecer somente combustíveis e se aliando a vários tipos serviços ao consumidor buscando melhoria a fim de atrair mais consumidores e conseqüentemente superar suas expectativas.

Para quem deseja entrar e alcançar seus objetivos no ramo de postos de combustíveis é necessário ter uma visão sobre seu negócio e analisar o ponto de vista e as necessidades do consumidor, é um fato de suma importância, pois, os postos de abastecimento estão cada vez mais avançados, com uma completa infra-estrutura para atender e satisfazer cada vez melhor seus clientes.


  1. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é informar, prevenir e alertar os revendedores de combustíveis sobre os procedimentos a serem adotados no desempenho da atividade de revenda varejista de combustíveis automotivos, de acordo com as leis e os regulamentos estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis — ANP. O conteúdo deste trabalho foi extraído das leis e regulamentos que regem a atividade. Focando no Planejamento e Controle de Estoques

  1. PETRÓLEO NO BRASIL

Por: Eduardo Roberto da Silva e Ruth Rumiko Hashimoto da Silva

A industrialização do petróleo no Brasil começou tarde em relação aos outros países - somente na década de trinta pensou-se concretamente nisso, e na de quarenta é que foram iniciadas de forma efetiva a sua exploração e produção. Até então, todo o petróleo era importado, embora existissem exploradores nas regiões que apresentavam vestígios superficiais de minerais oleosos. Em 1933, a pesquisa passa a ser orientada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, ligado ao Ministério da Agricultura. Os resultados começaram a aparecer, de fato, em 1939, quando foi descoberta a primeira jazida petrolífera brasileira, em Lobato, no Recôncavo Baiano.

A partir daí, novas pesquisas e perfurações foram realizadas. Em 1941, o primeiro poço petrolífero brasileiro, também situado no Recôncavo Baiano, passa a produzir petróleo.

Objetivando tornar o país auto-suficiente em petróleo, em 1953 o governo cria a Petrobrás. Com isso, fica assegurada ao governo a exclusividade da pesquisa, lavra, refinação, transporte e comercialização do petróleo e seus derivados.

A partir de 1950, com o desenvolvimento industrial e a construção de rodovias interligando várias cidades brasileiras, aumenta consideravelmente o consumo de petróleo. Em 1968, o petróleo existia em grande quantidade e a baixo preço no exterior, e a política governamental de auto-suficiência petrolífera foi deixada de lado. A ordem passou a ser comprar petróleo onde fosse mais barato. A partir desse ano, a produção nacional estaciona e o consumo cresce. A importação do petróleo traz sérias conseqüências para o país, entre elas, o aumento da dívida externa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (137.8 Kb)   pdf (709.5 Kb)   docx (449.5 Kb)  
Continuar por mais 90 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com