TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL - Projeto Interdisciplinar

Por:   •  17/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.140 Palavras (17 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR[pic 1]

EIXO DE FORMAÇÃO GERAL

ALAN MATOS

CLAUDIA SIMONE ARAUJO

EDERCARLOS VILAS BOAS

JONATHAS MOTA

JOSEMIRO GOMES

MARIELA LIMA

MARCELO MOREIRA

PROJETO INTERDISCIPLINAR:

POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL

SALVADOR

2016

ALAN MATOS

CLAUDIA SIMONE ARAUJO

EDERCARLOS VILAS BOAS

JONATHAS MOTA

JOSEMIRO GOMES

MARIELA LIMA

MARCELO MOREIRA

PROJETO INTERDISCIPLINAR:

POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL

Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Católica do Salvador como requisito parcial para aprovação nas disciplinas de Economia e Desenvolvimento Regional e Tecnologia e Sociedade sob a orientação dos professores Ranieri Murici Barreto e Célia Regina Brito.

SALVADOR

2016

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO DO PROJETO        5

2.1        OBJETIVO PRIMÁRIO        5

2.2        OBJETIVO SECUNDÁRIO        5

2.3        JUSTIFICATIVA        6

2.4        METODOLOGIA        6

2.5        RELEVÂNCIA SOCIAL        6

2.6        RELEVÂNCIA PARA O DIREITO        7

3        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

3.1        AS DESIGUALDADES SOCIAIS NO BRASIL        10

3.2        OUTRAS DESIGUALDADES        11

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a desigualdade social e a pobreza, problemas sérios que atingem o Brasil, entre outros países do mundo. Mesmo sendo uma nação de grandes dimensões continentais, e riquíssima em vários recursos naturais, o Brasil aponta uma triste contradição, de estar sempre entre os dez países do mundo como PIB mais alto, e por outro lado, estar sempre entre os países com maior desigualdade social.

Muitas são as indagações que podem ser trazidas à análise do tema da pobreza, da exclusão social e da desigualdade social, assim como do exercício de direitos na sociedade moderna, seja ela urbana e industrializada ou agrícola.

O que caracteriza a pobreza, o que faz dela um problema social, o que permite falar em exclusão social, o que cabe à sociedade e ao Estado nesse processo e, em particular, em que medida está associado o tema da pobreza e desigualdade social com o Direito e os direitos?

Estas são algumas das perguntas que este trabalho pretende responder para demonstrar a importância do estudo deste tema e da participação do Estado nos processos que geram e mantêm a desigualdade social, a necessidade dos direitos sociais e culturais para possibilitar aos “menos iguais” o exercício ativo dos direitos civis e dos direitos políticos relevantes para a democracia efetiva.

As discussões acadêmicas e políticas vêm proliferando neste campo, após se verificarem que as questões de gênero, de raça, de origem, de idade, todas constituintes de problemas sociais de séria gravidade convergem ao problema da pobreza e da desigualdade econômica. São nestas circunstâncias que mulheres, negros, índios, velhos, crianças, deficientes, migrantes e imigrantes compartilham em geral de desigualdades comuns à carência econômica e não raro à pobreza absoluta: a desigualdade de saúde, de moradia, de ocupação social, de bem-estar e, traço comum, a desigualdade política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com