TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCN para TI do aeroporto internacional de Vilanculos

Por:   •  12/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.807 Palavras (12 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 12

Projecto2 de Gestão de Sistemas de Informação

Plano de Continuidade de Negócio

Nome do studante:  Sérgio Pedro Tomé

Curso:  Contabilidade e Auditoria

Código: 41160293

Maxixe, Setembro de 2017

PCN Para TI do Aeroporto Internacional de Vilanculos

                O Plano de Continuidade de Negócios para TI do Aeroporto Internacional de Vilanculos foi realizado através do levantamento de informações obtidas através dos colaboradores que trabalham na TI do aeroporto e dos colaboradores que fazem parte da TI dos aeroportos envolvidos nos sistemas contingenciados. Os objectivos estabelecidos para este plano foram (1) maximizar a eficácia das acções de emergência através de um plano estabelecido que consiste nas fases de notificação/activação, de recuperação e de reconstrução; (2) identificar as actividades, recursos e procedimentos necessários para manter os sistemas e garantir o processo de negócios durante uma interrupção prolongada; (3) atribuir responsabilidades designadas pela Infraero que forneçam orientações para a recuperação do sistema durante os períodos de interrupção prolongados; e por fim, (4) firmar contactos e contratos externos que possibilitam apoio técnico ou estratégia de recuperação.

                Especificamente foram escolhidos dentre os sistemas informatizados, os três considerados mais importantes e robustos que estão situados nas dependências do SBFL: o Sistema Integrado de Solução Operacional e Banco de Dados Operacional (SISO/BDO), o Sistema Gestor de Estacionamentos (GEST) e o Sistema Gerenciador de Torre de Controlo (SGTC). A seguir, as principais fases executadas na elaboração do PCN serão descritas tendem como base o sistema SISO/BDO.

1 - Identificação dos Sistemas

                Nesta fase, os três sistemas foram devidamente analisados e um documento descrevendo em detalhes as suas características técnicas. A seguir tem-se uma breve descrição dos sistemas. O Sistema Integrado de Solução Operacional e Banco de Dados Operacional (SISO/BDO) consiste em um sistema modular e integrado para apoiar a gestão operacional do aeroporto, visando um controle mais eficiente em todo o ciclo dos processos operacionais, registando as suas ocorrências em uma única base de dados. O sistema como um todo possibilita manipular as informações de vôo, exibir estas nos diversos dispositivos de visualização, anunciar as mensagens de vôo, controlar a movimentação das aeronaves, gerar estatísticas, efectuar a alocação dos recursos aeroportuários, tudo isso mediante um ambiente de controlo de acesso para assegurar a integridade das informações. Algumas informações técnicas:

  • Número de operadores envolvidos: dez;
  • Número de clientes envolvidos (directa e indirectamente): média de quinhentas pessoas a cada ano;
  • Activos de rede envolvidos: dois switches e um roteador com circuito de dados; equipamentos: dois servidores (principal e reserva), duas estações de trabalho para os operadores, oito televisores para a projecção das telas de chegada e partida, duas estações de trabalho para interligar ao sistema de projecção das telas de chegada e partida, oito monitores LCD e estações para os terminais inteligentes.

                O Sistema Gestor de Estacionamentos (GEST) é o sistema desenvolvido pela INFRAERO para o controle operacional e financeiro do fluxo e permanência de veículos nos estacionamentos comerciais da empresa, registando e arquivando os dados dessa movimentação de forma segura e pelos prazos legais previstos. O sistema apresenta três modalidades, a informatizada, automatizada e semi-automatizada, porém no Aeroporto Internacional de Florianópolis é utilizada somente a modalidade automatizada. Nessa opção, tanto o processo de entrada quanto o de saída utilizam recursos de automação, eliminando a necessidade de participação ou interferência humana na passagem do veículo.

                O sistema de gerenciamento da torre de controlo (SGTC) é um software desenvolvido pela empresa Saipher ATC Ltda que atende as necessidades dos operadores da torre de controlo. Este software está instalado em nove (9) aeródromos espalhados por todo o território nacional. O STMS (Saipher Tower Management System) ou SGTC como é conhecido em Moçambique é um sistema computadorizado para Torres de Controle que permite aos controladores visualizar, manipular e gerênciar o tráfego aéreo. Saipher (2005) explica que para o gerenciamento o SGTC automatiza uma série de funções, inclusive a substituição das strip de papel por strip electrónica (e-strip), que contêm os campos operacionais de um plano de vôo e são transferidas electronicamente entre as posições operacionais, propiciando um ambiente silencioso e completamente livre de papéis.

2 - Análise de Impacto

                 A análise de impacto foi desenvolvida separadamente para cada sistema. Desta forma, o nível de abstracção foi menor e a representação foi mais próxima da realidade. O administrador responsável pela rede detalhou quais os equipamentos devem ser contingênciados caso ocorra uma emergência, foi realizado o levantamento dos equipamentos envolvidos. Durante a análise de impacto, foram considerados os processos de negócios envolvidos para casa sistema. A Tabela 1 apresenta os níveis de criticidade de cada processo de negócio do sistema SISO/BDO.

Tabela 1: Criticidade dos Processos para o Sistema SISO/BDO

Processo de Negócios

FIPS

FIDS

SIMS

PADS

SMAP

STAFF

TAFS

SCAS

1 Não considerável

2 Relevante

X

X

3 Importante

4 Critico

X

X

X

X

X

5 Vital

X

                Após a identificação do nível de relevância de cada processo foram analisadas as ameaças que podem afectar cada processo. A Tabela 2 apresenta os processos de negócios do sistema SISO/BDO e as ameaças mais consideradas. Após o cruzamento das ameaças com os processos, tem-se para cada processo a percepção de tolerância, que significa o tempo que este pode ficar indisponível. A coluna mais a direita apresenta a probabilidade dessa ameaça afectar o processo de negócio deste sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com