TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: PROJETO FELICIDADE - GENTE AJUDANDO GENTE

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL:

PROJETO FELICIDADE - GENTE AJUDANDO GENTE

JONATAS BARROS DA SILVA

DIEGO HENRIQUE PEREIRA

EDILANE DE JESUS SILVA

São Paulo

2016

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

JONATAS BARROS DA SILVA 12152100092

DIEGO HENRIQUE PEREIRA 12152500323

EDILANE DE JESUS SILVA 12162100390

AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL:

PROJETO FELICIDADE - GENTE AJUDANDO GENTE

Trabalho de Conclusão de Módulo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade de Mogi das Cruzes (Campus Villa-Lobos), como parte dos requisitos para a Conclusão do curso.

Professora Orientadora: Ms. Haliny Torres de Oliveira Câmara.

São Paulo

2016

DEDICATÓRIA

Dedicamos esse trabalho aos nossos amigos e familiares, que nos estimulam a continuar em busca de nossos objetivos e perseverar, mesmo em momentos de dificuldade.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos à Associação Israelita Beneficente Beit Chabad, bem como ao Projeto Felicidade, por essa linda ação e ainda por nos ceder seu espaço e compartilhar informações valiosas que foram fundamentais para a conclusão desse trabalho.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................06

1 - DESCRIÇÃO DO RAMO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA.............08

2 - DIAGNÓSTICO.....................................................................................................09

3 - PROGNÓSTICO...................................................................................................10

4 - PROPOSIÇÃO DE SOLUÇÃO E/OU TOMADA DE DECISÃO............................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................14

REFERÊNCIAS .........................................................................................................16                        


INTRODUÇÃO

Este projeto é um Trabalho de Conclusão de Módulo apresentado ao segundo semestre do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais que visa compreender o eixo temático "Responsabilidade Social" e sua prática nas organizações. A Responsabilidade Social é um tema cada vez mais importante e presente no comportamento das organizações e exerce impacto nos objetivos, nas estratégias e no próprio significado da empresa.

Embora tenhamos participação vinda dos órgãos governamentais em todas as esferas, sabemos que as instituições públicas não podem estar sempre em todos os locais em que as necessidades da sociedade surgem. Justamente essa lacuna pode ser preenchida pela iniciativa privada e as entidades não governamentais. Dentro dessa questão surgem as iniciativas dessas entidades, tanto empresas quanto instituições, que atuando de forma colaborativa, auxiliam tanto na preservação do meio-ambiente, através de políticas de reciclagem de materiais e descartes, quanto na ajuda direta e indireta à população, seja ao seu redor ou não.

Isso se dá através de diversas ações, como: Campanhas de saúde (Vacinação, Palestras sobre prevenções em geral entre outros), Comemorações festivas (Natal, Páscoa, Dia das Crianças etc.).

A Responsabilidade Social é um tema relativamente recente no Brasil, surgiu por volta da década de 1960, mas só teve um impulso significativo em meados da década de 1990. Segundo Freire e Silva (2001) o marco da responsabilidade social no Brasil se deu mais precisamente em 1965, com a publicação da Carta de Princípios do Dirigente Cristão de Empresas, que já nesta época, utilizava o termo responsabilidade social das empresas.

Sendo assim, a partir dos anos 80 que pequena parcela das empresas que atuam no Brasil passou a intensificar e a institucionalizar o discurso em relação às questões sociais e ambientais, realizando também em escalas diversificadas ações sociais concretas.

Segundo o Tratado Livro Verde da Comissão Europeia, apresentado pela Comunidade Europeia em 2001 na cidade de Bruxelas, a Responsabilidade Social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo e com condições mais favoráveis a uma melhor convivência entre as pessoas e o ambiente em que vivem.

O objetivo deste trabalho é compreender como a Responsabilidade Social pode influenciar a sociedade. Quais os caminhos a serem seguidos, juntamente com a união desta sociedade, atuando em torno de um bem comum, em todas as áreas.

A justificativa é a importância do trabalho Projeto Felicidade para o bem das crianças e seus familiares. A grande conquista é a motivação e esperança que podem ser resgatadas por essas pessoas nesse período tão difícil para todos.

O objeto de pesquisa é a Entidade Projeto Felicidade, quais seus objetivos em seu campo de atuação e o que pode eventualmente ser corrigido ou aperfeiçoado.

A Metodologia utilizada para pesquisa foi propor soluções e melhorias, fundamentado em consultas à publicações de livros e artigos além do exemplo de empresas de semelhante ramo de atuação como por exemplo o GRAAC, Casa Hope e AACD.

1 DESCRIÇÃO DO RAMO DE ATUAÇÃO

        O Projeto Felicidade foi fundado no ano de 2001, localizado no endereço Avenida Arnolfo Azevedo 201 no bairro de Perdizes-SP. No início atendiam apenas crianças da Grande São Paulo, porém devido à parceria firmada em 2002 com a Gol Linhas Aéreas, conseguiram expandir o projeto para poder atender crianças de quatorze estados e hoje conseguem atingir crianças de praticamente todo o território nacional. São crianças e adolescentes de classes menos favorecidas sob tratamento oncológico em hospitais da rede pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (306.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com