TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISANDO A ATIVIDADE E PROPONDO A CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA

Por:   •  23/9/2016  •  Monografia  •  11.946 Palavras (48 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 48

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


[pic 14]


AGRADECIMENTOS

À Professora Polyana Nascimento Silva Santos, minha orientadora e amiga de todas as horas, que acompanhou na conclusão deste trabalho.

Ao Professor Lédson Lucas meu primeiro tutor e em quem procureir me espelhar.

Aos professores que contribuíram para minha vida acadêmica.

SILVA, Ozeany Batista. Tópicos Avançados:. 2015. 62 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Contábeis) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Colinas ,  2015.

RESUMO

Passei dias procurando um tipo de comércio com o qual queria desenvolver meu trabalho de conclusão de curso , foi aí que veio na minha idéia uma empresa do ramo atacadista , que no qual suas vendas são em grande volume e é mais vendas para empresas que vão dar sequência nessas mercadorias até o consumidor final.

SILVA, Ozeany Batista. Tópicos Avançados:. 2015. 62 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Contábeis) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Colinas ,  2015.

ABSTRACT

I spent days looking for a trade with which wanted to develop my final project, that came in my mind a wholesaler company, that in which its sales are in large volume and is more sales to companies that will give a result in these goods to the final consumer..


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Justificativa        4

2.2 Histórico        4

2.3 Tributação        

2.4 Livros Fiscais        9

2.5 Encargos trabalhistas----------------------------------------------------------------------------21

2.6 Livros contábeis-----------------------------------------------------------------------------------23

2.7 Demonstrações contábeis----------------------------------------------------------------------23

2.8 Estrutura de capital-------------------------------------------------------------------------------29

4 CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------------------61

REFERÊNCIAS        62



  1. INTRODUÇÃO

Veja como fica uma empresa do ramo atacadista , sua criação , a parte burocrática , sua abertura , seu quadro de pessoal ,  sua contabilização e os tributos incidentes sobre a mesma , já que é uma empresa tributada com base no lucro real.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1JUSTIFICATIVA

No decorrer de minha vida profissional, passando por vários empregos, sendo a maioria deles o comércio e dentre eles, tive a oportunidade de trabalhar em um Comércio atacadista. Passando por vários setores do comércio de ventiladores, entrega caixa e estoque, sempre tive a curiosidade de saber como funcionava a parte mais burocrática da empresa como a questão dos tributos, formação do preço de venda, e as contribuições incidentes sobre a folha de pagamento , formação do lucro entre outros. Com isso, tendo  a oportunidade de me aprofundar nesse assunto busquei esse ramo para desenvolver meu portifólio.

2.2 HISTÓRICO

           O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. As trocas podem ter lugar entre dois parceiros (bilateral) ou entre mais do que dois parceiros (multilateral).Na sua forma original ,o comércio fazia-se por troca direta de produtos de valor reconhecido como diferente pelos dois parceiros, cada um valoriza mais o produto do outro. Os comerciantes modernos costumam negociar com o uso de um meio de troca indireta, o dinheiro. É raro fazer-se troca direta hoje em dia, principalmente nos países industrializados. Como consequência hoje pode separar a compra da venda. (A invenção do dinheiro e subsequentemente do crédito, papel moeda e dinheiro não físico) contribuiu grandemente para a simplificação e desenvolvimento do comércio.

             A maioria dos economistas aceita a teoria de que o comércio beneficia ambos os parceiros, porque se não fosse beneficiado ele não participaria da troca, e rejeitam a noção de que toda a troca tem implícita a exploração de uma das partes. O comércio, entre locais, existe principalmente porque há diferenças no custo de produção de um determinado produto comerciável em locais diferentes. Como tal, uma troca aos preços de mercado entre dois beneficia ambos.

             Sinais empíricos do sucesso do comércio podem surgir quando se compara países como da Coreia do Sul – que adota um sistema de comércio livre quase sem restrições e a Índia que segue uma política mais protecionista. Países como a Coreia do Sul tiveram um desempenho muito melhor (se medido por critérios econômicos) do que países como a Índia ao longo dos últimos cinquenta anos.

               O comércio pode estar relacionado à economia formal, legalmente estabelecido, com firma registrada dentro da lei e pagando impostos, ou pode ainda estar relacionado à economia informal, que são as atividades à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais e sem pagar imposto.

2.3 TRIBUTAÇÃO

A tributação é toda contribuição paga por uma pessoa física ou jurídica conforme estabelecida em lei, ou seja, todos os impostos, taxas, contribuições de melhoria ou especiais e empréstimos compulsórios arrecadados pelo estado ou município. Conforme o que expõe sobre Tributos no Livro de Direito Empresarial e Tributário, Unopar, 4º. (Semestre p.110), cita sobre o Código Tributário Nacional (CTN), em seu artigo 3º, que esclarece “Art. 3º.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.6 Kb)   pdf (813 Kb)   docx (356.2 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com