TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEQUISA SOCIAL PROJETO

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.868 Palavras (12 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 12

UFF- UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ESR - INSTITUTO DE CIENCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

SSC – DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DE CAMPOS

Ana Caroline Berriel Silva da Silva

Fatores que levam a população idosa a estarem tão vulneráveis a violência    

familiar, social e institucional.

     

Campos dos Goytacazes, RJ

2015

UFF- UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ESR - INSTITUTO DE CIENCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

SSC – DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DE CAMPOS

Ana Caroline Berriel Silva da Silva

Fatores que levam a população idosa a estarem tão vulneráveis a violência

familiar, social e institucional.

     

                                                                                                                     

Trabalho apresentado a disciplina de projeto de pesquisa do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, como exigência para aprovação na matéria do 6°período


Sumário

1.        IDENTIFICAÇÃO:        

2.        RESUMO:        3

3.        PROBLEMATIZAÇÃO        3

4.        REVISÃO DE LITERTURA        4

Problema:        6

Questões Norteadoras:        6

Hipóteses:        

Objetivos Gerais:        7

Objetivos específicos:        7

Justificativa        7

Metodologia        8

5.        CRONOGRAMA        10

6.        RECURSOS        10

7.        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFIA:        11


  1. IDENTIFICAÇÃO:

Título: Violência contra população idosa e suas expressões na sociedade

Área de conhecimento: CNPq (Serviço Social 6.10.00.00-0)

Palavras chaves: Violência, Idoso, sociedade.

Instituição responsável: Universidade Federal Fluminense

Local de realização do projeto: CREAS I Campos dos Goytacazes

Coordenador do projeto: Luana

Participante: Ana Caroline Berriel

Prazos de realização: fevereiro á novembro 2015

  1. RESUMO:

 O presente trabalho tem como objetivo central focar na “violência contra o idoso e suas expressões na sociedade. O estudo será desenvolvido através de pesquisa de campo. A trajetória histórica mostra que na sociedade, o idoso é vítima de mazelas, maus tratos, violência física e também psicológica. Na maioria das vezes a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a ele. Mas para compreendê-lo é possível se ater aos fatos em si, compreendendo o método materialista que norteia este trabalho, obtendo um resultado mais concreto e com transformações efetivas, com vistas a sensibilizar a sociedade quanto ao envelhecimento da população e aos cuidados e atenção de que os idosos precisam.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

A violência contra o idoso, tanto na sociedade quanto na família, a cada dia se estende. O mesmo se torna uma vítima fácil, muitas das vezes pela necessidade e dependência em diversos aspectos. Tendo no entanto, a presente pesquisa constituída em um estudo sobre a violência intra familiar contra este usuário, ampliando a visibilidade para melhor entender todo esse contexto histórico, social e político, mesmo porque  está violência não escolhe classe social, raça, religião ou lugar para acontecer, ela simplesmente acontece,  e suas causas são muitas.Um exemplo dessas ações, seria a falta de paciência, atitudes grosseiras de pessoas que não são, ou são do seio familiar, o alcoolismo, desemprego, drogas, stress, pobreza, entre outras. Esses mesmo motivos que acabamos de citar servem de justificativas muitas vezes para os agressores, como se algo pudesse justificar tais atitudes. É importante salientar, que a  violência contra o idoso se divide em quatro tipos: violência física, psicológica, sexual e verbal. Sendo assim, diante desses desafios problematizei  estudar os fatores que contribuem para essa vulnerabilidade desse usuário, para violência,  observando qual o papel da família ou do responsável e analisando o papel do idoso na sociedade.

  1. REVISÃO DE LITERTURA

A violência contra o idoso é algo que perpetua a sociedade e esta para além da agressão física, se mostrando a cada dia mais difícil de combater pela relação que a sociedade ainda trata a violência domestica vista como algo particular e individual. A atualidade demonstra o quanto a cada dia estamos vivendo mais, e com isso a necessidade de mais cuidados e atenção a essa população idosa. No entanto, a sociedade ainda possui o senso comum de colocar o velho como um indivíduo incapaz de tomar decisões sobre sua própria vontade, internalizando a visão de um ser humano sem futuro somente aguardando o fim da vida. Mesmo que hoje, tenhamos conquistado maior expectativa de vida, não significa dizer, que a sociedade esta preparada para receber esses indivíduos (idosos), mesmo porque, a velhice no Brasil ainda se faz sem autonomia e independência. Instituições, asilos, hospitais até mesmo a família ainda constroem a visão de que o idoso esta completamente limitado e submisso á alguém, trazendo ao mesmo a sensação de dependência, e mero culpado da violência sofrida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com