TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plnejamento Familiar e Serviço Social Projeto de Pesquisa

Por:   •  27/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.341 Palavras (10 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 10

VALDILENE  ARAÚJO BRANDÃO

TEMA :  

PLANEJAMENTO FAMILIAR E SERVIÇO SOCIAL

SANTA MARIA DA BOA VISTA – PE

        2015

VALDILENE ARAÚJO BRANDÃO

        

PLANEJAMENTO FAMILIAR E S ERVIÇO  SOCIAL

Projeto de pesquisa desenvolvido  para submissão ao instituto de educação superior-IES, da disciplina TCC II sobre a orientação da  professora Railane Delmondes.

SANTA MARIA DA BOA VISTA –PE

2015

SUMÁRIO

  1. Tema
  2. Problematização
  3. Justificativa
  4. Objetivos
  5. Hipóteses
  6. Metodologia
  7. Fundamentação teórica
  8. Cronograma
  9. Consideração finais
  10. Referências  bibliográficas

                

        

PLANEJAMENTO FAMILIAR E SERVIÇO SOCIAL

PROBLEMATIZAÇÃO:

        A falta de planejamento Familiar acarreta o  aumento de numero de filhos consequentemente o  crescimento das demandas sociais no município de Santa Maria Da Boa Vista –PE.

JUSTIFICATIVA

      O projeto de  pesquisa  sobre  “Planejamento Familiar” nasceu das reflexões e experiências acumuladas ao longo de uma trajetória de acompanhamento a pessoas do próprio seio familiar .  A junção do planejamento familiar com outros serviços de saúde sexual e reprodutiva é fundamental para as mulheres. Pois além de aumentar o reconhecimento e a proteção dos direitos humanos, melhora a qualidade de vida  e maior atenção as famílias que necessitam de informação e orientação.

Como as atividades de planejamento familiar são eficazes quando a mulher possui segurança econômica e certeza de seus direitos legais e humanos, os movimentos consideram  um elemento crítico que possibilita o acesso à informação, serviços e assistência técnica em saúde materno-infantil, nutrição, educação sexual, entre outros.

De acordo com o Programa de Ação da Conferência de Cairo (1994) a saúde reprodutiva tem uma relação importante com estado de completo bem-estar social, mental e físico e o sistema reprodutivo humano.

  Diversas experiências mundiais vem demonstrando que a integração dos serviços de planejamento familiar implica no fortalecimento do sistema de saúde . Isso significa melhorar a coordenação entre as diversas áreas e facilitar o atendimento às necessidades da população.

Neste contexto dos direitos reprodutivos, a liberdade de escolha é fundamental na área da regulação da fecundidade. Para optar por um método contraceptivo de forma livre e informada, as pessoas precisam conhecer e ter acesso a todos os métodos anticoncepcionais (MAC) cientificamente aprovados e disponíveis, escolhendo aquele que seja mais adequado às suas características e às suas condições de vida em cada momento. Assim, o planejamento familiar tem como objetivo garantir às mulheres e aos homens um direito básico de cidadania: o direito de ter ou não filhos/as de modo estruturado

No Brasil, desde a implantação do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), a partir de 1984, tem havido a preocupação de melhorar a qualidade da atenção em planejamento familiar. Isto levou vários serviços públicos de saúde a oferecerem, pelo menos uma ação educativa às mulheres que os procuram para solicitar MAC.

Em 1996, um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional (Lei Nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996), sancionado pela Presidência da República, regulamentou o planejamento familiar. Formalmente, esta lei democratiza o acesso aos meios contraceptivos nos serviços públicos de saúde. Assim como regulamenta essa prática na rede privada, sob controle do SUS (Sistema Único de Saúde).

Em 2001, a Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS-SUS 01/2001 – Portaria nº 95/GM de 26 de janeiro de 2001), do Ministério da Saúde colocou a assistência em planejamento familiar entre as responsabilidades e ações estratégicas mínimas de atenção básica que devem ser implementadas em todos os municípios.

OBJETIVOS:

GERAIS:

Refletir sobre a relevância do planejamento familiar apresentando ações que reduzam as demandas sociais decorrentes da falta de conhecimento e orientação  as famílias do município de santa maria da boa vista –pe.      

ESPECÍFICOS:,

- Oferecer conhecimentos sobre anticoncepção para as famílias ou casais , facilitando a escolha de um método seguro e eficaz;

- orientar as famílias sobre moa importância dos cuidados com a sua saúde sexual e reprodutiva;

- prevenir a mortalidade materna decorrente da gestação em mulheres que a gravidez representa riscos de vida;

-Fortalecer capacidade das pessoas para suas próprias escolhas.

HIPÓTESES

      - A falta de informação e orientação  em planejamento familiar reflete na estrutura famíliar, motivando-me a trabalhar esse problema que atinge as família, causando inúmeros impactos sociais no seio familiar de  Santa Maria da Boa vista –PE.

INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS

     Esse projeto foi realizado através de pesquisas em folhetos do PSF, internet ,diálogo informal com a profissional de Assistência em Planejamento e saúde familiar, comunicação interpessoal com famílias que vivenciaram tal problema .

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

    As discussões sobre o Planejamento Familiar começaram

em meados da década de sessenta. Até então, havia uma relativa

consensualidade em torno do natalismo, o que fez com que ele não manifestasse enquanto tema de polêmicas públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (293.8 Kb)   docx (306.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com