TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacional Condizente Com A Atividade Economica Da Empresa

Exames: Estrutura Organizacional Condizente Com A Atividade Economica Da Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  961 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04

2. DESENVOLVIMENTO 05

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

4. REFERENCIAS 15

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo abordar assuntos tratados nas diciplinas de Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade e Seminário juntamente com uma pesquisa de campo realizada em uma empresa varejista da cidade de Montes Claros.

A empresa “CASA DE CARNES SUPER BOI” é um estabelecimento cujos conflitos são minuciosas não sendo uma preocupação da administração, tendo também um relacionamento amigável com os funcionários, pois a empresa busca conhecer e compreender a equipe, suas dificuldades e opiniões para melhorar a qualidade de determinado serviço prestado pelo setor.

A organização disponibiliza do Software tendo como equipamentos um computador onde estão instalados os aplicativos Word e Excel, que por meio deles são elaborados orçamentos, planilhas diárias, etc. O setor gerencial está em contato diário com todas as informações, exigências e necessidades existentes no interior da organização.

Os clientes são restaurantes, lanchonetes e o público em geral. Para que o atendimento seja da melhor forma possível a empresa busca satisfazer o cliente com um bom atendimento e entrega domiciliar. O produto mais comercializado é a carne.

Nas datas comemorativas do ano tem um aumento de 40% a 50% de vendas e a empresa possui diversas formas de pagamento e ainda disponibiliza de promoções semanais para renovar o estoque e facilitar a compra para os clientes.

Os produtos oferecidos são de excelente qualidade e caso haja perda do produto logo o estoque é renovado na busca de uma fidelidade e confiança do cliente que é o precursor das vendas.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: Microeconomia e Macroeconomia

A realização da pesquisa de campo se fez na Casa de Carnes Super Boi com razão social Casa de Carnes Super Boi de Montes Claros LTDA, situada na cidade de Montes Claros- MG, localizada na AV. Lúcio Narcisio no bairro planalto, onde as atividades foram iniciadas no mês de agosto de 2007. Formada por dois sócios registrados em cartório ambos com 50% do capital da empresa.

O Ramo de atividade é o comércio de carnes e produtos varejistas de mercearia. Segundo relatos, após um período em São Paulo um dos sócios proprietários retornou a cidade de Montes Claros e propôs com um outro amigo de infância fundar uma empresa, desde então começaram a crescerem e mesmo com várias dificuldades estas foram vencidas e atualmente a empresa encontra em situações estabilizadas fornecendo aos seus clientes o melhor em atendimento e qualidade, e com o grande crescimento deste comércio tornou- se efetivamente mais conhecido como “SUPER BOI”.

Figura 1: Imagem da fachada da empresa

A empresa possui clientes de ambos os sexos, com idade variada entre 15 e 70 anos, com níveis de escolaridade variados. A maioria são donas de casa.

De acordo com o proprietário:

A organização possui aproximadamente 60 clientes por dia sendo atendidas, homes e mulheres com diferentes faixas etárias e com diversas escolaridades, a renda é diferenciada de baixa a alta, na qual trabalha diversos setores e com estilos de vidadas diferenciados.(Daniel Mendes)

Os clientes durante a semana geralmente compram carne para o almoço ou jantar e nos finais de semana compram também para o churrasco ou feijoada.

A carne bovina tem grande saída, mas como o frango e carne suína possuem preço mais barato, a aceitação tem aumentado muito.

Quando o preço da carne sobe, o cliente diminui o consumo e passa a adquirir mais frango, ou até mesmo uma carne de 2ª.

Normalmente a pessoa compra diariamente 1kg de carne ou pouco mais.

Quase todos os clientes pagam à vista, mas a empresa mantém uma caderneta para os clientes mais assíduos e também aceita cartões de debito ou crédito. O crédito é em uma única parcela.

Nos finais de semana os clientes compram mais, adquirindo também carvão e tempero.

A empresa revisa regularmente seus preços para tomar decisão se devem aumentá-los ou mantê-Ios, pois isso acontece de acordo com a alta bovina. Os donos do açougue resolvem se aumentam ou mantêm os preços.

A inflação interfere nos preços da empresa, pois isso influencia no preço da ração para o gado, no transporte, etc. e tudo recai no consumidor.

Na definição dos preços, a cada vez que vão aumentar, os pontos considerados importantes são:

- preço da arroba do boi;

- fornecimento;

- produção;

- transporte interno;

- serviços de apoio ou embalagem e armazenamento;

- transporte externo.

O açougue utiliza a duplicata para pagar seus fornecedores. A mercadoria é fornecida por frigoríficos (Frigonildo, Friboi, Frial, Frigorífico Maísa, etc.) e algumas redes de distribuição (Atende Logística, Aurora, Pif Paf, Coca Cola, Arruda, dentre outras). Todos os fornecedores sempre entregam a mercadoria em dia.

A empresa faz comparativo de preços entre fornecedores na hora de comprar, pois assim pode adquirir produtos mais barato e oferecer descontos para os seus clientes.

No ponto de vista mercadológico, e numa lógica competitiva, as empresas têm como objetivo potencializar a satisfação de seus clientes e outros grupos de interesse de forma mais eficiente e eficaz quando comparados com seus concorrentes (CORRÊA; CORRÊA, 2006).

Na região existe uma grande concorrência e alguns fazem uso de concorrência desleal, com produtos de frigoríficos duvidosos, podendo assim dar promoções que o Açougue Super Boi não pode acompanhar porque só adquire carne

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com